|
Plano de Ensino com Cronograma de Atividades |
|
|
TABELA DE AVALIAÇÕES/MÉDIA SEMESTRAL |
|
|
Aulas Síncronas- Como acessar? |
Plano B: Caso o sistema BBB não funcione adequadamente acessem o Google meet |
|
|
17/06 - Apresentação do Conteúdo Programático com Cronograma |
- Vídeo “Mito Fundador” e música “Zé Ninguém”, Biquini Cavadão (1991) |
|
|
Vídeo “Mito Fundador” e música “Zé Ninguém”, Biquini Cavadão (1991): |
|
|
Fuá na Casa de Cabral/ Mestre Ambrósio (1998): |
|
|
24/06- Tópico 1: A História e o Historiador/ Tópico 2: Continuidade e rupturas na história brasileira: A permanência da “cultura senhorial” e reflexões sobre o autoritarismo (Parte 1) |
HISTÓRIA NÃO É CONTA DE SOMAR |
|
|
- Assistir o vídeo com a historiadora Tânia Regina de Lucca, 15/04/2020 |
|
|
Assistir o vídeo : O ofício do historiador- Maria Helena Capelato, |
|
|
Aquarela do Brasil –Ary Barroso (1939) / Carmem Miranda (1943): |
|
|
- País Tropical- Jorge Ben Jor (1969): |
|
|
Jessé de Souza: Trajetória Intelectual |
|
|
- Tópico 1: A História e o Historiador |
|
|
01/07-Tópico 2: Continuidade e rupturas na história brasileira: A permanência da “cultura senhorial” e reflexões sobre o autoritarismo (Parte 2) |
Leitura Básica 2- MAMIGONIAM, Beatriz G. Dois domingos com duzentos anos de Intervalo. In. Historiadores pela Democracia: o golpe de 2016 e a força do passado, p. 39-44. |
|
|
Leitura Básica 2- SOUZA, Jessé. A construção do Mito da “Brasilidade”. |
|
|
Assistir no youtube o vídeo “Repensando o Brasil” com o Sociólogo Jessé de Souza, |
|
|
- Assistir no youtube o vídeo “Nossa Voz ecoa: Eu empregada Doméstica” (20:08m): |
|
|
Continuidade e rupturas na história brasileira: A permanência da “cultura senhorial” e reflexões sobre o autoritarismo. |
|
|
Marilena Chaui- Comemorar? |
|
|
08/07- Tópico 2: Continuidade e rupturas na história brasileira: A permanência da “cultura senhorial” e reflexões sobre o autoritarismo (Parte 3) |
Debate Geral 1: SOUZA, Jessé. Senso Comum e Justificação da Desigualdade. |
|
|
Power Point Interpretes do Brasil Parte 1 |
|
|
Power Point Interpretes do Brasil Parte 2 |
|
|
15/07- Tópico 3- Do Império para a República- A “constituição do Imaginário Republicano” |
Power Point: As Proclamações da República |
|
|
Power Point: A Primeira República- 1889-1930 |
|
|
Power Point: O Governo Provisório- 1930-1937 |
|
|
Power Point: A construção da Ordem Autoritária- 1937-1945 |
|
|
Leitura Básica 3- CARVALHO, José Murilo de. Tiradentes: um herói para a República. In. A formação das almas: o imaginário da República do Brasil. |
|
|
22/07- Tópico 4- O Brasil do século XX: Entre a construção da cidadania e a manutenção da estrutura autoritária. Da “Era Vargas” aos “Militares”. |
- Leitura Básica 4: SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloisa Murgel. A Primeira República e o povo nas ruas. In. SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia, p. 318-350. |
|
|
29/07- 05/08- 4.3. A Era Vargas |
- Assistir o documentário 1930, Tempo de Revolução. Dir. Eduardo Escorel. 1990 ( 49 m) |
|
|
Brasil Novo- rupturas e continuidades. |
|
|
CAPELATO, Maria Helena. Propaganda Política e Controle dos Meios de Comunicação |
|
|
12/08- 4.4-O governo João Goulart e o Golpe Civil- Militar. |
Leitura Básica 6: NAPOLITANO, Marcos. “Utopia e agonia do governo Jango”. |
|
|
- Vídeo “Comício da Central”. |
|
|
- Audição da Música- “Faz escuro, mas eu canto”. Nara Leão (1966) |
|
|
Debate Geral 2: FICO, Carlos. O grande irmão: da Operação Brother Sam aos anos de chumbo. O governo dos Estados Unidos e a ditadura militar brasileira |
|
|
19/08 - 4.5. As Universidades e a Cidadania em tempos de ditadura militar: Violência e Repressão 1964-1985. |
Leitura Básica 7: As Universidades e o regime militar: cultura política brasileira e modernização autoritária. Rio de Janeiro: Zahar, 2014, p. 7- 21. |
|
|
1.1 Operação limpeza, p. 23-64. |
|
|
2. A face modernizadora |
|
|
1.2 O novo ciclo repressivo, p. 148-192. |
|
|
1.3 Os espiões dos campi, p. 193-241. |
|
|
RAGO, Margarete. Memórias da Clandestinidade: Criméia Alice de Almeida Schimidt e a Guerrilha do Araguaia. |
|
|
JOFFILY, Olívia Rangel. O Corpo Como Campo de Batalha. |
|
|
26/08- Continuidade da apresentação dos trabalhos das atividades lúdicas |
Audição da Música- Meu Pequeno Amigo – Fernando Mendes (1973) |
|
|
Audição da música “Treze Anos ou o Divórcio”- Luiz Ayrão (1977) |
|
|
02/09- 4.6. A ditatura e as Empreiteiras: A atuação das Empresas privadas junto ao Estado |
Leitura Básica 8- CAMPOS, Pedro Henrique. A atuação dos aparelhos privados da construção junto ao Estado e à sociedade. |
|
|
Power Point- As Estranhas Catedrais I |
|
|
Power Point: As estranhas Catedrais II |
|
|
Power Point- As Estranhas Catedrais III |
|
|
Debate Geral 3: FIGUEIREDO, Lucas. Lugar Nenhum: militares e civis na ocultação dos documentos da ditadura. |
|
|
Debate Geral 4-CAMPOS, Pedro Henrique. A atuação dos aparelhos privados da construção junto ao Estado e à sociedade. |
|
|
- Audição da Música: “O Bêbado e o Equilibrista”- Elis Regina (1979) |
|
|
- Audição da Música “Vai Passar”. Chico Buarque (1985) |
|
|
09/09- 5. Sistema Político na Nova República/ Tópico 6- Os Governos de FHC |
- Leitura Básica 9 - RODEGHERO, Carla Simone. A anistia de 1979 e seus significados ontem e hoje. |
|
|
16/09- Tópico 6- Os Governos de FHC |
Leitura Básica 10- MOTTA, Marly. A estabilização e a estabilidade: Plano Real aos governos FHC (1993-2002). |
|
|
DebateGeral 5- REIS,Daniel. A Ditadura faz Cinquenta Anos;história e cultura política nacional |
|
|
Debate Geral 6: FREIRE, Américo e CARVALHO, Alessandra. As eleições de 1989 e a democracia brasileira: atores, processos e prognósticos. |
|
|
Debate Geral 8- “Raízes sociais e ideológicas do Lulismo”. |
|
|
Música “ Cidadão” (Zé Ramalho)- 1992 |
|
|
23/09- Tópico 7- Os Governos Lula e Dilma |
Leitura Básica 11- MOTTA, Rodrigo Patto Sá. O lulismo e os governos do PT: ascensão e queda. |
|
|
Debate Geral 9- CHAUI, Marilena. A Nova Classe Trabalhadora brasileira e a ascensão do conservadorismo. In. Ivana Jinkings, Kim Doria e Murilo Cleto (Orgs). Por que Gritamos Golpe?: para entender o impeachment e a crise política no Brasil. p. 15-22 |
|
|
Debate Geral 9- “A (falta de) base política para o ensaio desenvolvimentista” |
|
|
Música “ Admirável Gado Novo” (Zé Ramalho): 1979 |
|
|
Avaliação Final/Recuperação |
|