Programação
- Geral
- Plano de Ensino
Plano de Ensino
- CONTRIBUIÇÕES DAS ALUNAS PARA O ESTUDO E DISCUSSÕES DE TEMAS PERTINENTES Á EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
CONTRIBUIÇÕES DAS ALUNAS PARA O ESTUDO E DISCUSSÕES DE TEMAS PERTINENTES Á EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Você está convidada a enviar sua contribuição para o e-mail da professora (andreadelgado@uol.com.br), que se encarregará de postar no moodle. Com isso, poderemos compartilhar materiais relacionados com a Educação Patrimonial (notícias, links, vídeos, fotografias, entre outros).
- Textos indicados no cronograma
Textos indicados no cronograma
- EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Educação Patrimonial: múltiplas definições
- A educação escolar e o patrimônio: cidadania, identidade e diversidade cultural
Leitura:
Material didático: "Educação Patrimonial: múltiplas definições"
- EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PARA ALÉM DA SALA DE AULA
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PARA ALÉM DA SALA DE AULA
Educação Patrimonial: para além da sala de aula - dia 01/04
Leitura: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Ensinar história. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2009, p. 149-160. (Capítulo 9 – O ensino de história fora da sala de aula)
Trajetória histórica do campo do patrimônio no Brasil
Múltiplas concepções de Patrimônio
Slides – apresentação pela professora, fundamentada no texto:
DELGADO, Andréa Ferreira. Configurações do campo do patrimônio no Brasil. In: BARRETO, Euder Arrais et al. (Orgs.). Patrimônio cultural e educação: artigos e resultados. Goiânia: UFG, 2008, p. 97-115.
- Pesquisa no SITE do IPHAN - Bens de natureza imaterial registrados pelo IPHAN
Pesquisa no SITE do IPHAN - Bens de natureza imaterial registrados pelo IPHAN
Você encontrará as informações para realização da pesquisa sobre os bens culturais imateriais no arquivo "Atividade 2".
Data para envio do trabalho: até 15/04.
Atenção: a data de envio foi alterada para 22 de abril.
- ROTEIRO PARA TRABALHO DE CAMPO NAS INSTITUIÇÕES CULTURAIS
ROTEIRO PARA TRABALHO DE CAMPO NAS INSTITUIÇÕES CULTURAIS
- Experiências em Educação Patrimonial
Experiências em Educação Patrimonial
Abaixo você encontrará um conjunto de textos que apontam metodologias para planejamento de experiências de inserção da Educação Patrimonial na Educação Básica.
- Textos Complementares - Educação Patrimonial
Textos Complementares - Educação Patrimonial
Textos para auxiliar a refletir sobre os múltiplos espaços da Educação Patrimonial
- Experiência interdisciplinar História - Português
Experiência interdisciplinar História - Português
Conforme mencionei na Oficina realizada no Museu Histórico, estou postando o material referente à experiência de Educação Patrimonial, realizada no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae), da Universidade Federal de Goiás - UFG.
Além do artigo, escrito por mim e pela professora Ilse Leone, estou postando o texto didático que produzi para trabalhar o tema da memória com os(as) alunos(as), três textos elaborados pelos(as) alunos(as) e também as fotografias dos documentos comentados nos textos.
Penso que assim vocês poderão compreender melhor a experiência. Conversaremos sobre ela na próxima aula realizada na UFSC.
- PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO MUSEAL
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO MUSEAL
Abaixo vocês encontram o Documento Preliminar do Programa Nacional de Educação Museal - PNEM.
Esse Programa está sendo elaborado de uma forma muito interessante e vocês podem encontrar mais informações sobre isso no site do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM, no endereço https://www.museus.gov.br/acessoainformacao/acoes-e-programas/pnem/.
Aproveitem para explorar o site do IBRAM.
Conversaremos sobre esse tema em sala de aula.
- MEMÓRIA INDIVIDUAL E COLETIVA: aspectos conceituais
MEMÓRIA INDIVIDUAL E COLETIVA: aspectos conceituais
- A memória como conteúdo escolar
- Experiências de agenciamentos da memória em sala de aula
- Roteiro do trabalho “Literatura infantil: fonte para o trabalho com a memória e o patrimônio em sala de aula”
Leituras: - OTTO, Clarícia. Nos rastros da memória. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2012 (Capítulo “Rememorar: dimensão indispensável à vida”, p. 23-45).
- SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Ensinar história. São Paulo: Scipione, 2004, p. 125-134. (Capítulo 8 – História oral e o ensino de história).
- AÇÃO EDUCATIVA NO MUSEU HISTÓRICO DE SANTA CATARINA
AÇÃO EDUCATIVA NO MUSEU HISTÓRICO DE SANTA CATARINA
A partir do trabalho "Possibilidades para uma ação educativa com o objeto do acervo do MHSC" sugerido pela Chistiane e pela Márcia, elaborei o Roteiro "Ação educativa a partir de um objeto do acervo do Museu Histórico de Santa Catarina" que deverá orientar a finalização dessa atividade.
A aula do dia 13 de maio será utilizada para orientar a finalização do plenajamento da ação educativa.
- A literatura como fonte para a Educação Patrimonial
A literatura como fonte para a Educação Patrimonial
Roteiro e Atividade 3
Textos para leitura e o "Catálogo comentado de literatura infanto-juvenil - patrimônio e cultura":
- Experiência de Educação Patrimonial no Museu Histórico de Santa Catarina
Experiência de Educação Patrimonial no Museu Histórico de Santa Catarina
Oficina "Objeto e Biográficos"
Museu Histórico de Santa Catarina, 22 de abril de 2014
Fotografias:
- Trabalho de campo no MASC
Trabalho de campo no MASC
Materiais fornecidos pela arte educadora Maria Helena Barbosa:
Catálogo da exposição MASC: TEMPO , ESPAÇO E ARTETexto sobre a escultura de Bruno GiorgiBARBOSA, Maria Helena Rosa. A Máscara e a Face: “proposta de instrumento de mediação e análise crítica” de uma obra de arte em educação não-formal. In: Anais do 17º Encontro Nacional da ANPAP/ organizadoras: Sandra Regina Ramalho e Oliveira, Sandra Makowiecky. Florianópolis: UDESC, 2008.Disponível em: <http://www.anpap.org.br/anais/2008/artigos/116.pdf>.
Material educativo Arte na Escola sobre Pita Camargo
INSTITUTO ARTE NA ESCOLAPita Camargo: escultor / Instituto Arte na Escola ; autoria de Solange Utuari ;coordenação de Mirian Celeste Martins e Gisa Picosque. – São Paulo : InstitutoArte na Escola, 2006.DVDteca Arte na Escola – Material educativo para professor-propositorDisponível em:: http://artenaescola.org.br/dvdteca/catalogo/dvd/137/Blog de Pita CamargoVídeos sobre Pita CAMARGOPublicações do Núcleo de Ação Educativa (NAE) do MASC, enviado pelo arte-educador Ségio Prosdócimo - “Catálogo comentado de literatura infanto-juvenil - Memória e Patrimônio”
“Catálogo comentado de literatura infanto-juvenil - Memória e Patrimônio”
- Relatórios trabalho de campo “Conhecendo e Pesquisando: instituições culturais de Florianópolis”
Relatórios trabalho de campo “Conhecendo e Pesquisando: instituições culturais de Florianópolis”
- Ação educativa a partir de um objeto do acervo do Museu Histórico de Santa Catarina
Ação educativa a partir de um objeto do acervo do Museu Histórico de Santa Catarina
- Tópico 20
Tópico 20