Geral
Plano de Ensino com Cronograma de Atividades Arquivo 689.4Kb Documento PDF
TABELA DE AVALIAÇÕES/MÉDIA SEMESTRAL Arquivo 244.7Kb Documento PDF
Aqui vocês encontrarão os links para as aulas síncronas, bem como as gravações de cada uma delas.
Teremos sempre um Plano A, que será nos encontrarmos pelo sistema do Moodle (BBB) em que para acessar à sala, basta clicar no primeiro link abaixo e entrar na sessão. Caso ocorra alguma instabilidade no sistema e a sessão não esteja aberta no horário de início da aula, nos encontraremos no Plano B, que será uma sala do Google Meet, o qual também está com o link abaixo. Lembrando que para acessar o Google Meet apenas pelo celular, será necessário baixar o aplicativo.
Todas as nossas aulas serão gravadas e disponibilizadas para os alunos, exceto se ocorrer algum problema técnico. Caso não concorde com o uso de sua imagem ou voz, favor participar apenas via bate-papo público. Lembrando que é proibido fazer uso indevido de imagem ou áudio de quaisquer participantes das aulas síncronas.
- 1ª Semana- 17/06- Aulas Síncronas sobre os conteúdos- 08:20-10:00
- Apresentação do Programa e das atividades de ensino remoto.
- Vídeo “Mito Fundador” e música “Zé Ninguém”, Biquini Cavadão (1991): https://www.youtube.com/watch?v=DnfywMcqvJ8
https://www.youtube.com/watch?v=9sWI2BWMO0k
- Audição da Música “Fuá na Casa de Cabral”- Mestre Ambrósio (1998): https://www.youtube.com/watch?v=MS3v-VcpcHc
- Assistir o vídeo História: O ofício do historiador - Maria Helena Capelato, 25/04/2015 (29:06 min): https://www.youtube.com/watch?v=deVwuwS5Gqg
-2ª Semana: 24/06- Aulas Assíncronas- 08:20- 10:00
- Leitura Básica 1 - SCHWARCZ,Lilia Moritz e STARLING, Heloisa Murgel. História não é conta de somar. In. SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras ,2019, p. 499-508.
- Atividade/Leitura Básica (ALB): Leitura e elaboração de cinco questões com as respostas sobre o conteúdo do texto. As questões deverão ser enviadas como atividade no moodle.
- Assistir o vídeo com a historiadora Tânia Regina de Lucca, 15/04/2020 (1h01m): http://blog.editoracontexto.com.br/cafe-contexto-como-o-historiador-escreve-a-historia/
- Assistir o vídeo História: O ofício do historiador - Maria Helena Capelato, 25/04/2015 (29:06 min): https://www.youtube.com/watch?v=deVwuwS5Gqg
- Tópico 1: A História e o Historiador
1.1- As Fontes e o Historiador
1.2- Dimensão teórica da reflexão histórica
- Tópico 2: Continuidade e rupturas na história brasileira: A permanência da “cultura senhorial” e reflexões sobre o autoritarismo.
ALB: Leitura e elaboração de cinco questões com as respostas sobre os conteúdos dos textos. As questões serão postadas como atividade no moodle.
- Assistir no youtube o vídeo com o sociólogo Jessé de Souza (01h13m): https://www.youtube.com/watch?v=e-api3qALbY
- Aulas Síncronas sobre os conteúdos - 10:00-11:50
Organização das equipes para realização das atividades da disciplina: Debates Gerais e Atividades Lúdicas.
Audição das músicas:
- Aquarela do Brasil –Ary Barroso (1939) / Carmem Miranda (1943): https://www.youtube.com/watch?v=9BP3PxTiskY
- País Tropical- Jorge Ben Jor (1969): https://www.youtube.com/watch?v=JzByVhWju88
- 3ª Semana: 01/07- Aulas Assíncronas - 08:20- 10:00
- Tópico 2: Continuidade e rupturas na história brasileira: A permanência da “cultura senhorial” e reflexões sobre o autoritarismo.
- Leitura Básica 2: - SOUZA, Jessé. A construção do Mito da “Brasilidade”. In. A ralé brasileira: quem é e como vive. São Paulo: Editora Contracorrente, 2018, p. 35-46. - MAMIGONIAM, Beatriz G. Dois domingos com duzentos anos de Intervalo. In. MATOS, Hebe, BESSONE, Tânia, MAMIGONIAM, Beatriz (Orgs). Historiadores pela Democracia: o golpe de 2016 e a força do passado. 1º ed., São Paulo: Alameda, 2016, p. 39-44.
ALB: Leitura e elaboração de cinco questões sobre com as respostas sobre o conteúdo dos dois textos. As questões deverão ser enviadas como atividade no moodle.
- Aulas Síncronas sobre os conteúdos - 10:00-11:50
- Vídeo “Nossa Voz ecoa: Eu empregada Doméstica” (20:08m): https://www.youtube.com/watch?v=I3NEPopY1jM&feature=youtu.be
- 4ª Semana: 08/07- Aulas Assíncronas- 08:20- 10:00
- Debate Geral 1: SOUZA, Jessé. Senso Comum e Justificação da Desigualdade. In. A ralé brasileira: quem é e como vive. São Paulo: Editora Contracorrente, 2018, p.47-56.
- Aulas Síncronas sobre os conteúdos - 10:00-11:50
- Audição da Música “Brasil em Chamas”- Fábio Brazza
- 5ªSemana: 15/07- Aulas Assíncronas – 08:20- 10:00
- Tópico 3- Do Império para a República- A “constituição do Imaginário Republicano”.
- Leitura Básica 3: CARVALHO, José Murilo de. Tiradentes: um herói para a República. In. A formação das almas: o imaginário da República do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990, p.55- 73.
ALB: Leitura e elaboração de cinco questões com as respostas sobre os conteúdos dos textos. As questões serão postadas como atividade no moodle.
- Disponibilização de link de vídeo do youtube: Umas Palavras A Formação das almas (14m). Ep. 04: José Murilo de Carvalho: https://www.youtube.com/watch?v=WPEZegucdmM&feature=youtu.be
-Aulas Síncronas sobre os conteúdos - 10:00-11:50
- 6ª Semana: 22/07 Aulas Assíncronas- 08:20- 10:00
-Tópico 4: O Brasil do século XX: Entre a construção da cidadania e a manutenção da estrutura autoritária. Da “Era Vargas” aos “Militares”.
4.1. Movimentos sociais e de contestação e o controle do cotidiano operário.
- Leitura Básica 4: SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloisa Murgel. A Primeira República e o povo nas ruas. In. SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras ,2019, p. 318-350.
- 4.2. As Dissidências Oligárguicas e o fim da Primeira República
- Assistir o documentário 1930, Tempo de Revolução. Dir. Eduardo Escorel. 1990 ( 49 m): https://www.youtube.com/watch?v=sAwKbgb33-E
- Aulas Síncronas sobre os conteúdos - 10:00-11:50
- Audição da Música Recenseamento (Carmem Miranda) : https://www.youtube.com/watch?v=I_cbjRM0POQ
- 7ª e 8ª Semana: 29/07- 05/08
- Aulas Assíncronas - 08:20- 10:00
- 4.3. A Era Vargas
- Leitura Básica 5: NAPOLITANO, Marcos. Brasil Novo- rupturas e continuidades. In. História do Brasil República: da queda da monarquia ao fim do Estado Novo. São Paulo: Contexto, 2017. (Coleção História na Universidade). P. 93- 135. - CAPELATO, Maria Helena. Propaganda Política e controle dos meios de Comunicação. In. PANDOLFI, Dulce. Repensando o Estado Novo. Ed. Fundação Getúlio Vargas, 1999, p. 167-178.
ALB: Leitura e elaboração de cinco questões com as respostas sobre os conteúdos dos textos.
- Assistir ao vídeo “Estado Novo: queima das bandeiras estaduais, 1938”, acervo Arquivo Nacional (3:05 m): https://www.youtube.com/watch?v=jzu_7hT45bU
- Assistir ao vídeo “Presidente Getúlio Vargas em Nova Iguaçu, RJ (1951)”, Acervo do Arquivo Nacional no youtube (2:02m): https://www.youtube.com/watch?v=-f2Esd7ZGQk
- Assistir vídeo Presidente Getúlio Vargas em Petrópolis, RJ (1953), Acervo Arquivo Nacional no youtube (1:14m): https://www.youtube.com/watch?v=99I7Q10czio
- Assistir ao vídeo “Getúlio Vargas discursa no Primeiro de Maio de 1951”, acervo Arquivo Nacional (6,41m) : https://www.youtube.com/watch?v=MJKRx_oJs2w
- Assistir ao vídeo Getúlio Vargas visita sua instância em Itú-RS, no ano de 1952, Acervo Arquivo Nacional no youtube (5:40m): https://www.youtube.com/watch?v=RqUDMyK67R8
- Outros vídeos disponíveis em:
https://www.youtube.com/c/ArquivoNacionalBrasil/search?query=Getulio+Vargas
- Aulas Síncronas sobre os conteúdos - 10:00-11:50
- Assistir ao vídeo “Lacerda, o Corvo da Guanabara”, Direção Sayd Mansur, Acervo Fundação Getúlio Vargas/CPDOC (18:33m): https://www.youtube.com/watch?v=TTfbL7NxOk4
- 9ªSemana: 12/08- Aulas Assíncronas -– 08:20- 10:00
- 4.4. O governo João Goulart e o Golpe Civil- Militar.
- Leitura Básica 6- NAPOLITANO, Marcos. “Utopia e agonia do governo Jango”. In:_1964: História do Regime Militar Brasileiro. São Paulo, Contexto, 2014.
ALB: Leitura e elaboração de cinco questões com as respostas sobre os conteúdos dos textos.
- Assistir o vídeo “Jango: dez anos de incerteza e esperança (32 min)”, filme que integra a exposição “Jango nossa breve História”, Arquivo Nacional , agosto de 2014
https://www.youtube.com/watch?v=C4Hh9XScQ5I
- Debate Geral 2: FICO, Carlos. O grande irmão: da Operação Brother Sam aos anos de chumbo. O governo dos Estados Unidos e a ditadura militar brasileira. 2ª.ed.- Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008, p. 17- 124.
R: Juçara, Nicolle e Sofia Rocco.
Aulas Síncronas sobre os conteúdos - 10:00-11:50
- Vídeo “Comício da Central”. Ver:
- Audição da Música- “Faz escuro, mas eu canto”. Nara Leão (1966).
- 10ª Semana 19/08: - Aulas Síncronas- 09:30 -11:50
- 4.5. As Universidades e a Cidadania em tempos de ditadura militar: Violência e Repressão 1964-1985.
- Leitura Básica 7 - MOTTA, Rodrigo P. Sá Motta. As Universidades e o regime militar: cultura política brasileira e modernização autoritária. Rio de Janeiro: Zahar, 2014, p. 7- 64.
Observação: O texto continua como ALB, mas será a atividade lúdica da acadêmica Elaine Ramos.
ALB: Leitura e elaboração de cinco questões com as respostas sobre os conteúdos dos textos.
- Apresentação do trabalho “Atividades Lúdicas” pelas equipes: Dramatização (esquetes), telejornais, talk Show e outras performances em vídeos, Power Point, com gravação, ou Podcats, utilizando como base os capítulos das obras definidas abaixo.
Orientações Gerais: Tempo de duração das criações: +- 30 minutos. No roteiro construído é muito importante apresentar as ideias sobre a sociedade defendidas pelos grupos.
Capítulos de obras (que serão distribuídos às equipes):
1. MIRANDA, Nilmário e TIBURCIO, Carlos. Dos filhos deste solo. Mortos e desaparecidos políticos durante a ditadura militar: a responsabilidade do Estado. São Paulo: Fundação Perseu Abramo/ Boitempo Editorial, 1986. Obra disponível em: http://docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=bibliotbnm&pagfis=11598
1.1- Prefácio, Cronograma do Partido e Organização de esquerda, ALN, p. 11-126. R: Lívia e Débora Pontes.
1.2- Molipo p. 127-163. R: Keila
1.3- 1.3 PCdoB, PCR, MRT, p. 166-233. R: Cassia, Helena e Jairo.
1.4- VPR/Colina, p. 238-299. R:
1.5-PCB, PCBR, MR-8, p. 302- 427. R: Juçara, Nicole e Sofia Rocco.
1.6- VAR Palmares- O maior Assalto, MNR/ M3G, p. 429-482. R:
1.7 - AP/PRT, p. 486-508. R:
2. PEDRO, Joana Maria WOLFF, Cristina Scheibe. Gênero, feminismos e ditaduras no Cone Sul. Florianópolis: Ed. Mulheres, 2010.
RAGO, Margarete. Memórias da Clandestinidade: Criméia Alice de Almeida Schimidt e a Guerrilha do Araguaia. In. In. PEDRO, Joana Maria WOLFF, Cristina Scheibe. Gênero, feminismos e ditaduras no Cone Sul. Florianópolis: Ed. Mulheres, 2010, p. 156-173. JOFFILY, Olívia Rangel. O Corpo Como Campo de Batalha. In. PEDRO, Joana Maria WOLFF, Cristina Scheibe. Gênero, feminismos e ditaduras no Cone Sul. Florianópolis: Ed. Mulheres, 2010,p. 225-245.
R: Daniellen e Rafael
- 11ªSemana: 26/08- Aulas Assíncronas-– 08:20- 09:30
- Aulas Síncronas - 09:30-11:50
- As Propagandas da AERP- Assessoria Especial de Comunicações Públicas. Ver:
http://www.historia.seed.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=20463
- Audição da Música- Meu Pequeno Amigo – Fernando Mendes (1973).
- Audição da música “Treze Anos ou o Divórcio”- Luiz Ayrão (1977)
- 12ª Semana:02/09- Aulas Assíncronas- – 08:20- 09:30
- 4.6. A ditatura e as Empreiteiras: A atuação das Empresas privadas junto ao Estado
- Leitura Básica 8 - CAMPOS, Pedro Henrique. A atuação dos aparelhos privados da construção junto ao Estado e à sociedade. In. Estranhas Catedrais. As Empreiteiras Brasileiras e a ditadura civil-militar, 1964-1988. Niterói: Eduff, 2014, p.219-308.
ALB: Leitura e elaboração de cinco questões com as respostas sobre os conteúdos dos textos.
- Debate Geral 4: CAMPOS, Pedro Henrique. O Estado Ditatorial e as Políticas Públicas para o Setor da Construção. In. Estranhas Catedrais. As Empreiteiras Brasileiras e a ditadura civil-militar, 1964-1988. Niterói: Eduff, 2014, p.309- 418. Equipe: XXXXXXX
- Aulas Síncronas sobre os conteúdos - 09:30-11:50
2. PEDRO, Joana Maria WOLFF, Cristina Scheibe. Gênero, feminismos e ditaduras no Cone Sul. Florianópolis: Ed. Mulheres, 2010.
RAGO, Margarete. Memórias da Clandestinidade: Criméia Alice de Almeida Schimidt e a Guerrilha do Araguaia. In. In. PEDRO, Joana Maria WOLFF, Cristina Scheibe. Gênero, feminismos e ditaduras no Cone Sul. Florianópolis: Ed. Mulheres, 2010, p. 156-173. JOFFILY, Olívia Rangel. O Corpo Como Campo de Batalha. In. PEDRO, Joana Maria WOLFF, Cristina Scheibe. Gênero, feminismos e ditaduras no Cone Sul. Florianópolis: Ed. Mulheres, 2010,p. 225-245.
R: Daniellen e Rafael
- Debate Geral 3: FIGUEIREDO, Lucas. Lugar Nenhum: militares e civis na ocultação dos documentos da ditadura. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 1- 73.
R: Cassia, Jairo e Helena.
- 4.6. A ditatura e as Empreiteiras: A atuação das Empresas privadas junto ao Estado
CAMPOS, Pedro Henrique. O Estado Ditatorial e as Políticas Públicas para o Setor da Construção. In. Estranhas Catedrais. As Empreiteiras Brasileiras e a ditadura civil-militar, 1964-1988. Niterói: Eduff, 2014.
- Audição da Música: “O Bêbado e o Equilibrista”- Elis Regina (1979).
- Audição da Música “Vai Passar”. Chico Buarque (1985).
- 13ª Semana: 09/09 - Aulas Assíncronas- – 08:20- 10:00
- Aulas Síncronas sobre os conteúdos - 10:00-11:50
- Tópico 5- O Sistema Político na Nova República.
- Leitura Básica 9 - RODEGHERO, Carla Simone. A anistia de 1979 e seus significados ontem e hoje. In. A ditadura que mudou o Brasil: 50 anos do golpe de 1964. Daniel Aarão Reis Filho, Marcelo Ridenti, Rodrigo Patto Sá Motta (orgs.). Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
ALB: Leitura e elaboração de cinco questões com as respostas sobre os conteúdos dos textos
Observação: O texto continua como ALB, mas será a atividade de Debate Geral da acadêmica Elaine Ramos.
-14ª Semana: 16/09- Aulas Assíncronas- – 08:20- 10:00
- Tópico 6- Os Governos de FHC-
Debate Geral 5: REIS, Daniel. A Ditadura faz Cinquenta Anos; história e cultura política nacional- estatista. In. A ditadura que mudou o Brasil: 50 anos do golpe de 1964. Daniel Aarão Reis Filho, Marcelo Ridenti, Rodrigo Patto Sá Motta (orgs.). Rio de Janeiro: Zahar, 2014, p.11-29.
R: Lívia
- Leitura Básica 10: MOTTA, Marly. A estabilização e a estabilidade: Plano Real aos governos FHC (1993-2002). In: Lucília Delgado e Jorge Ferreira (orgs.) O Brasil Republicano, v. 5. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018, p. 219-253.
ALB: Leitura e elaboração de cinco questões com as respostas sobre os conteúdos dos textos
Debate Geral 6: FREIRE, Américo e CARVALHO, Alessandra. As eleições de 1989 e a democracia brasileira: atores, processos e prognósticos. In: Lucília Delgado e Jorge Ferreira (orgs.) O Brasil Republicano, v. 5. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018, p. 119- 161.
R: Keila
- Aulas Síncronas sobre os conteúdos - 10:00-11:50
Debate Geral 8- SINGER, André – “Raízes sociais e ideológicas do Lulismo”. In. SINGER, André. Os Sentidos do Lulismo: reforma gradual e pacto conservador. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, p. 51-83.
-15ª Semana: 23/09- Aulas Assíncronas -– 08:20- 10:00
- Leitura Básica 11- MOTTA, Rodrigo Patto Sá. O lulismo e os governos do PT: ascensão e queda. In: Lucília Delgado e Jorge Ferreira (orgs.) O Brasil Republicano, v. 5. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018, p. 415-445.
ALB: Leitura e elaboração de cinco questões com as respostas sobre os conteúdos dos textos. As questões deverão ser enviadas como atividade no moodle.
Aulas Síncronas sobre os conteúdos - 10:00-11:50
- Debate Geral 9- CHAUI, Marilena. A Nova Classe Trabalhadora brasileira e a ascensão do conservadorismo. In. Ivana Jinkings, Kim Doria e Murilo Cleto (Orgs). Por que Gritamos Golpe?: para entender o impeachment e a crise política no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2016, p. 15-22. SINGER, André – “A (falta de) base política para o ensaio desenvolvimentista”. In. SINGER, André e LOUREIRO, Isabel (orgs.). As contradições do Lulismo: a que ponto chegamos? São Paulo: Boitempo, 2016, p. 21-54.
R: Danielen e Rafael
Tópico 7. O Brasil Contemporâneo: questões atuais
- Disponibilização da avaliação dissertativa para ser encaminhada pelo moodle na semana seguinte.
-16ª Semana: 30/09- Aulas Assíncronas – 08:20- 10:00
- Aulas Síncronas - 10:00-11:00
- Conclusão da Avaliação e postagem.