Tópico Nome Descrição
Conteúdo programático Arquivo Plano de Ensino
Pasta Bibliografia

Os seguintes arquivos da bibliografia são apenas para leitura como parte da disciplina (estudo pessoal). A redistribuição dos arquivos é proibida.

ESQUEMA DE NOMES DE ARQUIVOS BIBLIOGRÁFICOS:
[Sobrenome1oAutor][AnoPubl][TituloAbreviado]_[Fonte]

Pasta Planilhas e Croquis em branco para digitalizar dados

Plantas Espontâneas: Um arquivo XLS diferente para cada bloco!

Microtopografia: Um só croqui em branco para todos blocos

Pasta Slides
Vínculos Diretos Consumidores-Produtores Agroecológicos em SC Página Certificação Participativa pela Rede Ecovida

A certificação participativa é um sistema solidário de geração de credibilidade, onde a elaboração e a verificação das normas de produção ecológica são realizadas com a participação efetiva de agricultores e consumidores, buscando o aperfeiçoamento constante e o respeito às características de cada realidade:
http://www.ecovida.org.br

Página Compras Coletivas Responsáveis em Florianópolis

Coletivos na ilha de Florianópolis que co-organizam vínculos diretos entre consumidores, cooperativas e produtores, facilitando a comercialização direta de produtos agroecológicos/orgânicos e/ou oriundos da economia solidária:
http://br.groups.yahoo.com/group/comprascoletivasfloripa
http://coletivoervilha.blogspot.com.br

Página Agroturismo Ecológico "Acolhida na Colônia"

A Acolhida na Colônia é uma associação de agricultores familiares de Santa Catarina que oferecem hospedagens acessíveis, possibilitando trocas culturais diversas. Atualmente atua em cerca de 30 municípios, envolvendo aprox. 180 propriedades familiares numa rede de desenvolvimento comunitário, solidário e sustentável, praticando e promovendo a agricultura orgânica:
http://www.acolhida.com.br

Assuntos Jurídicos e Políticos Relevantes URL Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO)

DECRETO Nº 7.794, DE 20 DE AGOSTO DE 2012: Institui a PNAPO, com o objetivo de integrar, articular e adequar políticas, programas e ações indutoras da transição agroecológica e da produção orgânica e de base agroecológica, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população, por meio do uso sustentável dos recursos naturais e da oferta e consumo de alimentos saudáveis.

URL SOCLA Posicionamento para políticas internacionais na Rio+20

Sociedade Científica Latinoamericana de Agroecologia:
SOCLA (2012) The scaling up of agroecology: spreading the hope for food sovereignty and resiliency - SOCLA’s Rio+20 position paper. May 2012, www.agroeco.org/socla

URL Justiça condena Monsanto por propaganda enganosa sobre transgênico
URL Multinacionais diretamente financiaram estudo anti-orgânico de Stanford University (em inglês)

Big Ag Directly Funded Anti-Organics Stanford Study: A study released last week by Stanford scientists, which claims organic foods are no more healthy than non-organic foods, was funded by corporate agriculture and biotechnology giants, according to a new report by the Cornucopia Institute: www.cornucopia.org/2012/09/stanfords-spin-on-organics-allegedly-tainted-by-biotechnology-funding

Página Paraná avalia intoxicações por agrotóxicos

A Secretaria de Saúde do Estado do Paraná publicou em 14 de fevereiro [2013] a Resolução 094/2013, que institui um Protocolo de Avaliação de intoxicações crônicas provocadas por agrotóxicos.