Programação

  • Aula com Vladmir Safatle

    Tema: Humanidades médicas e seus conceitos (epistemologia das ciências sociais)

    1º Assista a aula abaixo do prof. Safatle (USP);

    2º Escreva um comentário relacionando a prática médica aos aspectos sócio-históricos descritos no vídeo;

  • Sistema Cardiovascular II - 4/09

    Enviamos um estudo dirigido para ser respondido individualmente. Esse estudo dirigido tem o objetivo fazermos uma revisão do exame clínico do precórdio. Vocês terão 01 semana para realizar o trabalho. Importante vocês saberem que este trabalho postado no Habilidades 2 a partir de agora será avaliado para nota e presença. Se entregue no prazo vocês receberão os dois créditos relativos a presença. Entregando o trabalho receberão a nota. Nossa intenção é dar o retorno também individualmente. Prazo para entrega é 08 de Setembro.

  • LGBTQ+ e Medicina - 08/09

    Plano de Aula: LGBTQ+ e Medicina

    Prof. Carlos Alberto Severo Garcia-Jr.

    Objetivos:

    • Definir identidade de gênero;
    • Diferenciar sexo, sexualidade, gênero e diversidade sexual;
    • Relacionar a história da sexualidade com as violências sofridas pela comunidade LGBTQ+ e cuidados em saúde;
    • Construir uma abordagem para um atendimento com uma pessoa LBGTQ+.

     

    Conteúdos:

    • História da sexualidade;
    • Conceitos de sexo/gênero;
    • Violências sociais e da medicalização da população LBGTQ+;
    • Iniciativas acolhedoras dos cuidados em saúde à população LBGTQ+;
    • Cinema e narrativas representativas da população LBGTQ+;

     

    Estratégias:

    • Vídeo com reportagem sobre a temática disponível no Moodle;
    • Aula Assíncrona sobre o tema disponível no Moodle;

     

    Avaliação:

     

    Atividade avaliativas em duplas. Escolha um colega e poste no sistema Moodle. As duas pessoas da dupla devem enviar o arquivo. Esta atividade computará, além da nota avaliativa, a frequência do estudante. É de responsabilidade do estudante observar os prazos para a submissão do trabalho. Prazo de realização: Uma (01) semana.

    A partir da vinheta abaixo e, considerando os conteúdos abordados na aula (conceitos, preconceitos e violências às minorias):

     a)     Aponte, em um parágrafo, problemas apresentados na abordagem do médico na primeira consulta;

    b)      Confeccione cinco perguntas ou observações adequadas para serem utilizadas na anamnese deste paciente.

    Vinheta:

    Quando chegou a consulta com o médico, ele viu um homem, me tratou pelo nome que estava na ficha e tal. Aí eu fui explicar para ele: “Bom, o motivo real de eu ter vindo procurar você é que, na verdade, eu sou uma pessoa trans e eu não me identifico com o gênero que eu nasci e o que eu quero fazer é trabalhar isso, no caso aqui, porque eu já faço acompanhamento psicológico e quero trabalhar com você em relação a transição de gênero”.

    Aí ele me questionou porque eu queria isso. Eu falei: “Porque eu não me identifico com esse gênero e desde criança eu sempre fui percebendo vários e vários comportamentos ditos para menino, digamos assim. E eu percebi que realmente a insatisfação maior que eu tinha era em relação ao meu corpo e eu queria de alguma forma, modificar isso.” Ele ficou meio assim e disse: “Mas eu acho que não é isso, eu acho que você está inseguro em relação a isso.” Aí eu fiquei tipo: “Não, mas eu estou realmente seguro dessa decisão.” E ele falou: “Você sabe que é uma mudança drástica e que você já conseguiu ultrapassar até mesmo a faixa de...” – agora eu não me lembro mais. Aí eu disse: “Eu sei que, infelizmente, acontece isso.” Ele disse: “Pois é, então, nesses 21 anos você já tem uma vida com esse nome, você já tem uma vida nesse gênero e você sabe que se você mudar ele, você vai mudar sua vida completamente.” Eu disse: “Eu sei e é isso que eu quero, eu quero fazer essa mudança.” Aí ele ficou questionando, e já bateu aquele arrependimento de ter procurado porque eu sei que não é algo fácil, mas que pelo menos ele tentasse conversar para tentar entender melhor a minha situação, não que ele fosse fazendo esse tipo de questionamento como se eu tivesse sempre errado na história. Aí ele foi e falou coisas desse tipo: “Vou receitar esse medicamento aqui para você e daqui um mês você me procura que a gente vai ver como é que vai ficar essa situação.” Pelo o que eu vi, pelo o que eu pesquisei era um antidepressivo. Então, aí veio aquele questionamento do tipo: “Mas ele acha que é por causa da depressão que eu estou tentando começar a transição de gênero? Ele acha que eu tomando esse medicamento daqui um mês eu vou chegar e falar para ele que realmente era isso, eu não quero mais mudar de gênero?”

     

    Referências:

     

    • BENTO, Berenice. O que é transexualidade. São Paulo: Brasiliense, 2008.
    • FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
    • JESUS, Beto e outros. Diversidade sexual na escola: uma metodologia de trabalho com adolescentes e jovens. CORSA/ECOS, 2008.
    • SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, v. 16, n.2, jul/dez 1990.
    • SPEIGHT, Kevin. Homophobia is a Health Issue. Health Care Analysis, vol.3, n.2, p.143-56, 1995.
    • MORETTI PIRES, Rodrigo Otávio. Domesticando corpos, construindo médicos: das relações de gênero a uma sociologia das profissões. Dissertação. Pós Graduação Sociologia. UFSC. Orientadora, Márcia Grisotti. Florianópolis, SC, 2017. 189 p
  • Sistema Cardiovascular - Devolutiva - 11/09

    Caros estudantes, a devolutiva sobre o sistema cardiovascular será dada até o dia 14 de Setembro. A professora Flávia e o professor Arthur estão a disposição de vocês após essa data para dirimir qualquer dúvida sobre o estudo dirigido. Abraços. Flávia e Arthur.

    • População em situação de rua - 15/09

      Plano de Aula: População em situação de rua

      Prof. Carlos Alberto Severo Garcia Jr.

      Objetivos:

      • Descrever o contexto histórico e político da atenção à saúde para as pessoas em situação de rua;
      • Caracterizar à população em situação de rua;
      • Integrar a noção de vínculo no atendimento à população em situação de rua;
      • Identificar estratégias de suportes ao cuidado para a equipe do consultório na rua.

      Conteúdos:

      • Contexto histórico e político da atenção à saúde para as pessoas em situação de rua;
      • Noção de vínculo no atendimento à população em situação de rua;
      • Estratégias de suportes ao cuidado para a equipe do consultório na rua.

      Estratégias:

      • Webpalestra (Telesaúde SC) sobre a temática disponível no Moodle;
      • Leitura (páginas 51-64) “Manual sobre o cuidado à saúde junto a população em situação de rua” disponível no Moodle;

      Avaliação:

       

      Atividade avaliativas em duplas. Escolha um colega e poste no sistema Moodle. As duas pessoas da dupla devem enviar o arquivo. Esta atividade computará, além da nota avaliativa, a frequência do estudante. É de responsabilidade do estudante observar os prazos para a submissão do trabalho. Prazo de realização: Uma (01) semana.

      A partir da vinheta de uma situação exitosa descrita abaixo e considerando os conteúdos abordados na aula:

       a)    Formule, em um parágrafo, os principais pontos para a abordagem no atendimento;

      b)     Confeccione cinco perguntas ou observações adequadas para serem utilizadas para abordagem de outras possíveis questões deste paciente.

       

      “Problemas nos Pés” – Situação/Cena ilustrativa adaptada do “Manual”

      Durante uma manhã habitual da eSF para a população em situação de rua, o médico foi chamado para avaliar um homem de 45 anos na sala de curativo, pois a auxiliar estava muito preocupada com os pés dele. Tratava-se de usuário com longa trajetória de rua que acabava de chegar em Araranguá. Tinha vindo “andando” de Florianópolis. Quando retirou suas botas de couro, o médico pôde examinar seus pés. Eles estavam como se derretidos, escaldados, com forte odor, como se tivessem sido completamente queimados. O paciente relatava incômodo, mas não dor importante. Falou que só tinha essa bota e que, quando molhava, tinha que continuar andando com ela assim mesmo.

       

      Referências:

      Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica Manual sobre o cuidado à saúde junto a população em situação de rua. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. 

    • Sistema Vascular I - arterial - 18/09

      Agora vamos estudar a parte do sistema cardiovascular responsável pela circulação do sangue e pelo transporte de oxigênio, dióxido de carbono, nutrientes, hormônios, células sanguíneas e fluido por todo o corpo.

      Esse sistema inclui o sistema arterial, que transporta sangue oxigenado via artérias e capilares do coração para todas as partes do corpo, o sistema venoso, que transporta o sangue desoxigenado pelas veias de volta ao coração e o sistema linfático, que é uma rede de vasos linfáticos que transporta o fluido linfático em direção ao coração, eliminando assim do corpo os produtos residuais, as toxinas e materiais dispensáveis. 

    • Crises Vitais - Adolescência - 22/09

    • Sistema Vascular II - venoso e linfático - 25/09

      Agora vamos estudar a parte do sistema cardiovascular responsável pela circulação do sangue e pelo transporte de oxigênio, dióxido de carbono, nutrientes, hormônios, células sanguíneas e fluido por todo o corpo.

      Esse sistema inclui o sistema arterial, que transporta sangue oxigenado via artérias e capilares do coração para todas as partes do corpo, o sistema venoso, que transporta o sangue desoxigenado pelas veias de volta ao coração e o sistema linfático, que é uma rede de vasos linfáticos que transporta o fluido linfático em direção ao coração, eliminando assim do corpo os produtos residuais, as toxinas e materiais dispensáveis.

    • Anatomia Sistema Respiratório - 02/10

      Estudantes, vamos fazer uma revisão da anatomia do sistema respiratório, como forma de revisar e introduzir a anamnese e exame físico que serão as aulas seguintes. Grande abraço.

    • Aula Saúde da população negra (05/10)

      Plano de Aula: Saúde Integral da População Negra

      Prof. João Matheus A. Dallmann

      Objetivos:

      • Definir racismo estrutural;
      • Identificar e refletir sobre os determinantes de saúde da população negra;
      • Conhecer a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra;

       

      Conteúdos:

      • Racismo;
      • Racismo e desenvolvimento científico no campo da saúde;
      • Racismo no contexto da saúde e do SUS;

       

      Estratégias:

      • Live da I Jornada - Saúde da População Negra disponível no Moodle;
      • Leitura de texto. 

       

      Avaliação:

      Elabore e descreva uma estratégia de promoção de saúde para a população negra, com base nos materiais disponíveis. Você deve enviar ao professor via e-mail (acostadallmann@gmail.com) até 13/10 em formato pdf, com nome, data e título. 

      Referência:

      A referência em espanhol é a original, disponibilizo também o texto em português. 

      DALLMANN, J. M et al. Salud Mental y género en la Política Nacional de Salud Integral de la Población Negra de Brasil. In: MIRANDA, M et al. Las Locas: miradas de género y salud mental. La Plata: UNLP, 2019. 

    • Devolutiva estudo dirigido do sistema arterial, venoso, linfático - 09/10

      Estudantes aproveitem esse período para estudar a devolutiva dos professores Arthur e Flávia sobre o estudo dirigido do sistema arterial, venoso e linfático. Entrem em contanto conosco pelo moodle por mail ou comentários do estudo dirigido que responderemos todos.

      • Semiologia do sistema respiratório - 16/10

        Estudantes, o sistema respiratório é o sistema responsável por garantir a captação de oxigênio do meio ambiente e a liberação do gás carbônico. Nesta aula vamos estudar a semiologia do sistema respiratório e na próxima aula o exame físico. A atividade abaixo não vale nota, mas deve estar pronta para a aula de sexta feira. Grande abraço.

      • Aula Saúde como direito (19/10)

        Plano de Aula: Saúde como direito fundamental

        Prof. João Matheus A. Dallmann

        Objetivos:

        • História do direito à saúde;
        • Apresentar a interface entre saúde, direito e saúde coletiva;

         

        Conteúdos:

        • Reforma sanitária;
        • História do SUS;
        • Direitos sociais;
        • Declaração de Alma Ata;

         

        Estratégias:

        • Aula gravada
        • texto e vídeo de Lígia Bahia. 
        • Vídeo sobre os 40 anos da Declaração de Alma Ata. 

        Não existe atividade prevista

         

      • Semiologia do sistema respiratório - exame físico - 23/10

        Estudantes, o sistema respiratório é o sistema responsável por garantir a captação de oxigênio do meio ambiente e a liberação do gás carbônico. Nesta aula vamos estudar o exame físico do sistema respiratório. A atividade abaixo não vale nota, mas deve estar pronta para a aula de sexta feira. Grande abraço.

      • Anatomia do Tratogastro Intestinal - 30/10

      • Saúde Mental / Álcool e outras drogas - 03/11

        Plano de Aula: Álcool e outras Drogas

        Prof. Carlos Alberto Severo Garcia Jr.

        Objetivos:

        • Descrever uma breve história e a representação do fenômeno das drogas;
        • Reconhecer os conceitos e marcos legais relacionados a temática;
        • Identificar estratégias de cuidado de pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool e outras drogas;

        Conteúdos:

        • História das drogas;
        • Conceitos;
        • Legislação;
        • Redução de danos;

        Estratégias:

        • Aula Assíncrona sobre o tema disponível no Moodle;
        • Texto Base (Mitos e dados epidemiológicos a respeito do uso de drogas - Elisaldo Luís de Araújo Carlin) disponível no Moodle;

        Avaliação:

        Atividade avaliativas em duplas. Escolha um colega e poste no sistema Moodle. As duas pessoas da dupla devem enviar o arquivo. Esta atividade computará, além da nota avaliativa, a frequência do estudante. É de responsabilidade do estudante observar os prazos para a submissão do trabalho. Prazo de realização: Uma (01) semana.

        A partir da vinheta abaixo e considerando os conteúdos abordados na aula:

        a)       Aponte, em um parágrafo, quais as direções e abordagens possíveis a partir do que Cleber classifica como problema.

        b)      Confeccione cinco perguntas ou observações adequadas para serem utilizadas na anamnese de Cleber.

         

        Vinheta:

        Cleber tem 30 anos, mora em um conjunto habitacional com a família – esposa e um casal de filhos. Trabalha como cobrador de ônibus em uma empresa local. Tem conseguido manter-se nesta profissão desde os 20 anos, quando “tomou vergonha na cara, largou a vadiagem e casou”. Na sua adolescência, pertenceu a uma “turma da pesada”, fez pequenos furtos e iniciou o uso drogas de todos os tipos, mas nunca foi pego. A partir desta mudança de vida, tem tentado se afastar e esquecer os velhos parceiros. Dessa época só trouxe uma coisa: a cocaína. Usa de vez em quando (1 ou 2 vezes por semana), quase sempre cheirada (se bem que prefere o “baque” - injetável), mas isso é mais difícil, por causa da mulher. Quando usa, está sozinho e fora de casa, em algum banheiro público. Não quer que ninguém descubra. A mulher desconfia, cobra, mas ele diz que as marcas nos braços já são antigas e que, às vezes, dão coceira; por isso, parecem recentes. Ela finge que acredita e ele confirma que ela não entende nada disso. Até hoje, revelou apenas a uma pessoa: um médico que consultou por causa de uma palpitação no coração que sentiu depois de uma “sessão de baque”. O médico recomendou muito que ele parasse, que se internasse para parar de usar cocaína, mas ele acha que, se está conseguindo se regular a ponto de continuar sua vida e seu trabalho por 10 anos, não há motivo para parar. O médico o encaminhou para fazer um exame anti-HIV, mas ele não acha que possa ter AIDS, pois está muito bem e resolveu não fazer.

        Referências:

        • Bastos, Francisco Inácio Pinkusfeld Monteiro et al. (Org.). III Levantamento Nacional sobre o uso de drogas pela população brasileira. Rio de Janeiro: FIOCRUZ/ICICT, 2017.
        • Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. A Política do Ministério da Saúde para atenção integral a usuários de álcool e outras drogas. Brasília: Ministério da Saúde, 2003.
        • Brasil. Ministério da Saúde. Guia estratégico para o cuidado de pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool e outras drogas: Guia AD. Brasília: Ministério da Saúde: 2015.
        • Brasil. Portaria nº 3.088, de 23 de dezembro de 2011. Institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de saúde (SUS). Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 21 maio 2013
        • Brasil. Ministério da Saúde. Cadernos de atenção básica. Saúde Mental n.34. Brasília: Ministério da Saúde: 2013.
        • Rio de Janeiro. Diminuir para somar: cartilha de redução de danos para agentes comunitários de saúde. Rio de Janeiro. Viva Comunidade: 2011.
      • Devolutiva do Sistema Respiratório - 06/11

        Estudantes aproveitem esse período para estudar a devolutiva dos professores Arthur e Flávia sobre o estudo dirigido do sistema respiratório. Entrem em contanto conosco pelo moodle por mail ou comentários do estudo dirigido que responderemos todos.

        • Pessoas com Deficiências e Cuidados em Saúde - 10/11

          Plano de Aula: População deficiente e Medicina

          Prof. Carlos Alberto Severo Garcia-Jr. e Denise Nova Cruz

          Objetivos:

          • Conceituar pessoa com deficiência;
          • Definir acessibilidade e inclusão social;
          • Conhecer Políticas Públicas em saúde para pessoas com deficiências;
          • Descrever abordagens acolhedoras dos cuidados em saúde à pessoa com deficiência aplicando os conceitos: questão do estilo, o “outro eu viável”, empatia, acontecimento e tempo.

           

          Conteúdos:

          • Evolução do termo e dos conceitos aplicados;
          • Conceito de pessoa com deficiência, acessibilidade, inclusão social e reabilitação;
            • Diferentes formas de deficiências;
            • Políticas Públicas em saúde para pessoas com deficiências;
            • Iniciativas acolhedoras dos cuidados em saúde à pessoa com deficiência;
            • A questão do estilo, o “outro eu viável”, empatia, acontecimento e tempo.

           

          Estratégias:

          • Vídeos com narrativas sobre a temática disponíveis no Moodle;
          • Aula Assíncrona sobre o tema disponível no Moodle;

           

          Avaliação:

           

          Atividade avaliativas em duplas. Escolha um colega e poste no sistema Moodle. As duas pessoas da dupla devem enviar o arquivo. Esta atividade computará, além da nota avaliativa, a frequência do estudante. É de responsabilidade do estudante observar os prazos para a submissão do trabalho. Prazo de realização: Uma (01) semana.

          Escolha um dos vídeos/narrativas e relacione o encontro da médica com os pacientes e os conceitos de reabilitação da OMS, a “questão do estilo”, “o outro eu viável” e empatia.

           

          Referências:

           

          • BRASIL. Lei no 13.146/2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
          • BRASIL. Portaria MS/GM No 1.060/2002. Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência.
          • NOVA CRUZ, D. V. A potência das narrativas no ensino [e na prática] da clínica médica. 2015. 199 f. Tese. (Doutorado em Educação) – Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Itajaí, 2015.
          • WORLD HEALTH ORGANIZATION. World Report On Disability. 2011. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/world-report-on-disability
        • Semiologia do Abdômen I - 13/11

          Realizar uma boa anamnese é fundamental na elaboração do diagnóstico, somente com a história clínica bem estruturada é possível elucidar 70% dos diagnósticos das doenças do aparelho digestivo. A anamnese aliada a um exame físico adequado tem a potencialidade de estabelecer 80% dos diagnósticos. Portanto, ouvir a queixa do paciente é essencial para o esclarecimento diagnóstico. Deve-se observar que o paciente não se limita tão somente a queixa apresentada, é necessário abordar o paciente como um todo, conhecer seu momento de vida, o que a patologia está causando na dinâmica familiar, ou seja, o paciente tem que ser avaliado em sua totalidade para bom estabelecimento de diagnóstico e conduta.

        • Semiologia do Abdômen II - 20/11

          Realizar uma boa anamnese é fundamental na elaboração do diagnóstico, somente com a história clínica bem estruturada é possível elucidar 70% dos diagnósticos das doenças do aparelho digestivo. A anamnese aliada a um exame físico adequado tem a potencialidade de estabelecer 80% dos diagnósticos. Portanto, ouvir a queixa do paciente é essencial para o esclarecimento diagnóstico. Deve-se observar que o paciente não se limita tão somente a queixa apresentada, é necessário abordar o paciente como um todo, conhecer seu momento de vida, o que a patologia está causando na dinâmica familiar, ou seja, o paciente tem que ser avaliado em sua totalidade para bom estabelecimento de diagnóstico e conduta.

        • A saúde do indivíduo (as disposições individuais na trama social) e a bioética (João Matheus)

          Aula:

          A aula consiste na leitura do texto anexado. 

          Objetivos:

          Compreender a importância da bioética na resolução de problemas de ordem ética e moral nos contextos de saúde. 

          Conteúdo:

          - Bioética;

          - Declaração Universal dos direitos humanos e bioética;

          - Saúde individual e coletiva.

          Atividade:

          Não há previsão de atividades para esta aula.