Geral
Plano de ensino atualizado Arquivo 174.5Kb Documento PDF
Tema: Humanidades médicas e seus conceitos (epistemologia das ciências sociais)
1º Assista a aula abaixo do prof. Safatle (USP);
2º Escreva um comentário relacionando a prática médica aos aspectos sócio-históricos descritos no vídeo;
Enviamos um estudo dirigido para ser respondido individualmente. Esse estudo dirigido tem o objetivo fazermos uma revisão do exame clínico do precórdio. Vocês terão 01 semana para realizar o trabalho. Importante vocês saberem que este trabalho postado no Habilidades 2 a partir de agora será avaliado para nota e presença. Se entregue no prazo vocês receberão os dois créditos relativos a presença. Entregando o trabalho receberão a nota. Nossa intenção é dar o retorno também individualmente. Prazo para entrega é 08 de Setembro.
Plano de Aula: LGBTQ+ e Medicina
Prof. Carlos Alberto Severo Garcia-Jr.
Objetivos:
Conteúdos:
Estratégias:
Avaliação:
Atividade avaliativas em duplas. Escolha um colega e poste no sistema Moodle. As duas pessoas da dupla devem enviar o arquivo. Esta atividade computará, além da nota avaliativa, a frequência do estudante. É de responsabilidade do estudante observar os prazos para a submissão do trabalho. Prazo de realização: Uma (01) semana.
A partir da vinheta abaixo e, considerando os conteúdos abordados na aula (conceitos, preconceitos e violências às minorias):
a) Aponte, em um parágrafo, problemas apresentados na abordagem do médico na primeira consulta;
b) Confeccione cinco perguntas ou observações adequadas para serem utilizadas na anamnese deste paciente.
Vinheta:
Quando chegou a consulta com o médico, ele viu um homem, me tratou pelo nome que estava na ficha e tal. Aí eu fui explicar para ele: “Bom, o motivo real de eu ter vindo procurar você é que, na verdade, eu sou uma pessoa trans e eu não me identifico com o gênero que eu nasci e o que eu quero fazer é trabalhar isso, no caso aqui, porque eu já faço acompanhamento psicológico e quero trabalhar com você em relação a transição de gênero”.
Aí ele me questionou porque eu queria isso. Eu falei: “Porque eu não me identifico com esse gênero e desde criança eu sempre fui percebendo vários e vários comportamentos ditos para menino, digamos assim. E eu percebi que realmente a insatisfação maior que eu tinha era em relação ao meu corpo e eu queria de alguma forma, modificar isso.” Ele ficou meio assim e disse: “Mas eu acho que não é isso, eu acho que você está inseguro em relação a isso.” Aí eu fiquei tipo: “Não, mas eu estou realmente seguro dessa decisão.” E ele falou: “Você sabe que é uma mudança drástica e que você já conseguiu ultrapassar até mesmo a faixa de...” – agora eu não me lembro mais. Aí eu disse: “Eu sei que, infelizmente, acontece isso.” Ele disse: “Pois é, então, nesses 21 anos você já tem uma vida com esse nome, você já tem uma vida nesse gênero e você sabe que se você mudar ele, você vai mudar sua vida completamente.” Eu disse: “Eu sei e é isso que eu quero, eu quero fazer essa mudança.” Aí ele ficou questionando, e já bateu aquele arrependimento de ter procurado porque eu sei que não é algo fácil, mas que pelo menos ele tentasse conversar para tentar entender melhor a minha situação, não que ele fosse fazendo esse tipo de questionamento como se eu tivesse sempre errado na história. Aí ele foi e falou coisas desse tipo: “Vou receitar esse medicamento aqui para você e daqui um mês você me procura que a gente vai ver como é que vai ficar essa situação.” Pelo o que eu vi, pelo o que eu pesquisei era um antidepressivo. Então, aí veio aquele questionamento do tipo: “Mas ele acha que é por causa da depressão que eu estou tentando começar a transição de gênero? Ele acha que eu tomando esse medicamento daqui um mês eu vou chegar e falar para ele que realmente era isso, eu não quero mais mudar de gênero?”
Referências:
Caros estudantes, a devolutiva sobre o sistema cardiovascular será dada até o dia 14 de Setembro. A professora Flávia e o professor Arthur estão a disposição de vocês após essa data para dirimir qualquer dúvida sobre o estudo dirigido. Abraços. Flávia e Arthur.
Plano de Aula: População em situação de rua
Prof. Carlos Alberto Severo Garcia Jr.
Objetivos:
Conteúdos:
Estratégias:
Avaliação:
Atividade avaliativas em duplas. Escolha um colega e poste no sistema Moodle. As duas pessoas da dupla devem enviar o arquivo. Esta atividade computará, além da nota avaliativa, a frequência do estudante. É de responsabilidade do estudante observar os prazos para a submissão do trabalho. Prazo de realização: Uma (01) semana.
A partir da vinheta de uma situação exitosa descrita abaixo e considerando os conteúdos abordados na aula:
a) Formule, em um parágrafo, os principais pontos para a abordagem no atendimento;
b) Confeccione cinco perguntas ou observações adequadas para serem utilizadas para abordagem de outras possíveis questões deste paciente.
“Problemas nos Pés” – Situação/Cena ilustrativa adaptada do “Manual”
Durante uma manhã habitual da eSF para a população em situação de rua, o médico foi chamado para avaliar um homem de 45 anos na sala de curativo, pois a auxiliar estava muito preocupada com os pés dele. Tratava-se de usuário com longa trajetória de rua que acabava de chegar em Araranguá. Tinha vindo “andando” de Florianópolis. Quando retirou suas botas de couro, o médico pôde examinar seus pés. Eles estavam como se derretidos, escaldados, com forte odor, como se tivessem sido completamente queimados. O paciente relatava incômodo, mas não dor importante. Falou que só tinha essa bota e que, quando molhava, tinha que continuar andando com ela assim mesmo.
Referências:
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica Manual sobre o cuidado à saúde junto a população em situação de rua. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.
Agora vamos estudar a parte do sistema cardiovascular responsável pela circulação do sangue e pelo transporte de oxigênio, dióxido de carbono, nutrientes, hormônios, células sanguíneas e fluido por todo o corpo.
Esse sistema inclui o sistema arterial, que transporta sangue oxigenado via artérias e capilares do coração para todas as partes do corpo, o sistema venoso, que transporta o sangue desoxigenado pelas veias de volta ao coração e o sistema linfático, que é uma rede de vasos linfáticos que transporta o fluido linfático em direção ao coração, eliminando assim do corpo os produtos residuais, as toxinas e materiais dispensáveis.
Aula assíncrona com gravação de áudio em slides.
Agora vamos estudar a parte do sistema cardiovascular responsável pela circulação do sangue e pelo transporte de oxigênio, dióxido de carbono, nutrientes, hormônios, células sanguíneas e fluido por todo o corpo.
Esse sistema inclui o sistema arterial, que transporta sangue oxigenado via artérias e capilares do coração para todas as partes do corpo, o sistema venoso, que transporta o sangue desoxigenado pelas veias de volta ao coração e o sistema linfático, que é uma rede de vasos linfáticos que transporta o fluido linfático em direção ao coração, eliminando assim do corpo os produtos residuais, as toxinas e materiais dispensáveis.
Estudantes, vamos fazer uma revisão da anatomia do sistema respiratório, como forma de revisar e introduzir a anamnese e exame físico que serão as aulas seguintes. Grande abraço.
Plano de Aula: Saúde Integral da População Negra
Prof. João Matheus A. Dallmann
Objetivos:
Conteúdos:
Estratégias:
Avaliação:
Elabore e descreva uma estratégia de promoção de saúde para a população negra, com base nos materiais disponíveis. Você deve enviar ao professor via e-mail (acostadallmann@gmail.com) até 13/10 em formato pdf, com nome, data e título.
Referência:
A referência em espanhol é a original, disponibilizo também o texto em português.
DALLMANN, J. M et al. Salud Mental y género en la Política Nacional de Salud Integral de la Población Negra de Brasil. In: MIRANDA, M et al. Las Locas: miradas de género y salud mental. La Plata: UNLP, 2019.
Estudantes aproveitem esse período para estudar a devolutiva dos professores Arthur e Flávia sobre o estudo dirigido do sistema arterial, venoso e linfático. Entrem em contanto conosco pelo moodle por mail ou comentários do estudo dirigido que responderemos todos.
Estudantes, o sistema respiratório é o sistema responsável por garantir a captação de oxigênio do meio ambiente e a liberação do gás carbônico. Nesta aula vamos estudar a semiologia do sistema respiratório e na próxima aula o exame físico. A atividade abaixo não vale nota, mas deve estar pronta para a aula de sexta feira. Grande abraço.
Plano de Aula: Saúde como direito fundamental
Prof. João Matheus A. Dallmann
Objetivos:
Conteúdos:
Estratégias:
Não existe atividade prevista
Estudantes, o sistema respiratório é o sistema responsável por garantir a captação de oxigênio do meio ambiente e a liberação do gás carbônico. Nesta aula vamos estudar o exame físico do sistema respiratório. A atividade abaixo não vale nota, mas deve estar pronta para a aula de sexta feira. Grande abraço.
Plano de Aula: Álcool e outras Drogas
Prof. Carlos Alberto Severo Garcia Jr.
Objetivos:
Conteúdos:
Estratégias:
Avaliação:
Atividade avaliativas em duplas. Escolha um colega e poste no sistema Moodle. As duas pessoas da dupla devem enviar o arquivo. Esta atividade computará, além da nota avaliativa, a frequência do estudante. É de responsabilidade do estudante observar os prazos para a submissão do trabalho. Prazo de realização: Uma (01) semana.
A partir da vinheta abaixo e considerando os conteúdos abordados na aula:
a) Aponte, em um parágrafo, quais as direções e abordagens possíveis a partir do que Cleber classifica como problema.
b) Confeccione cinco perguntas ou observações adequadas para serem utilizadas na anamnese de Cleber.
Vinheta:
Cleber tem 30 anos, mora em um conjunto habitacional com a família – esposa e um casal de filhos. Trabalha como cobrador de ônibus em uma empresa local. Tem conseguido manter-se nesta profissão desde os 20 anos, quando “tomou vergonha na cara, largou a vadiagem e casou”. Na sua adolescência, pertenceu a uma “turma da pesada”, fez pequenos furtos e iniciou o uso drogas de todos os tipos, mas nunca foi pego. A partir desta mudança de vida, tem tentado se afastar e esquecer os velhos parceiros. Dessa época só trouxe uma coisa: a cocaína. Usa de vez em quando (1 ou 2 vezes por semana), quase sempre cheirada (se bem que prefere o “baque” - injetável), mas isso é mais difícil, por causa da mulher. Quando usa, está sozinho e fora de casa, em algum banheiro público. Não quer que ninguém descubra. A mulher desconfia, cobra, mas ele diz que as marcas nos braços já são antigas e que, às vezes, dão coceira; por isso, parecem recentes. Ela finge que acredita e ele confirma que ela não entende nada disso. Até hoje, revelou apenas a uma pessoa: um médico que consultou por causa de uma palpitação no coração que sentiu depois de uma “sessão de baque”. O médico recomendou muito que ele parasse, que se internasse para parar de usar cocaína, mas ele acha que, se está conseguindo se regular a ponto de continuar sua vida e seu trabalho por 10 anos, não há motivo para parar. O médico o encaminhou para fazer um exame anti-HIV, mas ele não acha que possa ter AIDS, pois está muito bem e resolveu não fazer.
Referências:
Estudantes aproveitem esse período para estudar a devolutiva dos professores Arthur e Flávia sobre o estudo dirigido do sistema respiratório. Entrem em contanto conosco pelo moodle por mail ou comentários do estudo dirigido que responderemos todos.
Plano de Aula: População deficiente e Medicina
Prof. Carlos Alberto Severo Garcia-Jr. e Denise Nova Cruz
Objetivos:
Conteúdos:
Estratégias:
Avaliação:
Atividade avaliativas em duplas. Escolha um colega e poste no sistema Moodle. As duas pessoas da dupla devem enviar o arquivo. Esta atividade computará, além da nota avaliativa, a frequência do estudante. É de responsabilidade do estudante observar os prazos para a submissão do trabalho. Prazo de realização: Uma (01) semana.
Escolha um dos vídeos/narrativas e relacione o encontro da médica com os pacientes e os conceitos de reabilitação da OMS, a “questão do estilo”, “o outro eu viável” e empatia.
Referências:
Realizar uma boa anamnese é fundamental na elaboração do diagnóstico, somente com a história clínica bem estruturada é possível elucidar 70% dos diagnósticos das doenças do aparelho digestivo. A anamnese aliada a um exame físico adequado tem a potencialidade de estabelecer 80% dos diagnósticos. Portanto, ouvir a queixa do paciente é essencial para o esclarecimento diagnóstico. Deve-se observar que o paciente não se limita tão somente a queixa apresentada, é necessário abordar o paciente como um todo, conhecer seu momento de vida, o que a patologia está causando na dinâmica familiar, ou seja, o paciente tem que ser avaliado em sua totalidade para bom estabelecimento de diagnóstico e conduta.
Realizar uma boa anamnese é fundamental na elaboração do diagnóstico, somente com a história clínica bem estruturada é possível elucidar 70% dos diagnósticos das doenças do aparelho digestivo. A anamnese aliada a um exame físico adequado tem a potencialidade de estabelecer 80% dos diagnósticos. Portanto, ouvir a queixa do paciente é essencial para o esclarecimento diagnóstico. Deve-se observar que o paciente não se limita tão somente a queixa apresentada, é necessário abordar o paciente como um todo, conhecer seu momento de vida, o que a patologia está causando na dinâmica familiar, ou seja, o paciente tem que ser avaliado em sua totalidade para bom estabelecimento de diagnóstico e conduta.
Aula:
A aula consiste na leitura do texto anexado.
Objetivos:
Compreender a importância da bioética na resolução de problemas de ordem ética e moral nos contextos de saúde.
Conteúdo:
- Bioética;
- Declaração Universal dos direitos humanos e bioética;
- Saúde individual e coletiva.
Atividade:
Não há previsão de atividades para esta aula.