Sejam tod@s muito bem-vindos à disciplina de Plataformas e Inovação
- Aula 1 - Apresentação
- Aula 2 - Inovação no Jornalismo
- Aula 3 - Conteúdo Convergente Interativo e Multiplataforma,
- Aula 4 - Plataformas de Mídias Sociais
- Aula 5 - Seminário e Discussão em Grupo: Mídias Sociais
- Aula 6 - Jornalismo, Empreendedorismo e Inovação
- Aula 7 - Seminário Mídias Sociais
- Aula 8 - Análise de Redes Sociais
- Aula 9 - Análise de Redes Sociais II
- Aula 10 - Redes Semânticas ou Léxicas
- Aula 11 - Redes Semânticas ou Léxicas II
- Aula 12 - Seminário das pesquisas sobre Análise de Redes Sociais (ARS)
- Aula 13 - Seminário das pesquisas sobre Análise de Redes Sociais (ARS) II
- Aula 14 - Newsgames
- Aula 15 - Ideias para desenvolver Newsgames
- Aula 15 - Encerramento da disciplina e artigo final
- Publicação do artigo final
Aula 1 - Apresentação
Aula 2 - Inovação no Jornalismo
Aula 3 - Conteúdo Convergente Interativo e Multiplataforma,
Aula 4 - Plataformas de Mídias Sociais
Apresentação:
Seminário de leituras para próxima aula
Pessoal, diante da visibilidade, potencial de mercado e uso das mídias sociais que nos foi apresentado hoje, indico alguns artigos para a próxima aula.
O link abaixo apresenta uma tabela em que você pode escolher o artigo e inserir seu nome e e-mail. Façam a leitura em duplas, como os arquivos na maioria são em inglês, pode ajudar o entendimento.
Link para o docs (tabela)
https://docs.google.com/document/d/1c25l4c7A00HsX2-4406OCdwnw1puDFrml7h_PTqnIT4/edit?usp=sharing
Link para acesso dos artigos
https://drive.google.com/drive/folders/1k9bakoSXkJkm2QwlqRHLRBaHqL7G6Fsq?usp=sharing
Aula 5 - Seminário e Discussão em Grupo: Mídias Sociais
Aula 6 - Jornalismo, Empreendedorismo e Inovação
Aula dia 17/05 - A professora Dra. Alexandra Fante fará uma apresentação sobre "A sociedade contemporânea e mobilidade, tecnologias e a proximidade informacional, inovações no jornalismo (linguagem) e empreendedorismo no ensino e na comunicação."
Link: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/rita-de-cassia-romeiro
Aula 7 - Seminário Mídias Sociais
Finalização:
Seminário e Discussão em Grupo:Casos de sucesso no uso de Mídias Sociais no Jornalismo.
Aula 8 - Análise de Redes Sociais
Introdução: Técnicas de Análise de Redes Sociais:
Apresentação dos estudos de caso:
PAULINO, R. C. R.; EMPINOTTI, M. L. ; VENTURA, M. P. . Antagonismo e engajamento revelados nas Mídias Sociais: análise das hashtags #Somos70porcento e #FechadoComBolsonaroAte2016. In: Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor 2020).
PAULINO, R. C. R.; EMPINOTTI, MARINA LISBOA ; VENTURA, M. P. . A pergunta que o Brasil fez, mas não obteve resposta sob a ótica das Mídias Sociais. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM, 2020.
Exercitando algumas ferramentas
Fazendo coletas no Netlytic
Fazendo coletas no Communalytic (https://pro.communalytic.com/datasets/)
Eu me inscrevi nas duas últimas seções, a última fala do Instagram
Session#5 Social Network Analysis of Signed Networks with Reddit and Twitter data July 8, 2021, 10:00-11:30am(EDT) Session#6 Getting Started with Communalytic: Data Collection from Facebook & Instagram (via Crowdtangle API) + Social Network Analysis of Two-mode Semantic Networks with Crowdtangle data. July 22, 2021, 10:00-11:30am(EDT) Aula 9 - Análise de Redes Sociais II
Atividade para apresentar dia 12/07 (Aula 10).
Escolha um artigo para apresentação que está na lista compartilhada. A explanação deve conter os objetivos, contexto, resumo dos trabalhos correlatos citados, metodologia e resultados. Pode ser uma escolha individual ou em duplas.
Aula 10 - Redes Semânticas ou Léxicas
Aula de hoje:
1.Como fazer mapas semânticos ou léxicos no VosViewer?
2. Vídeo sobre buscas avançadas na base da Scopus.
Atividades relacionadas:
1. Continuação das apresentações de Análises Redes Sociais no Netlytic.
2. Redes Semânticas no VOSViewer. (https://www.vosviewer.com/)
Aula 11 - Redes Semânticas ou Léxicas II
Você pode gerar Redes Semânticas de Resumos de uma busca na base da Scopus ou verificar quem são os autores mais recorrentes de um determinado termo de busca.
Parte 1: Acesso às bases científicas: http://mailer.periodicos.capes.gov.br/
Programa web para gerar Redes de autoria ou semânticas: https://www.vosviewer.com/
Parte 2:
Aula 12 - Seminário das pesquisas sobre Análise de Redes Sociais (ARS)
Aula 13 - Seminário das pesquisas sobre Análise de Redes Sociais (ARS) II
Aula 14 - Newsgames
Arquivo de apresentação
https://prezi.com/view/u0XfuvULMcMe7dZbw2SW/Formulário do GDDN (preencher, publicar no fórum e apresentar na próxima aula)
Artigo Carlos e Rita, uma experiência na prática: Aplicação do Game Design Document para Newsgames (GDDN) como metodologia ativa no curso de Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Artigo do Marcelo La Carretta faz uma síntese dos tópicos que o professor Carlos apresentará: espaço, atores, desafios e itens https://www.sbgames.org/sbgames2018/files/papers/Tutoriais/188149.pdf
Profe: Rita
Aula 15 - Ideias para desenvolver Newsgames
Preencha o Formulário do GDDN destacando a matéria jornalística ou tema gênese do Newsgame.
Aula 15 - Encerramento da disciplina e artigo final
Pessoal, chegamos no final da nossa disciplina e agora é o momento de estruturar um estudo a partir dos conteúdos ministrados durante o semestre e lembrados abaixo.
- Apresentar e promover um debate sobre às potencialidades de uso das Plataformas de Conteúdo Interativo Multiplataforma no Jornalismo (Formato e-pub e Progressive Web App
- Identificar as potencialidades de uso das Plataformas de Mídias Sociais no Jornalismo (Twitter, Instagram e TitTok);
- Apresentar conceitos sobre a Teoria dos Grafos e uso das Técnicas de Análise de Redes Sociais (ARS); examinar intersecções de uso como método de investigação no Jornalismo; Conhecer as Plataformas Netlytic, Gephi e VOSviewer; - Exercitar as Técnicas de Análise de Redes Sociais para coleta e visualização de redes no Twitter; - Aplicar ARS para criar Redes Semânticas no Twitter e em bases de artigos científicos Web of Science e Scopus para identificar co-ocorrência de termos, citações, co-autoria e mapas de dados bibliográficos;
- Conhecer e aplicar Estratégias de Comunicação nas Mídias Sociais. (Push, Pull e Networking), -
- Newsgames, Aplicação do Game Design Document para Newsgames (GDDN).
Procedimentos de entrega:
Primeira etapa:
1. Crie um documento no google docs e compartilhe no fórum o texto com resumo de no máximo 15 linhas, que contenha de forma muito sucinta:
- Contexto a ser pesquisado,
- Citar um problema de pesquisa,
- Porque essa pesquisa é importante,
- Autores de pesquisas correlatas,
- Metodologia de pesquisa a ser seguida,
- Cinco Palavras-chave, (não está dentro das 15 linhas)
- Referências bibliográficas (não está dentro das 15 linhas)
2. Primeira entrega: Resumo, no dia 15/08 e meus apontamentos até 18/08.
Segunda etapa:
3. Entrega e compartilhamento do Artigo final via fórum desta aula no dia 03/09.
Publicação do artigo final