Tópico Nome Descrição
Lembrete: Arquivo Retificação horários teóricos+práticos FIT5401 (Agroecologia): grade 4a fase incorreta!

Prezados estudantes de FIT5401 (Agroecologia),

Conforme comunicado pelo Fórum da Graduação no 25 de julho 2013 relembramos:
Por causa de uma limitação de software, o sistema de grades horárias da quarta fase mostra horários incorretos da disciplina FIT5401. Seguem os horários corretos: 

Aulas teóricas:

Turmas A + B juntas:   Sexta-feira 13:30-15:10h e 15:30-17:10h

Datas preliminares:   13/09/2013,  27/09/2013,  04/10/2013,  11/10/2013,  18/10/2013,  08/11/2013,  29/10/2013,  06/12/2013 (sujeitas a alterações)

 Aulas práticas (nas datas de aula prática não haverá aula teórica):

Turma prática B:           Sexta-feira   8:20-11:50h

Turma prática A:           Sexta-feira 13:30-17:10h

Datas preliminares:    20/09/2013,  25/10/2013,  01/11/2013,  22/11/2013  (datas de aulas práticas estão sujeitas a alterações, porém serão comunicadas pelo moodle, dependendo de chuvas intensas e disponibilidade do agricultor colaborador das Aulas Práticas Produtivas)

O documento no anexo explica e justifica a programação de aulas da disciplina, pois uma das turmas pratica da Agroecologia (turma A) teve a sua grade horária incorretamente cadastrada. Confirmamos que os horários da disciplina no Plano de Ensino, aprovado pelo Departamento de Fitotecnia, e divulgado no moodle desta disciplina, são corretos (conforme resumido acima).

Atenciosamente,

Prof. Ilyas Siddique (Professor responsável pela disciplina de Agroecologia)

Prof. Afonso Inácio Orth (Chefe de Departamento de Fitotecnia)

Profa. Rosete Pescador (Coordenadora do Curso de Agronomia)

Arquivo Plano de Ensino
Pasta Bibliografia

Os seguintes arquivos da bibliografia são apenas para leitura como parte da disciplina (estudo pessoal). A redistribuição dos arquivos é proibida.

ESQUEMA DE NOMES DE ARQUIVOS BIBLIOGRÁFICOS:
[Sobrenome1oAutor][AnoPubl][TituloAbreviado]_[Fonte]

URL Eventos externos relevantes para a disciplina

Cursos, seminários, simpósios, mutirões etc relevantes para ligar teoria com prática relevante para a disciplina, mas que não formam parte da disciplina (participação facultativa). Tem apenas caráter informativo. Listagem não implica apoio, sanção ou qq outro tipo de julgamento:  leap.ufsc.br/eventos

Avaliação Arquivo Planilha XLS em branco para digitalizar dados

Preenche a planilha adequada para sua tarefa!

Arquivo Croqui editável dos 3 blocos

para acrescentar seu mapeamento de impedimento de drenagem e colonização por plantas espontâneas

Página Orientação para análise e gráficos para Relatório 2

Para aqueles grupos ou indivíduos que querem graficar e/ou analisar os dados coletados com o software R (http://www.r-project.org), incentivo vcs usarem o R, mas advertindo que requer uma dedicação focada e bastante tempo para ir aprendendo como usar. Mas obviamente não é nada obrigatório usar o R, podem também usar outros programas de estatística, ou então apresentar os dados sem estatística (caso não precisar para interpretar os dados). Para aqueles estudantes interessados em carreira científica, aprender usar o R cedo compensa muito e abre portas acadêmicas importantes.

Aulas práticas Arquivo Aula Prática Experimental 1: Roteiro

Preparação e implantação de policultivos anuais de verão (hortaliças+adubos verdes)

Vínculos Diretos Consumidores-Produtores Agroecológicos em SC Página Certificação Participativa pela Rede Ecovida

A certificação participativa é um sistema solidário de geração de credibilidade, onde a elaboração e a verificação das normas de produção ecológica são realizadas com a participação efetiva de agricultores e consumidores, buscando o aperfeiçoamento constante e o respeito às características de cada realidade:
http://www.ecovida.org.br

Página Compras Coletivas Responsáveis em Florianópolis

Coletivos na ilha de Florianópolis que co-organizam vínculos diretos entre consumidores, cooperativas e produtores, facilitando a comercialização direta de produtos agroecológicos/orgânicos e/ou oriundos da economia solidária:
http://br.groups.yahoo.com/group/comprascoletivasfloripa
http://coletivoervilha.blogspot.com.br

Página Agroturismo Ecológico "Acolhida na Colônia"

A Acolhida na Colônia é uma associação de agricultores familiares de Santa Catarina que oferecem hospedagens acessíveis, possibilitando trocas culturais diversas. Atualmente atua em cerca de 30 municípios, envolvendo aprox. 180 propriedades familiares numa rede de desenvolvimento comunitário, solidário e sustentável, praticando e promovendo a agricultura orgânica:
http://www.acolhida.com.br

Assuntos Jurídicos e Políticos Relevantes URL Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO)

DECRETO Nº 7.794, DE 20 DE AGOSTO DE 2012: Institui a PNAPO, com o objetivo de integrar, articular e adequar políticas, programas e ações indutoras da transição agroecológica e da produção orgânica e de base agroecológica, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população, por meio do uso sustentável dos recursos naturais e da oferta e consumo de alimentos saudáveis.

URL SOCLA Posicionamento para políticas internacionais na Rio+20

Sociedade Científica Latinoamericana de Agroecologia:
SOCLA (2012) The scaling up of agroecology: spreading the hope for food sovereignty and resiliency - SOCLA’s Rio+20 position paper. May 2012, www.agroeco.org/socla

URL Justiça condena Monsanto por propaganda enganosa sobre transgênico
URL Multinacionais diretamente financiaram estudo anti-orgânico de Stanford University (em inglês)

Big Ag Directly Funded Anti-Organics Stanford Study: A study released last week by Stanford scientists, which claims organic foods are no more healthy than non-organic foods, was funded by corporate agriculture and biotechnology giants, according to a new report by the Cornucopia Institute: www.cornucopia.org/2012/09/stanfords-spin-on-organics-allegedly-tainted-by-biotechnology-funding

Página Paraná avalia intoxicações por agrotóxicos

A Secretaria de Saúde do Estado do Paraná publicou em 14 de fevereiro [2013] a Resolução 094/2013, que institui um Protocolo de Avaliação de intoxicações crônicas provocadas por agrotóxicos.