Geral

As apresentações de todas as aulas serão inseridas nesse tópico.
Avaliações I e II
Avaliação III - DATA: 09 de julho de 2012
Material Complementar:
HISTÓRICO E ESTRUTURA DO DNA
Após a redescoberta das leis de Mendel, no início do século XX, o grande desafio no meio científico era a identificação da composição química dos genes. De forma que a caracterização do DNA como material genético, e a elucidação de sua estrutura molecular proporcionam uma nova compreensão do processo biológico.
Reconstrução do modelo da dupla hélice do DNA feito por Francis Crick e James Watson em 1953, usando algumas das peças originais. (Science Museum, Inglaterra).
As características peculiares da estrutura molecular da molécula de DNA, como a regularidade de sua estrutura, a seqüência linear de bases e o pareamento de bases entre as duas fitas componentes da molécula, estão associadas à sua função biológica. Visualize a estrutura da molécula de DNA em diversos ângulos.
É importante considerarmos que as metodologias utilizadas por diversos pesquisadores para obtenção de informações a respeito do DNA, eram metodologias de ponta restritas a poucos laboratórios. No entanto a concatenação final foi realizada de forma simples, utilizando modelos de latão.
Podemos nos aprofundar nas questões científicas e filosóficas com DNA uma sinopse histórica e a dupla revolução da dupla hélice.
A similaridade estrutural entre o DNA de todos os seres vivos e a possibilidade de variabilidade no conteúdo e na seqüência de nucleotídeos é um conceito unificador na Biologia, tornando-se a caracterização e a análise das seqüências uma ferramenta indispensável para estudos filogenéticos e funcionais e possibilitando também a manipulação do DNA e a construção de moléculas híbridas com DNA proveniente de diferentes organismos.
FLUXO DA INFORMAÇÃO E CÓDIGO GENETICO
A elucidação do processo de síntese protéica pelas células é um dos maiores desafios da Biologia, é indiscutível a importância das proteínas para os sistemas biológicos. As características fenotípicas são decorrentes das suas proteínas
As condições hereditárias com herança Mendeliana, resultam da corrupção da informação para uma proteína, são conhecidas mais de 5000 condições diferentes em humanos.
A relação entre a seqüência de nucleotídeos dos ácidos nucléicos e a seqüência de aminoácidos das proteínas parece óbvia, mas a caracterização do processo funcional é um desafio persistente. A partir dos anos 1950 e 60 estabeleceu-se intensa colaboração entre bioquímicos e biólogos moleculares que resultou em descobertas importantes sobre o processo de síntese protéica.
O RNA é o intermediário, veja animação na atividade 21.Visualize a estrutura da molécula de RNA. Você sabe quais as principais diferenças entre DNA e RNA?
O RNA é uma molécula com muitas atividades, e na célula existem várias classes de moléculas de RNA. O RNA é formado por uma única cadeia de nucleotídeos, mas pode ocorrer pareamento intra-molecular, resultando numa estrutura tridimensional. Alguns tipos de RNA possuem bases modificadas, diferentes das bases usuais. Assim admite-se que o RNA pode ter sido a primeira molécula genética (veja animação na atividade 26).
A relação entre nucleotídeos e aminoácidos é denominada código genético, veja a animação na atividade 22. Cada 3 nucleotídeos codifica 1 aminoácido, assim podemos ter 64 combinações diferentes, denominadas códons, alguns aminoácidos são codificados por diversos códons. Existem 3 códons que não codificam aminoácidos, são os códons de terminação. O código genético é universal, veja a animação na atividade 23, ou seja todos os organismos lêem a informação da mesma maneira. Assim a seqüência de aminoácidos da proteína está codificada na seqüência de nucleotídeos do DNA.
Na atividade podemos exercitar nossos conhecimentos!
Agora fica mais fácil a gente compreender o que é um gene
Síntese de proteínas
A correlação dos processos citológicos e moleculares é um desafio persistente.
A síntese de proteínas ocorre no citoplasma, numa organela chamada ribossomo. Você sabe quais as diferenças entre os ribossomos de procariotos e eucariotos?
O fluxo da informação ocorre em duas etapas distintas. Na primeira etapa denominada transcrição, o RNA é sintetizado a partir de um molde de DNA. Este processo é realizado pela RNA polimerase . Apenas uma das fitas é transcrita e a molécula de DNA permanece intacta após a transcrição. Os procariotos possuem uma única RNA polimerase, enquanto os eucariotos possuem RNA polimerases especializadas para as diferentes classes de RNA.
O perfil proteico da célula é determinado principalmente pela transcrição, de forma que este processo é controlado. Apenas uma parte da informação genômica é utilizada pela célula simultaneamente, assim temos uma relação entre a DIFERENCIAÇÃO CELULAR e a TRANSCRIÇÃO.
Nos eucariotos, o padrão de transcrição é influenciado por moléculas denominadas fatores de transcrição, que são decisivos para a ligação da RNA polimerase ao promotor. Você saberia algum exemplo de fator de transcrição?
Nos eucariotos, após a transcrição o RNA é processado antes de ser traduzido. A descoberta deste processo surpreendeu os cientistas ,(veja animação da atividade 24).
Assim a informação pode ser interpretada de diferentes maneiras
Após a transcrição e o processamento do RNA, ocorre a TRADUÇÃO. Nos procariotos este processo ocorre simultaneamente à transcrição. Nos eucariotos a transcrição ocorre no núcleo e a tradução no citoplasma
No processo de tradução os aminoácidos serão alinhados na ordem correta, de acordo com o código genético, e realizada a ligação peptídica entre eles . Você sabe o que siginifica extremidade amino e extremidade carboxil do polipeptídeo?
Veja a dinâmica da tradução do qual participam o RNA mensageiro, o RNA transportador e o RNA ribossômico, e moléculas proteicas. O conjunto de RNA transportadores dos organismos é variável, mas não compromete a acurácia da transcrição. Você sabe porque?
A sintese de proteinas acarreta um grande consumo energético, sendo que algumas células produzem grande quantidade de determinadas proteínas.
Podemos ver uma encenação da síntese de proteínas
Assim a metodologia do DNA recombinante ,possibilita que a informação inserida possa ser utilizada pela célula, procedimento que tem importantes desdobramentos (veja animação da atividade 34).
Com o auxilio das enzimas de restrição é possível manipular o DNA e também detectar diferenças entre as moléculas de DNA. Veja as características das enzimas de restrição , e podemos fazer também a atividade webcuter no genbank
MUTAÇÃO= LESÃO / REPARO |