Geral
DIDÁTICA E EDUCAÇÃO DE SURDOS (PCC 36H)
Profa. Dra. Marilyn Mafra Klamt
Ementa
Teorias da aprendizagem e educação de surdos. Planejamento e ação educacional. A experiência visual dos surdos e implicações didáticas. Propostas do MEC para a educação de surdos. Relações educacionais: professor-aluno, teoria-prática, escola-sociedade, conteúdo-método. A dinâmica em sala de aula. Desenvolvimento curricular. Elaboração e utilização de materiais didáticos. Avaliação continuada.
Objetivo geral
Situar a Didática no campo da educação de surdos a fim de perceber como ela se constitui como trabalho do educador ao planejar a atividade para a construção de conhecimentos.
Objetivos específicos
- Situar a Didática no campo da Pedagogia dos surdos;
- Perceber a Didática utilizada para construção de conhecimentos com surdos;
- Conhecer conceitos inerentes à Didática sob diferentes teorias;
- Perceber diferentes concepções Didáticas para a educação de surdos;
- Perceber a forma de tornar o objeto em questão como objeto de conhecimento para os surdos;
- Perceber e refletir cotidianos e lutas dos surdos e sua influência nas práticas docentes.
Recursos