Programação
- Plano de Ensino da disciplina Estágio Supervisionada de História II
- Ensino de História
Ensino de História
SCHMIDIT, Maria Auxiliadora. História. In: KUENZER, Acacia Zeneida (Org.). Ensino Médio: Construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. São Paulo: Cortez, 2004, p. 203-231. (disponível na pasta para xerox)
NOVOS TEXTOS NA PASTA (LEITURA NA PRÓXIMA SEMANA)
- Para discussão sobre a problematização dos conteúdos:
MONTELLATO, Andréa; CABRINI, Conceição. A história como uma janela para o mundo. Revista de História da Biblioteca Nacional, setembro de 2006.
- Para a discussão sobre trabalho histórico realizado pelos alunos (relacionado com nossa proposta de educação patrimonial):
SCHIMIDT, Maria Auxiliadora; GARCIA, Tania Braga. O trabalho histórico na sala de aula. História & Ensino, v. 9, out. 2003, p. 223-241.
SCHIMIDT, Maria Auxiliadora; GARCIA, Tania Braga. A formação da consciência história de alunos e professores e o cotidiano em aulas de história. Cadernos Cedes, vol. 25, n. 67, set./dez. 2005, p. 297-308. (também disponível on line)
SCHIMIDT, Maria Auxiliadora e CAINELLI, Marlene. O ensino de história fora da sala de aula. In Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2010, p. 149-160.
- Texto para discussão sobre ensino de História - dia 30/03
- História da presença de africanos e afrodescendentes em Santa Catarina
História da presença de africanos e afrodescendentes em Santa Catarina
LIVROS DISPONÍVEIS PARA EMPRÉSTIMO:
AMARAL, Tamelusa Ceccato. As “camélias” de Desterro: a campanha abolicionista e a prática de alforriar cativos (1870 – 1888). Itajaí: UDESC; Casa Aberta, 2008.
BELISSIMO, Ângelo Renato. Entre a praça e o porto: grandes fortunas nos inventários pós mortem em Desterro (1860-1880). Itajaí: UDESC; Casa Aberta, 2008.
CAMPOS, Adriana Pereira Campos; SILVA, Gilvan Ventura da (Org). A escravidão atlântica: do domínio sobre a África aos movimentos abolicionistas. Vitória: GM, 2011.
CAMPOS, Adriana Pereira Campos; SILVA, Gilvan Ventura da (Org). O sistema escravista luso-brasileiro e o cotidiano da escravidão. Vitória: GM, 2011.
CAMPOS, Adriana Pereira Campos; SILVA, Gilvan Ventura da (Org). Os reinos africanos na antiguidade e idade medida: Uma história para ser recontada. Vitória: GM, 2011.
COSTÓDIO, Leandra Vicente; RIBEIRO, Neli Goes. Estudos sobre a escolarização do negro em Santa Catarina: municípios de Itajaí, Lages, Criciúma e Florianópolis. Itajaí: UDESC; Casa Aberta, 2008.
CUSTÓDIO, Leandra Vicente. As populações de origem africana no livro didático: o caso do ensino de geografia de Florianópolis (2003 – 2008). Itajaí: UDESC; Casa Aberta, 2008.
DAUWE, Fabiano. Estratégias institucionais de liberdade: um estudo de fundo de emancipação dos escravos em Nossa Senhora do Desterro 1872 – 1888. Itajaí: UDESC; Casa Aberta, 2008.
MATTOS, Miriam de Cássia do C. Mascarenhas. A diversidade cultural presente nos estoques informacionais das escolas públicas de Santa Catarina: um estudo sobre a implementação da lei federal n. 10.639/03. Itajaí: UDESC; Casa Aberta, 2008.
SILVA, José Bento da. A Itajahy do século XIX: História, poder e cotidiano. Itajaí: UDESC; Casa Aberta, 2008.
SIMÃO, Maristela dos Santos. Lá vem o dia, lá vem a virgem Maria. Agora e na hora de nossa morte: a irmandade de nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos homens pretos, em Desterro. Itajaí: UDESC; Casa Aberta, 2008.
STAKONSKI, Michele Maria. Da sacristia ao consistório: tensões da Romanização no caso da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos. (1880 – 1910). Itajaí: UDESC; Casa Aberta, 2008.
- Módulos do Projeto Santa Afro Catarina 2011
Módulos do Projeto Santa Afro Catarina 2011
Armação baleeira e engenhos do Ribeirão da Ilha
- Módulos do Projeto Santa Afro Catarina 2011
Módulos do Projeto Santa Afro Catarina 2011
A Desterro de Cruz e Sousa
- Módulos do Projeto Santa Afro Catarina 2011
Módulos do Projeto Santa Afro Catarina 2011
Viver de Quitandas
- Módulos do Projeto Santa Afro Catarina 2011
Módulos do Projeto Santa Afro Catarina 2011
Devoção ao Rosário e Festas de Africanos na Ilha
- Coletânea História Diversa: Africanos e afrodescendentes na Ilha de Santa Catarina
Coletânea História Diversa: Africanos e afrodescendentes na Ilha de Santa Catarina
Introdução: Uma História Diversa de Florianópolis
Beatriz Gallotti Mamigonian e Joseane Zimmermann Vidal
Capítulo 1 - Tráfico de escravos e a presença africana na Ilha de Santa Catarina
Beatriz Gallotti Mamigonian e Vitor Hugo Bastos Cardoso
Capítulo 2 - Armação baleeira da Lagoinha: uma grande unidade escravista
Fernanda Zimmermann
Capítulo 3 - Escravidão nos Engenhos de Farinha da Lagoa da Conceição
Ana Carla Bastos
Capítulo 4 - A Irmandade do Rosário e seus Irmãos africanos, crioulos e pardos
Claudia Mortari Malavota
Capítulo 5 - Entre a diversão e as proibições: as festas de escravos e libertos na Ilha de Santa Catarina
Jaime José dos Santos Silva
Capítulo 6 - Quilombos e fugas de escravos na Ilha de Santa Catarina
Martha Rebelatto
Capítulo 7 - Africanos e descendentes na história do primeiro mercado público de Desterro
Fabiane Popinigis
Capítulo 8 - Victorino de Menezes: um comerciante de escravos em Desterro
Rafael da Cunha Scheffer
Capítulo 9 - Da escravidão à liberdade na Ilha de Santa Catarina
Henrique Espada Lima
Capítulo 10 - Cruz e Sousa: de Desterro para o panteão da poesia simbolista.
Elizabete Maria Espíndola
Capítulo 11 - Patápio Silva: trajetória do flautista interrompida em Florianópolis
Maurício Oliveira
Capítulo 12 - Clubes e Associações de Afrodescendentes na Florianópolis das décadas de 1930 e 1940
Maria das Graças Maria
Apresentação das organizadoras e dos autores
Tabela 2.1 - Lista nominal dos escravos da Armação da Lagoinha em 1816.
Tabela 2.2. Lista de escravos batizados em 1817 como pertencentes ao Contrato da Armação da Lagoinha
Tabela 2.3 - Filhos de escravos da Armação da Lagoinha batizados na Freguesia do Ribeirão (1818-1839)
Tabela 2.4 - Habitantes da Armação da Lagoinha em 1843.
Tabela 2.5 - Distribuição da população do Ribeirão da Ilha conforme posição nos fogos (1843).
- Relatório de Estágio - Disciplina de Estágio III - 2010.2
Relatório de Estágio - Disciplina de Estágio III - 2010.2
ARIENTI, Douglas; MACIEL, Luíza - Construção do conceito de escravidão no ensino de história.
LIMA, Angela - A construção de uma abordagem de ensino para a história da África.
MENDES, Caroline - As representações de natureza: Uma temática para o ensino de história de local.
NAMAN, Guilherme; NEIS, Felipe – Escravidão na América Portuguesa e no Brasil: Uma inserção temática.
ROSSI, Esther - As representações de natureza: Uma temática para o ensino de história de local.
SOUZA, Maysa Espíndola - Histórias na África centro-ocidental: Congo e dongo na escola.
- Textos disponíveis na pasta
Textos disponíveis na pasta
- Textos sobre mediação didática
LOPES, Alice Ribeiro. Conhecimento Escolar: Interrelação com conhecimento científico e cotidiano. Contexto & Educação, Ijuí, v. 11, n. 45, p. 40-59, jan/ mar, 1997b.
LOPES, Alice Ribeiro. Conhecimento escolar: Processo de seleção cultural e mediação didática. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 1, n. 22, p. 95–111, jan/jun. 1997.
MONTELLATO, Andréa; CABRINI, Conceição. A história como uma janela para o mundo. Revista de História da Biblioteca Nacional, setembro de 2006.
SCHIMIDT, Maria Auxiliadora; GARCIA, Tania Braga. O trabalho histórico na sala de aula. História & Ensino, v. 9, out. 2003, p. 223-241.
SCHIMIDT, Maria Auxiliadora; GARCIA, Tania Braga. A formação da consciência história de alunos e professores e o cotidiano em aulas de história. Cadernos Cedes, vol. 25, n. 67, set./dez. 2005, p. 297-308. (também disponível on line)
SCHIMIDT, Maria Auxiliadora e CAINELLI, Marlene. O ensino de história fora da sala de aula. In Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2010, p. 149-160.
SCHIMIDT, Maria Auxiliadora e CAINELLI, Marlene. A aprendizagem histórica. In Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2010, p. 65-81.
RÜSEN, Jörn. Apendizado histórico. In Jörn Rüsen e o ensino de História. Curitiba, Editora da UFPR, 2011, p. 41-49.
ESTUDOS DO ESPAÇO:
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade – lembranças de velhos. São Paulo: Editora da USP, 2ª edição, 1987. – ítem indicado para a leitura: "Os espaços da memória".
CERTEAU, Michel de. Relatos de espaço. CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Antes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. p. 199 – 217.
CERTEAU, Michel de; GIARD, Luce. Espaços privados. In: CERTEAU, Michel de; GIARD, Luce; MAYOL, Pierre. A Invenção do Cotidiano: 2 . morar, cozinhar. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996. p. 203 – 207.
CERTEAU, Michel de; GIARD, Luce. Os fantasmas da cidade. In: CERTEAU, Michel de; GIARD, Luce; MAYOL, Pierre. A Invenção do Cotidiano: 2 . morar, cozinhar. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996. p. 189 -202.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1990 - Capítulo indicado para leitura: A Memória Coletiva e o espaço.
MAYOL, Pierre. O bairro. In: CERTEAU, Michel de; GIARD, Luce; MAYOL, Pierre. A Invenção do Cotidiano: 2 . morar, cozinhar. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996. p. 37 – 45.
LUCENA, Célia. Tempo e espaço nas imagens das lembranças. In: SIMSON, Olga Rodrigues de Moraes. Os desafios contemporâneos da história oral. Campinas: CMU/UNICAMP, 2007. p. 223 – 232
- Educação Patrimonial e História Local
Educação Patrimonial e História Local
LEITURA OBRIGATÓRIA:
MATOZZI, Ivo. Currículo de história e educação para o patrimônio. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 47, p. 135-155, jun. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982008000100009&script=sci_arttext.
Disponíveis na pasta:
CAIMI, Flávia Eloisa. Meu lugar na História: de onde eu vejo o mundo? In: OLIVEIRA, Margarida Maria Dias (Coord). História: Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação, 2010. p. 59 – 83
PAIM, Elison Antonio. Lembrando, eu existo. In: OLIVEIRA, Margarida Maria Dias (Coord). História: Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação, 2010. p. 83 – 104.
- Tópico 12
Tópico 12
EDUCAÇÃO HISTÓRICA
Referências:
BARCA, Isabel. Literacia e consciência histórica. Revista Educar, Curitiba, n. especial, p. 93-112, 2006
CAINELLI, Marlene Rosa. Educação Histórica: perspectivas de aprendizagem da história no ensino fundamental. Educar em Revista, Curitiba, v. 1, p. 57-72, 2006.
GAGO, Marília. Concepções de passado como expressão de consciência histórica. Currículo sem Fronteiras, v.7, n.1, pp.127-136, jan/jun 2007
NAKOU, Irene. Educação Histórica: O uso de ferramentas culturais relacionadas com a diversidade de experiências e atitudes dos estudantes. Currículo sem Fronteiras, v.7, n.1, pp.137-159, Jan/Jun 2007.
PINTO, Maria Helena. Evidências patrimoniais para a educação histórica: Uma experiência educativa no Centro Histórico de Guimarães. Currículo sem Fronteiras, v.7, n.1, pp.171-185, Jan/Jun 2007.
RÜSEN, Jörn. Didática da História: Passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 1, n. 2, p. 07 – 16, jul.-dez. 2006
SCHMIDT, Maria Auxiliadora; GARCIA, Tânia Maria Braga. A formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em aulas de história. Caderno Cedes, Campinas, vol. 25, n. 67, p. 297-308, set./dez. 2005
SCHMIDT, Maria Auxiliadora; GARCIA, Tânia Maria Braga. Pesquisas em educação histórica: Algumas experiências. Educar em Revista, Curitiba, v. 1, p. 11-31, 2006.
- Oficina de Estudo do Meio
Oficina de Estudo do Meio
OFICINA DE ESTUDO DO MEIO
MINISTRANTE: Professor Orlando Ferretti
DIAS: 27 e 28 de março.
Local: dia 27 - UFSC (local a ser definido)
dia 28 - centro de Floripa
Horário: 8h20m - 11h:30m.
LOPES, Claudivan S.; PONTUSCHKA, Nídia N. Estudo do meio: teoria e prática. Revista Geografia, Londrina, v. 18, n. 2, p. 173 - 191, 2009.Leitura para o dia 27/03.
- Tópico 14
Tópico 14
OFICINAS DE HISTÓRIA
Conheçam o blog do Projeto Oficinas de História: http://www.oficinasdehistoria.com.br/
CAIXAS DE HISTÓRIA- São Gonçalo - Guia do Professor.
- O Guia do Professor da Caixa de História de Magé ultrapassa o limite para postagem no moodle. Entretanto, tenho disponível para cópia.
- Estudos sobre espaço
Estudos sobre espaço
Referências:
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade – lembranças de velhos. São Paulo: Editora da USP, 2ª edição, 1987. – ítem indicado para a leitura: "Os espaços da memória".
CERTEAU, Michel de. Relatos de espaço. CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Antes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. p. 199 – 217.
CERTEAU, Michel de; GIARD, Luce. Espaços privados. In: CERTEAU, Michel de; GIARD, Luce; MAYOL, Pierre. A Invenção do Cotidiano: 2 . morar, cozinhar. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996. p. 203 – 207.
CERTEAU, Michel de; GIARD, Luce. Os fantasmas da cidade. In: CERTEAU, Michel de; GIARD, Luce; MAYOL, Pierre. A Invenção do Cotidiano: 2 . morar, cozinhar. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996. p. 189 -202.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1990 - Capítulo indicado para leitura: A Memória Coletiva e o espaço.
MAYOL, Pierre. O bairro. In: CERTEAU, Michel de; GIARD, Luce; MAYOL, Pierre. A Invenção do Cotidiano: 2 . morar, cozinhar. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996. p. 37 – 45.
- QUADRO - PRESENÇA NAS ATIVIDADES NA ESCOLA
QUADRO - PRESENÇA NAS ATIVIDADES NA ESCOLA
- Tópico 17
Tópico 17
AVALIAÇÃO - ESTÁGIO II