Programação

  • Geral

    HISTÓRIA INDÍGENA

     SEMESTRE 2020.2- Modalidade Remoto

       

    Boas energias nesta nova modalidade de ensino. 

    As atividades serão na Plataforma Moodle. Acesse regularmente.

  • Semanas 01 e 02 (01/02 e 08/02)

    TEMA: Introdução ao ensino remoto e à disciplina

    Apresentação do Plano de Ensino, explicação das atividades no ensino remoto, avaliações, horários e formas de atendimento; atividades síncronas e assíncronas.

    Plano de Ensino:PDF

  • Link para textos

    Segue o link para acessar os textos de leituras obrigatórias para o semestre.

    Contém artigos, capítulos e livros.

  • Semana 03 (15/02)

    TEMA: Lei 11.645/2008, no que tange à obrigatoriedade da temática “História Indígena” no currículo oficial da rede de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados

    Texto 1 SANTOS, Carlos José Ferreira dos (Casé Angatu). “Histórias e culturas indígenas” – alguns desafios no ensino e na aplicação da lei 11.645/2008: de qual história e cultura indígena estamos mesmo falando? História e Perspectivas, Uberlândia (53): 179-209, jan./jun. 2015.
    Atividade síncrona dia 15/02 com a participação da doutoranda Kerollainy Rosa Schütz, como convidada na turma.

  • Semana 04 (22/02)

    TEMA: História e Cultura Indígena

    REALIZAR A LEITURA DO TEXTO DE APOIO I, conforme informações a seguir, dúvidas serão tiradas na atividade síncrona a ser realizada no dia 22/02.

    Texto de apoio I: OLIVEIRA, João Pacheco; FREIRE, Carlos Augusto da Rocha. A Presença Indígena na Formação do Brasil. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, 2006.
    - Introdução; “Regime dos Aldeamentos Missionários [1549-1755]”; “Assimilação e Fragmentação [1755-1910]”.

  • Semana 05 (01/03)

    TEMA: História e Cultura Indígena

    REALIZAR A LEITURA DO TEXTO DE APOIO I, conforme informações a seguir, dúvidas serão tiradas na atividade síncrona a ser realizada no dia 01/03.

    “O Regime Tutelar [1910-1988]”; “Ensaios de Cidadania Indígena [1988-2006]”

  • Semanas 06 e 07 (08 e 15/03)

    TEMA: Panorama geral dos povos indígenas em Santa Catarina

    REALIZAR A LEITURA DOS TEXTOS A SEGUIR: Dúvidas serão tiradas na atividade síncrona a ser realizada no dia 05/10.
    Texto 2 - BRIGHENTI, Clovis Antonio. Povos indígenas em Santa Catarina. In: NÖTZOLD, Ana Lúcia Vulfe. ROSA, Helena Alpini; BRINGMANN, Sandor Fernando (orgs). Etnohistória, história indígena e educação: contribuições ao debate. pp. 37-65.
    Texto 3 - BRIGHENTI, Clovis Antonio. Terras Indígenas em Santa Catarina. In: NÖTZOLD, Ana Lúcia Vulfe. ROSA, Helena Alpini; BRINGMANN, Sandor Fernando (orgs). Etnohistória, história indígena e educação: contribuições ao debate. pp. 255-277.

    • TAREFA-PCC-Prática do Componente Curricular

      - Elaboração de material paradidático* em formato de texto ou vídeo, que seja desenvolvido a partir de materiais e produções disponíveis na internet de autoria indígena (vídeos, sites, filmes, músicas, ou acervo de coleção virtual etnográfica). O material pode ser desenvolvido em formato escrito (de 2 à 3 páginas) ou em formato audiovisual (de 5 à 7 minutos). Desenvolva essa atividade e faça constar as seguintes informações no material: de qual povo se trata? quais regiões que habitam? Outras informações que achar pertinentes.


      - Alguns materiais de autoria indígena já constam neste plano de ensino. Verifique a seção bibliográfica “textos com narrativas/autorias indígenas”, bem como alguns materiais utilizados ao longo do semestre.


      *A função do material paradidático é complementar e auxiliar os professores em sala de aula, e pode inclusive ser utilizado juntamente com os materiais didáticos formais (como os livros didáticos disponibilizados pelo governo).

    • Semanas 08 e 09 (22 e 29/03)

      TEMA: Povo Guarani
      Texto 4 - BRIGHENTI, Clovis Antonio. Estrangeiros na própria terra. Presença Guarani e Estados Nacionais. Florianópolis: EDUFSC: Chapecó: Argos, 2010. pp. 1 – 80.
      Texto 5- ROSA, Helena Alpini. Educando meninos, educando meninas – princípios culturais históricos que desafiam o tempo. In: ROSA, Helena Alpini. Educação guarani: as ressignificações históricas e culturais nas relações sociais da aldeia de Linha Limeira, Terra Indígena Xapecó, SC. 2017. 359 p. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2017. pp. 241-290.

      LEITURAS PARA DIA 29/03

    • Semanas 10 e 11 (05 e 12/04)

      REALIZAR LEITURA DE TEXTOS OBRIGATÓRIOS: Dúvidas serão tiradas na atividade síncrona a ser realizada no dia 12/04.

      TEMA: Povo Kaingang
      Texto 6 - BRINGMANN, Sandor Fernando. Narrativas singulares, experiências coletivas: história, memória e protagonismo kaingang em tempos de SPI. In: NÖTZOLD, Ana Lúcia Vulfe; ROSA, Helena Alpini; BRINGMANN, Sandor Fernando (orgs.) História, cultura e educação indígena: protagonismo e diversidade; Porto Alegre: Pallotti. LABHIN/UFSC, 2017. pp. 133-159.
      Texto 7-ALMEIDA, Carina Santos de. “Era um pinhalão [...] mato, mato virgem!” As múltiplas faces da proteção tutelar entre os Kaingang do Xáembetkó. In: NÖTZOLD, Ana Lúcia Vulfe; ROSA, Helena Alpini; BRINGMANN, Sandor Fernando (orgs). História, Cultura e Educação Indígena: Protagonismo e Diversidade. Porto Alegre: Pallotti. LABHIN/UFSC, 2017. pp.109-131.

    • PROVA

      Estou disponibilizando duas (02) opções de prova. Escolha entre a Prova 1 e a Prova 2 e responda seguindo as orientações que são oferecidas em cada arquivo.

    • Semana 12 (26/04)

      Devolução da Prova conferir horário limite na Plataforma Moodle.

      • Tópico atual

        Semana 13 e 14 (26/04 e 03/05)

        TEMA: Povo Xokleng/Laklãnõ

        LEITURA DOS TEXTOS
        Texto 8 – SANTOS, Silvio Coelho dos. Índios e brancos no sul do Brasil: a dramática experiência dos Xokleng. Porto Alegre, Movimento, Brasília, Minc/Pró-memória, 1987, pp. 54-115.
        Texto 9 - WITTMANN, Luisa Tombini. O vapor e o botoque: imigrantes alemães e índios Xokleng no Vale do Itajaí/SC (1850-1926). Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2007. pp- 93-153.

      • Semana 15

        Notas Parciais e Média