Programação

  • Introdução a Pedagogia

     Resultado de imagem para imagens de escravos pedagogos

    Ementa: Pedagogia: definição, especificidade (objeto) e história. O Curso de Pedagogia e a formação profissional do educador. O Professor de educação infantil e dos anos iniciais e a relação com as diversas áreas de saberes.

    Objetivo Geral: Discutir historicamente a especificidade do Curso de Pedagogia no Brasil - no que se refere à formação profissional do educador - e contextualizar as diretrizes curriculares propostas no Curso.

    Objetivos específicos:

    • Discutir a constituição do sujeito – aluno/professor;
    • Possibilitar aos alunos o conhecimento inicial sobre o Curso de Pedagogia da UFSC;
    • Identificar o objeto da Pedagogia na concepção de alguns autores analisando-os historicamente;
    • Resignificar o papel do pedagogo na sociedade hoje (Escola e Instituições de educação infantil – docência e coordenação pedagógica - Espaços de educação não formal – docência e coordenação pedagógica).

    CRONOGRAMA 01308 (3ª Feira - 13:30h) Sala 112A

    Mês

     Primeiro Semestre de 2020

    Março

    10                          

    Setembro

    01; 08; 15; 22; 29

    Outubro

    06; 13; 20; 27

    Novembro

    03; 10; 17; 24 

    Dezembro

    01; 08; 15 sendo que 19/12 encerra o período letivo (digitação de notas: 16 a 23)

  • Cartas Paulo Freire - Trabalho avaliativo

    Trabalho avaliativo referente as “Cartas a quem ousa ensinar” do livro Professora sim, tia não! de Paulo Freire.

    Hoje 27/10/2020 no encontro síncrono definimos os grupos e as cartas que serão apresentadas.

    A forma de apresentação e discussão pode ser: Podcast (máximo 15 minutos)/Vídeo (máximo 15 minutos)/Apresentação em Power Point.

    Quem não estava no encontro síncrono tem duas opções: 1) fazer grupos e analisar a Carta 9 (que ainda não foi escolhida) ou repetir outra carta; 2) entrar em contato e se reunir com alguém que fará o trabalho individualmente (ver quadro abaixo). Tendo definido o grupo e a carta DEVEM COMUNICAR A PROFESSORA por e-mail.  

    Data de entrega e discussão no encontro síncrono: 10/11/2020 e 17/10/2020

    Orientações para elaboração do trabalho:

    Para a elaboração do trabalho seguem algumas orientações gerais:

    1)      Considerando que o objetivo do trabalho é socializar com o grande grupo, ou seja, que todes os estudantes da turma tenham conhecimento da carta escolhida por vocês, a primeira orientação é que iniciem apresentando um panorama da geral da carta: quantas páginas tem? do que ela trata? quais assuntos são tratados nessa carta?

    2)      Qual/is conceito/s (ou assunto/s) central/is são apresentados na carta? Como vocês entenderam esses assuntos ou conceitos?

    3)      Qual a importância desse/s conceitos (assuntos) para a formação de professoras/es? E para a formação de vocês? (posição do grupo ou de quem faz o trabalho se for individual).

    4)      Observações, destaques e comentários que emergem da leitura e análise da Carta que gostariam de compartilhar com todes.

    Critérios de avaliação que a professora vai seguir:

    Consistência da análise; Criatividade; Utilização das referências da disciplina; Organização do material a ser apresentado; Participação individual e coletiva  na apresentação/organização do trabalho; Participar da avaliação e comentários dos trabalhos dos demais grupos (talvez criarei um Fórum se o grupo não participar no encontro síncrono).

  • Primeira Aula - 10/03/2020

    Apresentação do curso de Pedagogia pela professora Maria Sylvia

    Todos devem vir para o encontro tendo realizado a leitura do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia:

    https://pedagogia.paginas.ufsc.br/files/2013/06/PPP-Pedagogia-2008-vers%C3%A3o-final-2.pdf

    Além disso, todos devem responder e postar aqui no Moodle a “Atividade 1” até 09/03/2020.

    Um abraço

    Márcia

  • Segunda Aula (01/09/2020)

    Olá a tod@s!

    Para nosso retorno às aulas, agora de modo remoto, seguem aqui algumas informações:

    Aula síncrona (entre 14:00h e 15:30h) com apresentação de como funcionará a disciplina nesse formato. Apresentação do plano de ensino, da professora e das/dos estudantes. Definição dos grupos dos seminários e das atividades a serem encaminhadas pelo Moodle. Destaque para a premissa de que este é um momento delicado com múltiplos impactos não apenas em nosso cotidiano acadêmico, mas também familiar e profissional. Considerando isso e as possíveis dificuldades de acesso e domínio das ferramentas tecnológicas de mediação, buscaremos a melhor qualidade de ensino dotados de compreensão, solidariedade e flexibilidade. . (O link de acesso para a reunião está disponível logo a baixo dessa escrita).

    Atividade assíncrona: (entre 13:30h: 14:00h e entre 15:30h e 16:00h) leitura prévia (quem já leu em março sugiro ler mais uma vez) de: FREIRE, Paulo. “Vim fazer o curso do magistério porque não tive outra possibilidade”. In: FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. Olho d’água: São Paulo. 47-53. 2002. (Arquivo digital disponibilizado no Moodle). Respondendo a Atividade 2 disponível no Moodle (quem já fez a atividade e postou em março sugiro somente ler suas respostas e avaliar se gostaria de incluir mais alguma observação, na leitura, atentar se hoje tem outra compreensão ou novas ponderações a fazer). Se quiserem, fazer alterações e nova postagem fiquem a vontade, mas não é obrigatório, tendo postado a Atividade em março essa atividade já entra na contagem das atividades respondidas!

    Um abraço e até terça!

    Márcia

  • Terceira Aula - 08/09/2020

    Olá a tod@s!

    Aula síncrona: (entre 14:00h e 15:30h) Nessa aula retomarei a Atividade 2:  “Vim fazer o curso do magistério porque não tive outra possibilidade” do Paulo Freire. Indico (para densificar a reflexão sobre nossa responsabilidade social, política e individual com as crianças) assistir o vídeo/documentário de 25 min: Que letra é essa? A história de Patrik:

    Na sequencia, iniciarei  apresentação e discussão da Resolução que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia. Importante: as aulas serão gravadas e disponibilizadas no Moodle durante uma semana para que os estudantes que tenham problemas e falhas na conexão de internet no momento da atividade síncrona possam assistir as aulas durante a semana).

    Atividade assíncrona: (entre 13:30h: 14:00h e entre 15:30h e 16:00h)  leitura do BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. 2006b. Diário Oficial da União, Brasília, 16 mai. 2006b, Seção 1, 11p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf

    Responder a Atividade 3 disponível logo abaixo aqui no Moodle.

    piscandoLink para entrar na aula síncrona clicar aqui: https://moodle.ufsc.br/mod/bigbluebuttonbn/view.php?id=2239209

  • Quarta Aula - 15/09/2020

    Aula síncrona: (entre 14:00h e 15:30h) Apresentação do curso de Pedagogia (utilizando uma apresentação de Power Point que estará disponível no Moodle). Importante: as aulas serão gravadas e disponibilizadas no Moodle durante uma semana para que os estudantes que tenham problemas e falhas na conexão de internet no momento da atividade síncrona possam assistir as aulas durante a semana).

    Atividade assíncrona: (entre 13:30h -14:00h e 15:30-16:00h) leitura do PROJETO PEDAGÓGICO do CURSO de PEDAGOGIA da UFSC. Disponível para acesso logo abaixo dessa mensagem. Respondendo a Atividade 1 disponível no Moodle. Essa atividade já foi respondida por alguns em março, mas peço que voltem a responder e postar aqui pois inclui duas perguntas novas.

    Link de acesso ao encontro síncrono: https://moodle.ufsc.br/mod/bigbluebuttonbn/view.php?id=2239209

    Até terça!

    Márcia

  • Quinta Aula - 22/09/2020

    Aula síncrona: (entre 14:00h e 15:30h) transmissões em tempo real (para a realização de aulas expositivas, debates e esclarecimento de dúvidas a respeito do texto lido com uso de apresentações (no formato powerpoint). Leitura do texto: SCHEIBE, Leda. Diretrizes curriculares para o curso de Pedagogia: uma solução negociada. RBPAE – v.23, n.2, p. 277-292, mai./ago. 2007. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/19129 Respondendo a Atividade 4 disponível no Moodle.

    Importante: as aulas serão gravadas e disponibilizadas no Moodle durante uma semana para que os estudantes que tenham problemas e falhas na conexão de internet no momento da atividade síncrona possam assistir as aulas durante a semana).

    Atividade assíncrona: (entre 13:30h: 14:00h e entre 15:30h e 16:00h) Respondendo a Atividade 4 disponível no Moodle.

    piscandoLink para entrar na aula síncrona clicar aqui: https://moodle.ufsc.br/mod/bigbluebuttonbn/view.php?id=2239209

  • Sexta aula - 29/09/2020

    Aula síncrona: (entre 14:00h e 15:30h) transmissões em tempo real (para a realização de aulas expositivas, debates e esclarecimento de dúvidas a respeito do texto lido com uso de apresentações (no formato powerpoint) do texto lido: Leitura das páginas (161-183) da Tese: TRICHES, Jocemara. A internalização da agenda do capital em cursos de pedagogia de universidades federais (2006-2015). 400f. Tese de Doutorado (Doutorado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação. UFSC. Florianópolis, UFSC, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/174912/344842.pdf?sequence=1&isAllowed=y

    Importante: as aulas serão gravadas e disponibilizadas no Moodle durante uma semana para que os estudantes que tenham problemas e falhas na conexão de internet no momento da atividade síncrona possam assistir as aulas durante a semana).

    Atividade assíncrona: (entre 13:30h: 14:00h e entre 15:30h e 16:00h) Respondendo a Atividade 5 disponível no Moodle.

    piscandoLink para entrar na aula síncrona clicar aqui: https://moodle.ufsc.br/mod/bigbluebuttonbn/view.php?id=2239209

  • Sétima aula - 06/10/2020

    Aula síncrona: (entre 14:00h e 15:30h) transmissões em tempo real (para a realização de aulas expositivas, debates e esclarecimento de dúvidas a respeito do texto lido com uso de apresentações (no formato powerpoint) do texto lido: Leitura das páginas (184-206) da Tese: TRICHES, Jocemara. A internalização da agenda do capital em cursos de pedagogia de universidades federais (2006-2015). 400f. Tese de Doutorado (Doutorado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação. UFSC. Florianópolis, UFSC, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/174912/344842.pdf?sequence=1&isAllowed=y

    Importante: as aulas serão gravadas e disponibilizadas no Moodle durante uma semana para que os estudantes que tenham problemas e falhas na conexão de internet no momento da atividade síncrona possam assistir as aulas durante a semana).

    Atividade assíncrona: (entre 13:30h: 14:00h e entre 15:30h e 16:00h) Respondendo a Atividade 6 disponível no Moodle.

    piscandoLink para entrar na aula síncrona clicar aqui: https://moodle.ufsc.br/mod/bigbluebuttonbn/view.php?id=2239209

  • Oitava aula - 13/10/2020

    Aula síncrona: (entre 14:00h e 15:30h) transmissões em tempo real (para a realização de aulas expositivas, debates e esclarecimento de dúvidas a respeito do texto lido com uso de apresentações (no formato powerpoint). Leitura do texto: ROCHA, Eloisa Acires Candal. A pedagogia e a educação infantil. Revista Brasileira de Educação. n. 16. 27-34, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n16/n16a03

    Importante: as aulas serão gravadas e disponibilizadas no Moodle durante uma semana para que os estudantes que tenham problemas e falhas na conexão de internet no momento da atividade síncrona possam assistir as aulas durante a semana).

    Atividade assíncrona: (entre 13:30h: 14:00h e entre 15:30h e 16:00h) Respondendo a Atividade 7 disponível no Moodle.

    piscandoLink para entrar na aula síncrona clicar aqui: https://moodle.ufsc.br/mod/bigbluebuttonbn/view.php?id=2239209

  • Nona aula - 20/10/2020

    Aula síncrona: (entre 14:00h e 15:30h) transmissões em tempo real (para a realização de aulas expositivas, debates e esclarecimento de dúvidas a respeito do texto lido com uso de apresentações (no formato powerpoint). Atividade assíncrona: (entre 13:30h: 14:00h e entre 15:30h e 16:00h) Leitura do texto: VIANNA, Cláudia Pereira. O sexo e o gênero da docência. Cadernos Pagu. (17/18) 81-103. 2001/02. https://www.scielo.br/pdf/cpa/n17-18/n17a03.pdf

    Importante: as aulas serão gravadas e disponibilizadas no Moodle durante uma semana para que os estudantes que tenham problemas e falhas na conexão de internet no momento da atividade síncrona possam assistir as aulas durante a semana).

    Atividade assíncrona: (entre 13:30h: 14:00h e entre 15:30h e 16:00h) Assistir os dois vídeos disponíveis no Moodle.

    Bloco 1 (13:34min): Educação em Movimento: Homens na Educação Infantil e Ensino Fundamental: 

    Bloco 2 (10:51min): Educação em Movimento: Homens na Educação Infantil e Ensino Fundamental: 


    piscandoLink para entrar na aula síncrona clicar aqui: https://moodle.ufsc.br/mod/bigbluebuttonbn/view.php?id=2239209

    Aqui o link do vídeo indicado pela Karine sobre Linguagem neutra: 

  • Décima aula - 27/10/2020

    Aula síncrona: (entre 14:00h e 15:30h) transmissões em tempo real (para a realização de aulas expositivas, debates e esclarecimento de dúvidas a respeito do texto lido com uso de apresentações (no formato powerpoint). Leitura de FREIRE, Paulo. Professora-tia: a armadilha. In: FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. Olho d’água: São Paulo. 07-26. 2002.

    Importante: as aulas serão gravadas e disponibilizadas no Moodle durante uma semana para que os estudantes que tenham problemas e falhas na conexão de internet no momento da atividade síncrona possam assistir as aulas durante a semana).

    Atividade assíncrona: (entre 13:30h: 14:00h e entre 15:30h e 16:00h). Respondendo a Atividade 8 disponível no Moodle. Vídeo: Eva viu a Uva (Paulo Freire - Curta-Metragem:

    .

    Quem não é Paulo Freire (Vídeo Meteoro - Curta-Metragem:

    piscandoLink para entrar na aula síncrona clicar aqui: https://moodle.ufsc.br/mod/bigbluebuttonbn/view.php?id=2239209

  • Décima primeira aula 03/11/2020

    Aula síncrona: Nesse dia não haverá encontro síncrono.

    Atividade assíncrona: (entre 13:30h: 16:00h) Cada grupo se envolverá em preparar o Seminário (meios: um Podcast, ou Vídeo ou Apresentação de Power Point) que visa aprofundar temas como: Educação – Ensino – Aprendizagem - Escola e Instituições de educação infantil – Conhecimento – Pedagogia. Além disso, os grupos deverão assistir os vídeos para conhecer mais Paulo Freire:

    Paulo Freire – Biografia (documentário:

     

    Sugestões de vídeos sobre como produzir um Podcast:

    O que é um Podcast:

    Como criar Podcast:

    Como começar Podcast:

    Roteiro para Podcast:

    Como criar um Podcast do Zero:

    Cartas e Grupos

    CARTAS

    GRUPOS

    Carta 1: Ensinar- Aprender- Leitura do mundo- Leitura da palavra

    Gabrielle G. Pinheiro

    Carta 2: Não deixe que o medo do difícil paralise você

    Roger Alexandre de Souza

    Carta 4: Das qualidades indispensáveis ao melhor desempenho de professoras e professores progressistas

    André Luiz U. Machado

    Carta 5: Primeiro dia de aula

    Maria Joana Vasques, Yasmin P. Roese, Larissa Matos, Helena Mariah O. Canto

    Carta 6: Das relações entre a educadora e os educandos

    Brenda C. Amaral, Fabiana Koch, Alice Carrion

    Carta 7: De falar ao educando a falar a ele e com ele; de ouvir o educando a ser ouvido por ele

    Bianka da Silva, Julia Eulália, Beatriz M. Sandi, Letícia Arêas S. Domingos.

    Carta 8: Identidade Cultural e educação

    Giselli Elaine Tonera

    Carta 9: Contexto concreto- Contexto teórico

     Ariane, Kailani e Karolayne 

    Carta 10: Mais uma vez a questão da disciplina

    Ana Beatriz S. Florentino, Larissa Pereira, Ana Clara S. Provenci

    • Décima segunda aula - 10/11/2020

      Aula síncrona: (entre 14:00h e 16:30h) Organização e Apresentação dos seminários Cartas do livro: FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. Somente os grupos que já estejam com o trabalho finalizado a exemplo do Grupo: Ana Beatriz S. Florentino, Larissa Pereira, Ana Clara S. Provenci com a Carta 10.

      Importante: as aulas serão gravadas e disponibilizadas no Moodle durante uma semana para que os estudantes que tenham problemas e falhas na conexão de internet no momento da atividade síncrona possam assistir as aulas durante a semana).

      Atividade assíncrona: Preparação do Seminário e assistência dos vídeos.

      piscandoLink para entrar na aula síncrona clicar aqui: https://moodle.ufsc.br/mod/bigbluebuttonbn/view.php?id=2239209

    • Décima Terceira aula - 17/11/2020

      Aula síncrona(entre 14:00h e 16:30h) Organização e Apresentação dos seminários Cartas do livro: FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. As cinco cartas restantes serão apresentadas pelos grupos.

      Importante: as aulas serão gravadas e disponibilizadas no Moodle durante uma semana para que os estudantes que tenham problemas e falhas na conexão de internet no momento da atividade síncrona possam assistir as aulas durante a semana).

      Atividade assíncrona: Preparação do Seminário e assistência dos vídeos.

      piscandoLink para entrar na aula síncrona clicar aquihttps://moodle.ufsc.br/mod/bigbluebuttonbn/view.php?id=2239209

    • Décima quarta aula - 24/11/2020

      Aula síncrona: (entre 14:00h e 15:30h) transmissões em tempo real com a participação das  professoras Ana Paula Vieira (Professora de Ensino Fundamental)  e Karine Zimmer (Professora da Educação Infantil) da rede pública de ensino.

      Atividade assíncrona: (entre 13:30h: 14:00h e entre 15:30h e 16:00h)

      Considerando que o contexto da Pandemia nos impede de visitar presencialmente as escolas e instituições de educação infantil, faremos uma "passeio virtual".

      1) Sites da escola onde a professora Ana Paula trabalha (https://sites.google.com/sme.pmf.sc.gov.br/ebmosmarcunha)

      2) Instituição de educação infantil NEIM onde a professora Karine trabalha (https://sites.google.com/sme.pmf.sc.gov.br/neim-orisvaldina-silva/in%C3%ADcio?authuser=0)

      3) Site do NEIM onde a Mariana trabalha (https://sites.google.com/sme.pmf.sc.gov.br/neim-judite-fernandes-de-lima-/in%C3%ADcio), a fim de  conhecer as instituições, localizando o trabalho realizados na educação básica. 

      Postar a Atividade 9 descrevendo como foi o ‘passeio virtual”, dados interessantes localizados, dúvidas, curiosidades e elaborar, pelo menos, uma pergunta sobre o trabalho do/pedagogo/a para o diálogo com as convidadas.

    • Décima quinta aula 01/12/2020

      Aula síncrona: (entre 14:00h e 15:30h) transmissões em tempo real com a participação de professoras, supervisoras, diretoras da rede pública: Supervisora Letícia e Diretora Isabela. Importante: as aulas serão gravadas pelo Meet e disponibilizadas no Moodle durante uma semana para que os estudantes que tenham problemas e falhas na conexão de internet no momento da atividade síncrona possam assistir as aulas durante a semana). 

      Atividade assíncrona: (entre 13:30h: 14:00h e entre 15:30h e 16:00h)

      Considerando que o contexto da Pandemia nos impede de visitar presencialmente as escolas e instituições de educação infantil, faremos um "passeio virtual".

      1) Instituição de educação infantil NEIM onde a professora e diretora Isabela trabalha (https://sites.google.com/sme.pmf.sc.gov.br/neim-orisvaldina-silva/in%C3%ADcio?authuser=0)

      2) Site do NEIM onde  a professora e supervisora Letícia trabalha (https://sites.google.com/sme.pmf.sc.gov.br/neim-waldemar-da-silva-filho/in%C3%ADcio?authuser=0) a fim de  conhecer as instituições, localizando o trabalho realizados na educação básica. 

      Postar a Atividade 10 descrevendo como foi o ‘passeio virtual”, dados interessantes localizados, dúvidas, curiosidades e elaborar, pelo menos, uma pergunta sobre o trabalho do/pedagogo/a para o diálogo com as convidadas.

    • Décima sexta aula - 08/12/2020

      Aula síncrona: (entre 14:00h e 15:30h) transmissões em tempo real com a participação de professoras da Educação Infantil: Karine e Mariana contando o seu dia a dia como professoras.

      Importante: as aulas serão gravadas e disponibilizadas no Moodle durante uma semana para que os estudantes que tenham problemas e falhas na conexão de internet no momento da atividade síncrona possam assistir as aulas durante a semana).

      Atividade assíncrona: (entre 13:30h: 14:00h e entre 15:30h e 16:00h) Sem atividade assíncrona  FOLGA \o/

      Link para o encontro Síncrono aqui no Moodle:  https://moodle.ufsc.br/mod/bigbluebuttonbn/view.php?id=2239209

      • Tópico atual

        Décima sétima aula - 15/12/2020

        Aula síncrona: (entre 14:00h e 15:30h) Encontro para discussão e finalização do semestre.

        Atividade assíncrona: Atividade de avaliação da disciplina na Tarefa.

        Para quem tiver interesse, segue aqui uma fala sobre Políticas curriculares  e formação dos profissionais da educação : desafios e perspectivas que aconteceu essa semana e traz muitos dos elementos que vimos na disciplina sobre os cursos de Pedagogia: 

        Link para o encontro Síncrono aqui no Moodle:  https://moodle.ufsc.br/mod/bigbluebuttonbn/view.php?id=2239209

        Aqui o link do vídeo usado na aula do site Meteoro: