Programação

  • Geral

    Bem vindo a disciplina de Animação 3d I.

    Neste espaço você encontrará um plano de ensino sempre atualizado da disciplina bem como outros materiais de suporte disponibilizados aula-a-aula.

  • Introdução

    Data: 13/08

    Objetivo: Apresentar e discutir o plano de ensino da disciplina e fazer uma breve introdução sobre animação 3d e os assuntos a serem abordados durante o semestre.

  • Timing e Spacing

    Data: 20/08

    Objetivo: Introduzir (ou reintroduzir) os alunos a dois conceitos fundamentais da animação, aplicados ao contexto da animação 3d. Tais conceitos vão permear todos as práticas posteriores da disciplina.

    Tópicos abordados:

    • Timing
      • Conceito e relevância
      • Contagem do tempo em animação (frames, timecode, etc...)
      • Convenções e boas práticas
      • Exemplo prático - 3ds Max
    • Spacing
      • Conceito e relevância
      • Principais tipos de spacing (ease in, out, stepped, etc...)
      • Exemplo prático - 3ds Max - continuação

    Metodologia: Exposição teórica dos conceitos e atividade prática exploratória, a ser entregue até a aula seguinte para avaliação coletiva.

  • Preservação de Volume e Antecipação

    Data: 02/04

    Objetivo: Introduzir (ou reintroduzir) os alunos aos conceitos de preservação de volume e antecipação e como estes conceitos se aplicam ao contexto da animação 3d. Relacionar-se-á este conteúdo o conceito de deformação de malha, visto nas aulas de modelagem.

    Tópicos abordados:

      • Preservação de Volume (Squash and Stretch)
        • Conceito e relevância
        • Realismo vs. Expressividade
        • Deformadores de malha 3d
        • Complementando exercícios anteriores com o princípio da preservação de volume
      • Antecipação
        • Conceito e relevância
        • Complementando exercícios anteriores com o princípio da antecipação

    Metodologia: Exposição teórica dos conceitos e atividade prática exploratória, a ser entregue até a aula seguinte para avaliação coletiva.

  • Follow Through e Overlap

    Data: 09/04

    Objetivo: Introduzir (ou reintroduzir) os conceitos fundamentais de Follow Through e Overlap aplicados ao contexto da animação 3d. Para tanto terão de compreender também a relação hierárquica simles (FK) dos objetos em softwares de animação 3d.

    Tópicos abordados:

    • Follow Through e Overlap
      • Conceito e relevância
      • Exemplo de aplicação prática
    • Hierarquias tipo FK
      • Conceito e relevância
      • Exemplo prático - 3ds Max / outros softwares

    Metodologia: Exposição teórica dos conceitos e atividade prática exploratória, a ser entregue até a aula seguinte para avaliação coletiva.

  • Animação por Inverse Kinematics

    Data: 16/04

    Objetivo: Introduzir (ou reintroduzir) os alunos a dois conceitos fundamentais da animação, aplicados ao contexto da animação 3d. Tais conceitos vão permear todos as práticas posteriores da disciplina.

    Tópicos abordados:

    • Conceito e Relevância
    • Inverse Kinematics em personagens
    • IK vs. FK (como/quando usar e interpolar)

    Metodologia: Exposição teórica dos conceitos e atividade prática exploratória, a ser entregue até a aula seguinte para avaliação coletiva.

  • Animação por Constraints

    Data: 23/04

    Objetivo: Introduzir aos alunos o conceito de animação por constraints, em oposição a animação por keyframes.

    Tópicos abordados:

    • Conceito e Relevância
    • Aplicações práticas diversas

    Metodologia: Exposição teórica dos conceitos e atividade prática exploratória, a ser entregue até a aula seguinte para avaliação coletiva.

  • Introdução a animação de personagens

    Data: 07/05

    Objetivo: Introduzir aos alunos as especificidades da animação de personagens e ao modo de aplicação dos princípios básicos da animação a este contexto.

    Tópicos abordados:

    • Linha de ação
    • Poses
    • Staging

    Metodologia: Exposição teórica dos conceitos e atividade prática exploratória, a ser entregue até a aula seguinte para avaliação coletiva.

  • Bípedes - Ciclos de Caminhadas

    Data: 15/05

    Objetivo: Relacionar os conteúdos abordados anteriormente com a animação de personagens bipeds, utilizando a caminhada como contexto de trabalho.

    Tópicos abordados:

    • Anatomia da caminhada
    • Aplicações
    • Regras e variações
    • Exemplo prático no software 3ds Max

    Metodologia: Exposição teórica dos conceitos e atividade prática exploratória, a ser entregue até a aula seguinte para avaliação coletiva.

  • Bípedes - Corridas e Saltos

    Data: 22/05

    Objetivo: Relacionar os conteúdos abordados anteriormente com a animação de personagens bipedes, utilizando a corridas e saltos como contexto de aplicação.

    Tópicos abordados:

    • Anatomia do salto
    • Diferença entre caminhadas e corridas
    • Exemplo prático no software 3ds Max

    Metodologia: Exposição teórica dos conceitos e atividade prática exploratória, a ser entregue até a aula seguinte para avaliação coletiva.

  • Tópico atual

    Avaliação da Disciplina

    • Mercado Brasileiro de Animação 3d