Programação

  • PRINCIPAIS GRUPOS DE ANIMAIS UTILIZADOS NA PESQUISA

    Olá a todos,

    Segue abaixo algumas informações importantes sobre nossa disciplina "Ciência e manejo de animais de laboratório com ênfase em ensaios bioquímicos"

    Período do curso: 08/06 a 15/07 de 2021

    Encontros síncronos: as terça-feiras e quinta-feiras  de 9h às 11:50h 

    Link dos encontros síncronos: https://meet.google.com/chw-ztes-wya 

     

    Professora:

    Dra. Luciana Honorato

    Dra. Vanessa Foletto

    Profa. Rozangela Curi Pedrosa

    E-mail para contato: rozangela.pedrosa@ufsc.br

                                     honorato.luciana@ufsc.br

                                     vanessa.foletto@ufsc.br 

     O objetivo principal dessa disciplina  consiste em oferecer às participantes informações básicas sobre bem estar animal, abrangendo características fisiológicas, comportamento, sanidade nas espécies de maior utilização, bem como noções sobre as instalações animais, manejo dos animais e modelos experimentais utilizados em Bioquímica e outras áreas biológicas e da saúde.  

    Sejam todos bem vindos!                             

  • Legislação, ética princípios 3R

    Neste tópico iremos estudar a legislação e ética no uso de animais de laboratório: lei/decreto, diretrizes, resoluções normativas e instâncias de regulamentação da prática de experimentação animal. Será abordado a Redução, Substituição e Refinamento do uso de animais em experimentos animais: conceitos e objetivos dos 3Rs (Reduction, Refinement, Replacement).

  • Bem-estar, etologia e enriquecimento ambiental de animais de laboratório

    Neste tópico iremos estudar o conceito e medidas de avaliação de bem-estar de animais de laboratório. Considerações sobre a etologia das espécies estudadas e tipos de enriquecimento ambiental que podem melhorar o bem-estar dessas espécies.

  • Anestesia e Analgesia

    Anestesia e Analgesia
    Vanessa Foletto
                                           I WORKSHOP EM CIÊNCIA DE ANIMAIS DE LABORATÓRIO UFU
    A preocupação com o bem-estar dos animais utilizados na pesquisa científica tem aumentado significativamente, tanto com o intuito de diminuir a dor e o sofrimento animal como também para melhorar a qualidade dos resultados experimentais. 

    Existe uma gama de agentes anestésicos e analgésicos disponíveis para uso em animais de laboratório, contudo considerações criteriosas devem ser feitas para a escolha do melhor agente, visto que a seleção de determinado agente analgésico, anestésico ou técnica anestésica dependerá de vários fatores, alguns deles relacionados diretamente às interações potenciais com o protocolo de pesquisa e a sua capacidade de produzir a adequada analgesia ou profundidade anestésica. 

    A vídeo aula disponível no link tem por objetivo apresentar aos participantes do curso as possibilidades existentes para minimizar a dor a partir do conhecimento dos principais aspectos envolvidos na fisiopatologia do processo doloroso. Isso tudo através da abordagem de assuntos importantes como conceito de dor, a nocicepção e os processos de transdução, transmissão e modulação do estímulo nociceptivo, com enfoco nos mecanismos das modulações patológicas e por fim, o modo de ação de fármacos analgésicos, bem como os conceitos de analgesia preempetiva e balanceada para melhorar a qualidade de vida do paciente.

    Por fim, é abordada as diretrizes em anestesia de animais de laboratório, com apresentação da tríade anestésica de narcose, relaxamento muscular e analgesia, o manejo pré trans e pós anestésico, e as possíveis complicações. 

    O link abaixo dá acesso a essa vídeo aula que é de uso exclusivo aos participantes da disciplina e protegida pela Lei 13.709/18. 

    https://drive.google.com/file/d/1fKq8h4wk3EGyslMJQ5NQ5O_5iX9nTSTI/view?usp=sharing

    Após assistir a vídeo aula, os alunos terão a oportunidade de participar de um encontro online com a médica Veterinária Vanessa Foletto para tirar dúvidas e comentários e por fim, realizar a tarefa postada. 

     

  • Classificação de biotérios, macro e microambiente

    Nesse tópico falaremos sobre os tipos de biotérios conforme sua classificação sanitária e genética e sobre as necessidades ambientais de animais de laboratório.

  • Manejo de animais: contenção, vias de coleta e administração de substâncias

  • Endpoints e eutanásia

    Aula sobre pontos finais humanitários e eutanasia em animais de laboratório

  • ARRIVE e PREPARE