Geral
PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ENSINO
- Maurício Pietrobelli da Silveira - Apoio ao regime democrático tem ligeira queda - Folha de S. Paulo:
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/106747-apoio-ao-regime-democratico-tem-ligeira-queda.shtml
- Maurício Pietrobelli da Silveira - Pesquisa 'sinistra' do Datafolha testa popularidade da volta da ditadura - Rede Brasil Atual:
- Marine Gelsleuchter - vídeo "Caçadores de História":
http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/jornal-do-almoco/videos/t/edicoes/v/aluno-do-projeto-cacadores-de-historia-encontra-moeda-de-1799-em-sao-jose/2476608/
- Rodrigo Flesch - vídeo "Seja um Fracassado: Gustavo Reis":
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ziQIxBjnYDQ
- Ramon Guimarães - Discurso/carta do ex-presidente Getúlio Vargas, versão original e versão editada, encomendada:
- Edinéia Cristiani Pedrotti - Revistas Nossa História:
Atividade 1 - A dimensão autobiográfica da formação docente
entrega 27/03 - 01/04
Atividade 2 - Prática de construção de “Memórias da vida escolar”
Entrega 03/04
Atividades 3 e 4 - Construção de memórias sobre o ensino de História
Veja as etapas e as datas no Roteiro abaixo e também no TEMA 4:
Veja a última atividade, proposta no dia 10 de abril:
- Atividade 1 - Análise de uma entrevista - entrega dia 22/04
ENTREVISTAS DISPONÍVEIS ABAIXO (escolher uma para analisar, conforme roteiro da Atividade 1).
- Atividade 2 - Conjunto de atividades relacionadas com texto de Thais Nívea Fonseca e materiais complementares (veja abaixo e no Tema 2)
1. Prática de pesquisa: “Memórias e experiências sobre o ensino de História”
VEJA NOVOS ARQUIVOS PARA ORIENTAR O TRABALHO FINAL
Atenção:
Textos complementares sobre História Oral e Memória
2. Trajetórias da História como disciplina escolar no Brasil
2.1. A constituição da História como disciplina escolar
2.2. As propostas curriculares dos anos 80 e 90 e a proposição de novos rumos para a História escolar
Veja abaixo o ROTEIRO e as orientações para elaborar resumo/esquema do texto indicado para leitura.
Veja também o material com conjunto das questões consideradas na Atividade 2.
OBS: o material complementar está também disponível na Pasta da Disciplina
2.3. O estado da arte do ensino de História - PROPOSIÇÃO DE TRABALHO COM MEMÓRIAS AUTOBIOGRÁFICAS - ver TEMA 4
3. Itinerários do campo de pesquisa acerca da História escolar
3.1. A constituição e a consolidação do campo de pesquisa em ensino de História
3.2. As principais linhas de pesquisa: objetos, fontes e metodologia - Trabalho de pesquisa sobre eventos, produção acadêmica e publicações sobre ensino de História
Veja, logo abaixo: ROTEIRO, SLIDES trabalhos em sala de aula e ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO DE PESQUISA
4. Memórias escolares e ensino de História
4.1. Memórias escolares e experiências de formação
4.2. Produção de texto autobiográfico “Memórias Escolares e Ensino de História”
4.3. Trabalho em duplas e produção de texto sobre a História como disciplina escolar na primeira década dos anos 2000
4.4. Apresentação do trabalho das duplas
Ver ROTEIRO para ATIVIDADE AUTOBIOGRÁFICA 3 (individual) e ATIVIDADE 4 (em duplas)
Linha de pesquisa: Temática Indígena
Linha de pesquisa: As novas tecnologias, linguagens e o Ensino de História
Linha de pesquisa: Linguagens, tecnologias e o Ensino de História
Linha de pesquisa: Ensino de História nas séries iniciais
Linha de pesquisa: História do Ensino de História
Linha de pesquisa: História do Ensino de História
Linha de pesquisa: História da África
Linha de pesquisa: Formação Docente
Linha de pesquisa: Novas tendências teórico-metodológicas no ensino de História
Linha de pesquisa: Memória
Quadro de Avaliação