Programação

  • Geral

  • Tópico 01 - 27/10: Apresentação da Disciplina

        Conteúdos    

    • Ementa; Objetivos; avaliação; metodologia, conteúdos e softwares;
    • Formato aulas sínc./assínc;
    • Atividades e participação;
    • Modos de assessoramento;
    • Formas de avaliação.

          Objetivos      

    • Conhecer o plano de ensino e uma visão geral da disciplina e o plano de ensino para o formato de aulas não presenciais.

          Softwares     

    • Visão seral dos softwares a serem utilizados;

    . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  • Tópico 02 - 27/11 a 03/11: Usuário-leitor e novos modelos de aquisição, leitura e mediação.

        Conteúdos    

    • Problematização, contextualização e introdução ao tema;
    • Conceituação de: Atores de Leitura;  Leitura compartilhada e mediada.

          Objetivos      

    • Compreender características e alterações nos papeis dos leitores no âmbito digital.

          Softwares     

    • Visão seral dos softwares a serem utilizados;

    . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  • Tópico 3 - 03 a 10/11/2021: Publicações Digitais: propriedades, formatos, gêneros e recursos.

        Conteúdos    

    • Constituintes, propriedades e formatos.
    • Recursos e potencialidades;
    • Leitor interator X Usuário-leitor; 

          Objetivos      

    • Conhecer e compreender a funcionalidade, potencialidade e limites das propriedades de publicações digitais, seus formatos, gêneros e recursos;

          Softwares     

    • Visão seral dos softwares a serem utilizados;

    . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  • Tópico 4 - 10 à 17/11 - Usabilidade e Experiência de Leitura em dispositivos eletrônicos

        Conteúdos    

    • Usabilidade e Experiência de Leitura em dispositivos eletrônicos;
    • Fatores primários, secundários e terciários na produção de publicações digitais;
    • Orientações para:
      • Conceito
      • Conteúdo
      • Funcionalidades
      • Experiência
      • Superfície

          Objetivos      

    • Conhecer propriedades fundamentais da interação com livros em diferentes dispositivos eletrônicos.
    • Subsídios e diretrizes para análises de similares

    . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  • Tópico 4.b - Análise de Similares: 17 à 24/11

  • Tópico 5 - Prototipação I - Arquitetura de Info e Navegação 24/11 a 08/12

  • Tópico 5 - Prototipação II: Design de Interface - sketches ao wireframes: 08/12 à 15/12

  • Tópico 6 - Prototipação III Média Fidelidade: Tipografia Digital - 15/12

  • Recesso: 19/12 a 31/01

    • Tópicos 6 e 07 - Prototipação IV Alta Fidelidade: 02/02/2022 a 09/02/2022

    • Tópico 9 - Prototipação Alta Fidelidade - Participativa e Iterativa - Preparação dos teste com usuários: 23/02/2022

    • Tópico 10 - Avaliação e Implementação: Aplicação dos Teste com usuários: 09/03

    • Tópico atual

      Fechamento disciplina - 23/03/2022