Programação
- Geral
Geral
- APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
A disciplina BQA 7006 Bioquímica Aplicada à Odontologia tem como objetivo discutir a química e a importância biológica das biomoléculas relevantes para a área de odontologia. Também iremos abordar assuntos como bioenergética, inter-relação metabólica e regulação do metabolismo, além de tópicos especiais relacionados à odontologia como a bioquímica da saliva, da placa bacteriana e da cárie dental, a relação entre o metabolismo de microorganismos anaeróbicos do meio bucal com o processo da desmineralização e remineralização do dente, e a ação bioquímica do fluoreto.
Professores:
Rafael Trevisan (r.trevisan@ufsc.br)
Carlos Peres Silva (carlos.peres@ufsc.br)
Monitora:
Julia Tramontin (juliatramontin@hotmail.com)
Plantão tira dúvidas (marcar com antecedência): Quartas-feiras das 13:30h as 17:10h e Quintas-feiras das 07:30h as 11:50h.
Programa
Plano de Ensino e Cronograma (em PDF); (o cronograma sofreu alterações, por favor vejam as aulas listadas logo abaixo na página do Moodle)
Por favor, notar as alterações no cronograma de aulas síncronas e assíncronas nos tópicos abaixo.
Atividades avaliativas
A nota final será constituída da média das avaliações 1 (peso 2), 2 (peso 3), 3 (peso 3) e 4 (peso 2).
- A avaliação 1 é calculada como a média das notas dos questionários respondidos via Moodle de maneira assíncrona durante a primeira parte da disciplina (26/10 a 18/11);
- A avaliação 2 é calculada como a média das notas dos questionários respondidos via Moodle de maneira assíncrona durante a segunda parte da disciplina (23/11 a 16/12);
- A avaliação 3 é calculada como a média das notas dos questionários respondidos via Moodle de maneira assíncrona durante a terceira parte da disciplina (01/02 a 15/03);
- A avaliação 4 é calculada como a média de atividades extras desenvolvidas de maneira assíncrona no Moodle.
- A nota final (antes da recuperação) poderá ser acrescida em até 0,5 ponto através da participação do aluno em atividades realizadas durante as aulas síncronas (e.g. quizzes/enquetes).
Aulas assíncronas
Acessadas pelo Moodle e compostas de uma vídeo-aula, um questionário de múltipla escolha e material didático adicional.
Aulas síncronas
Acessadas pelo Moodle de acordo com o calendário, no respectivo tópico.
- Lista de atividades
Lista de atividades
Aqui ficarão disponíveis os links para todas as atividades a serem desenvolvidas pela plataforma Moodle ao longo da disciplina, conforme descrito no Plano de Ensino
Questionários e atividades assíncronas via Moodle:
- Questionário 01 (parte da Avaliação 01) Fundamentos de Bioquímica, Carboidratos e Aminoácidos
Prazo 10/11 18:00
- Atividade 01 (parte da Avaliação 04) - Mapa mental ou Infográfico sobre Aminoácidos, Proteínas e Enzimas
Prazo: 17/11, 18:00
- Questionário 02 (parte da Avaliação 01) - Química de Proteínas, Enzimas e Química de Lipídeos e Vitaminas
Prazo: 24/11 18:00
- Questionário 03 (parte da Avaliação 02) - Bioenergética, Glicólise e fermentações, Ciclo de Krebs
Prazo: 01/12 18:00
- Questionário 04 (parte da Avaliação 02) - Cadeia Transportadora de Elétrons, Fosforilação Oxidativa, Gliconeogênese, Via das Pentoses Fosfato e Metabolismo do Glicogênio
Prazo: 08/12 18:00
- Questionário 05 (parte da Avaliação 02) - Biossíntese de ácidos graxos, Betaoxidação de ácidos graxos, cetogênese e cetólise
Prazo: 15/12 18:00
- Questionário 06 (parte da Avaliação 02) - Metabolismo de Proteínas, Ciclo da Ureia e Integração metabólica
Prazo: 22/12 18:00, 29/12 18:00
- Questionário 07 (parte da Avaliação 03) - Bioquímica da Saliva e Bioquímica do meio bucal
Prazo: 09/02 18:00
- Questionário 08 (parte da Avaliação 03) - Aspectos bioquímicos das formações da superfície do esmalte dental, Determinação quantitativa do cálcio e Composição química e bacteriana do biofilme
Prazo: 22/02 25/02 18:00
- Questionário 09 (parte da Avaliação 03) - Bioquímica do cálculo dental e da cárie, Bioquímica dos processos de desmineralização e remineralização do esmalte do dente
Prazo: 02/03 18:00
- Atividade 02 (parte da Avaliação 04) - Vídeo-aula (em grupo) sobre Bioquímica da Cárie ou Processos de Des/Re do esmalte do dente
Prazo: 09/03 11/03 18:00
- Questionário 10 (parte da Avaliação 03) - Metabolismo de bactérias orais, Relação bioquímica entre os açúcares e micro-organismos anaeróbicos do meio bucal, Metabolismo de xilitol, manitol e sorbitol em bactérias cariogênicas
Prazo: 14/03 18/03 18:00
Recuperação:
-
Atividade de recuperação (a definir)
Atividades onlines em aulas síncronas via BigBlueButton
Conjunto de atividades de participação que valem até 0,5 ponto (total), a ser acrescido na nota final (antes da recuperação). Elas serão realizadas EXCLUSIVAMENTE durante as seguintes aulas síncronas:
- Enquetes/Quiz 01 - Apresentação da disciplina e Fundamentos de Bioquímica
Data: Turma A 26/10, Turma B 27/10
- Enquetes/Quiz 02 - Química de proteínas
Data: Turma A 09/11, Turma B 10/11
- Enquetes/Quiz 03 - Bioenergética e metabolismo, Glicólise e fermentações
Data: Turma A 23/11, Turma B 24/11
- Enquetes/Quiz 04- Biossíntese de Ácidos Graxos
Data: Turma A 07/12, Turma B 08/12
- Enquetes/Quiz 05- Metabolismo de Proteínas e Ciclo da Ureia
Data: Turma A 14/12, Turma B 15/12
- Enquetes/Quiz 06- Bioquímica da Saliva
Data: Turma A 01/02, Turma B 02/02
- Enquetes/Quiz 07- Composição química e bacteriana do biofilme
Data: Turma A 15/02, Turma B 16/02
- Enquetes/Quiz 08 - Bioquímica da Cárie
Data: Turma A 22/02, Turma B 23/02
- Enquetes/Quiz 09 - Metabolismo de Bactérias Orais
Data: Turma A 08/03, Turma B 09/03
- Unidade I - Química e importância biológica das biomoléculas
Unidade I - Química e importância biológica das biomoléculas
Aula 01 (síncrona): 26/10 (Turma A) e 27/10 (Turma B)
Apresentação da disciplina e do plano de ensino. Principais biomoléculas e suas unidades fundamentais. Fundamentos em Bioquímica
Aula 02 (assíncrona): 27/10 (Turma A) e 28/10 (Turma B)
Química de carboidratos
Aula 03 (assíncrona): 03/11(Turma A) e 04/11 (Turma B)
Química de aminoácidos
Questionário de múltipla escolha que integra a nota da Avaliação 1 (média das notas dos questionários 01 e 02).
O questionário fecha automaticamente após o prazo de entrega.
Aula 04 (assíncrona): 09/11 (Turma A) e 10/11 (Turma B)
Química de Proteínas
Aula 05 (síncrona): 10/11 (Turma A) e 11/11 (Turma B)
Enzimas
Vídeo-aula sobre a atividade enzimática da enzima invertase, que converte sacarose em D-glicose e D-frutose. Essa vídeo aula foi elaborada pelo Prof. Rodrigo Vassoler Serrato, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para a disciplina de Bioquímica Prática. Essa vídeo aula mostra como ocorrem alguns experimentos práticos sobre cinética enzimática no laboratório e os gráficos resultantes para a análise dos dados experimentais. Tanto a D-glicose quanto a D-frutose são açúcares redutores e são convertidas em enediol, que sofre oxidação na presença de DNS (3,5-dinitrosalicilato), que possui coloração amarela. O DNS reduzidopassa a ter coloração laranja escura à marrom. Dessa forma, é possível quantificar a presença de produtos da reação (açúcares redutores) com o auxílio de um espectrofotômetro. Além disso também é explicada a Equação de Michaelis-Menten e a Equação de Lineweaver-Burk.
A parte 1 da aula mostra 2 experimentos:
- um que mostra a influência da concentração da enzima sobre a reação;
- e outro que mostra a influência do tempo de incubação.
A parte 2 da aula mostra outros 2 experimentos:
- um que mostra a influência do pH sobre a reação;
- e outro que mostra a influência da concentração do substrato.
Aula 06 (assíncrona): 16/11 (Turma A) e 17/11 (Turma B)
Química de lipídeos
Aula 07 (assíncrona): 17/11 (Turma A) e 18/11 (Turma B) Vitaminas hidrossolúveis, vitaminas lipossolúveis e coenzimas
- Unidade II - Bioenergética e Metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas.
Unidade II - Bioenergética e Metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas.
Aula 08 (síncrona): 23/11 (Turma A) e 24/11 (Turma B)
Bioenergética e metabolismo. Glicólise e fermentações
Aula 09 (assíncrona): 24/11 (Turma A) e 25/11 (Turma B)
Ciclo de Krebs
Aula 10 (assíncrona): 30/11 (Turma A) e 01/12 (Turma B)
Cadeia Transportadora de Elétrons (Fosforilação Oxidativa)
Para alimentar todo o seu maquinário molecular ... cada célula contém de algumas centenas a alguns milhares de mitocôndrias. E cada uma dessas mitocôndrias contém uma grande coleção de motores rotativos. Com cada respiração que você dá, você desencadeia uma longa série de ações e reações químicas que fazem aqueles motores giratórios girarem e girarem em cada célula viva do seu corpo como zilhões de turbinas, pás de moinhos de vento ou hélices de avião. Esses motores rotativos produzem um alimento energético concentrado, uma molécula rica em energia chamada trifosfato de adenosina, ou ATP. E este ATP, mais do que qualquer outra molécula no inventário celular, faz todo o resto das máquinas funcionar. Este é o combustível de todos os nossos motores mortais. Sem ATP, seria inútil respirarmos, beber e comer. Sem ATP, mesmo a menor ação em nossos corpos desaceleraria e pararia.
Jonathan Weiner, escritor de ciência e vencedor do Prêmio Pulitzer.Aula 11 (assíncrona): 01/12 (Turma A) e 02/12 (Turma B)
Gliconeogênese, Via das Pentoses Fosfato e Metabolismo do Glicogênio
Aula 12 (síncrona): 07/12 (Turma A) e 08/12 (Turma B)
Biossíntese de Ácidos Graxos
Aula 13 (assíncrona): 08/12 (Turma A) e 09/12 (Turma B)
Beta-oxidação de Ácidos Graxos e Metabolismo de Corpos Cetônicos
Aula 14 (síncrona): 14/12 (Turma A) e 15/12 (Turma B)
Metabolismo de Proteínas e Ciclo da Ureia
- Unidade III - Integração metabólica
Unidade III - Integração metabólica
Aula 15 (assíncrona): 15/12 (Turma A) e 16/12 (Turma B)
Integração metabólica
- Recesso: 19/12 a 30/01
Recesso: 19/12 a 30/01
- Unidade IV - bioquímica da saliva
Unidade IV - bioquímica da saliva
Aula 16 (assíncrona): 01/02 (Turma A) e 02/02 (Turma B)
Bioquímica da Saliva
- Unidades V e VI - bioquímica da cavidade oral, da desmineralizção, remineralização e da cárie dentária. Ação do fluoreto. Relação bioquímica entre açúcares e cárie. Caracterização de enzima da cavidade oral e cálcio do dente
Unidades V e VI - bioquímica da cavidade oral, da desmineralizção, remineralização e da cárie dentária. Ação do fluoreto. Relação bioquímica entre açúcares e cárie. Caracterização de enzima da cavidade oral e cálcio do dente
Aula 17 (assíncrona): 02/02 (Turma A) e 03/02 (Turma B)
Bioquímica da Cavidade Oral
Aula 18 (assíncrona): 08/02 (Turma A) e 09/02 (Turma B)
Bioquímica da Superfície do Esmalte
Aula 19 (assíncrona): 09/02 (Turma A) e 10/02 (Turma B)
Atividade Aplicada - Determinação Quantitativa de Cálcio
Aula 20 (síncrona): 15/02 (Turma A) e 16/02 (Turma B)
Composição química e bacteriana do biofilme
Link para o encontro síncrono: https://meet.google.com/uur-oyuj-qgy
Texto de Bowen et al., 2018. Trends Microbiol. 2018 Mar; 26(3): 229–242.
Streptococcus mutans e cárie dentária tornaram-se mais prevalentes após mudanças dietéticas das revoluções Neolítica e Industrial, que foram caracterizadas pela introdução de dietas ricas em açúcar. A coevolução de S. mutans com o aumento do consumo de açúcar explica em grande parte como o S. mutans é bem adaptado para colonizar e prosperar nos dentes quando o hospedeiro humano ingere açúcares. S. mutans tem pelo menos 7 enzimas que hidrolisam a sacarose, alguns produzindo polímeros e glicose ou frutose livre, e uma que cliva a sacarose-6-fosfato gerada por transportadores de sacarose. S. mutans secreta múltiplas exoenzimas, particularmente glucosiltransferases (Gtfs), que são capazes de clivar a sacarose para produzir glucanos extracelulares (homopolímeros de glicose) e frutose livre. Os glucanos são constituintes-chave da matriz em biofilmes cariogênicos e estão associados ao aumento da virulência em animais experimentais e em humanos. Os Gtfs fazem um polímero que é adesivo, relativamente insolúvel em água e rico em ligações (α1,3), com ramificação (α1,6), que por sua vez são importantes para a estabilidade do biofilme. Embora existam numerosas espécies microbianas orais, a maioria deles é incapaz de produzir glucanos insolúveis até que sejam revestidos por Gtfs secretados.
Curiosamente, a proporção de ligações α1,3 para α1,6 aumenta pela ação das dextranases secretadas que atacam as cadeias (α1,6) conforme os glucanos são produzidos. No entanto, ainda não foi encontrada nenhuma bactéria oral que possa hidrolisar as ligações (α1,3), incluindo S. mutans. A expressão de Gtfs e a produção de matriz de glucano são dependentes de fatores ambientais, incluindo pH e fonte de carboidratos, envolvendo sinalização, como o segundo mensageiro c-di-AMP e, possivelmente, pequenos RNAs não codificantes únicos chamados microRNAs. A descoberta do último pode fornecer uma nova compreensão da biologia da matriz e da regulação da formação de biofilme. Como S. mutans modula esta rede reguladora integrativa para responder aos desafios ambientais e coordenar a expressão dos genes necessários para a síntese da matriz permanece mal definida. Além disso, todos os isolados de S. mutans possuem sistemas de transporte de alta afinidade e alta capacidade para uma variedade de carboidratos, que são mediados principalmente pelo sistema açúcar: fosfotransferase (PTS). O PTS pode internalizar rapidamente monossacarídeos e dissacarídeos, incluindo glicose, manose, frutose, entre outros, que podem ser posteriormente metabolizados em ácidos. Quando o açúcar está presente em excesso, as células produzem principalmente ácido láctico por meio de uma lactato desidrogenase. Em condições de baixo carboidrato, uma piruvato-formato-liase canaliza o piruvato para acetato e formato, ganhando um ATP adicional, em comparação com a via do lactato. Ao utilizar a sacarose de forma eficiente, S. mutans pode orquestrar a produção de EPS para ajudar as bactérias a se acumularem e formarem uma matriz. Por sua vez, as bactérias aderentes transportam rapidamente e metabolizam de forma eficiente diferentes açúcares para produzir ácidos por meio de ações combinadas de transportadores e enzimas catabólicas. Essas propriedades (com tolerância a ácidos) permitem que S. mutans se desenvolva, interaja e viva em um habitat acidificado que se torna uma marca registrada dos biofilmes cariogênicos.Aula 21 (síncrona): 22/02 (Turma A) e 23/02 (Turma B)
Bioquímica da cárie e do cálculo dental
Aula 22 (assíncrona): 23/02 (Turma A) e 24/02 (Turma B)
Bioquímica dos processos de desmineralização e remineralização do esmalte do dente
Aula 23 (assíncrona): 08/03 (Turma A) e 09/03 (Turma B)
Metabolismo de bactérias orais
Aula 24 (síncrona): 15/03 (Turma A) e 16/03 (Turma B)
Metabolismo de xilitol, manitol e sorbitol em bactérias cariogênicas
- Atividade de recuperação (prazo 25/03, 18:00)
Atividade de recuperação (prazo 25/03, 18:00)
- Tópico 11
Tópico 11
- Tópico 12
Tópico 12
- Tópico 13
Tópico 13
- Tópico 14
Tópico 14
- Tópico 15
Tópico 15
- Tópico 16
Tópico 16
- Tópico 17
Tópico 17
- Tópico 18
Tópico 18
- Tópico 19
Tópico 19