Programação

  • Geral

  • A-Resolução de problemas físicos utilizando métodos computacionais e linguagens de programação

    1. Modelagem matemática de situações físicas

    2. Expressão do modelo matemático em linguagem algoritmica.

    3. Implementação do algoritmo em alguma linguagem de programação tal como Pascal, C, C++, Fortran, JavaScript, Maple, Octave, etc.,com liberdade de escolha para professor e alunos.4. Estratégias de entrada e saída de dados

    • B-Bibliotecas de rotinas de cálculo numérico

      1. Técnicas de incorporação de rotinas de cálculo numérico disponíveis em bibliotecas tais como Numerical Recipes, ROOT etc. a programas desenvolvidos pelo usuário

      2. Uso de rotinas numéricas que implementam métodos tais como os listados abaixo na solução de problemas físicos:

      a. Eliminação de Gauss-Jordan para solução de sistemas lineares
      b. Interpolação em uma ou duas dimensões
      c. Integração de funções
      d. Números aleatórios
      e. Ordenamento de dados
      f. Raízes de equações
      g. Ajuste de funções a dados experimentais (reta por mínimos quadrados)
      h. Integração de equações diferenciais (Runge-Kutta)
      i. Etc.

      • C-Elaboração de gráficos utilizando programas tais como Excel, Origin, Maple, Xmgrace, ROOT etc.

        1. Elaboração de gráficos a partir de dados

        2. Elaboração de gráficos a partir de funções

        3. Gráficos lineares e logaritmicos

        4. Histogramas e distribuições

        5. Gráficos de funções de duas variáveis

        • D. Editoração e processamento de textos técnicos e científicos

          1. Estrutura e formatação de documentos científicos: texto, tabelas, gráficos, figuras, legendas, fórmulas, variáveis, caracteres especiais etc.

          2. Apresentação e comparação de editores e processadores de documentos tais como MS-Word, LaTeX, HTML etc.

          • Tópico 5