Programação

  • Bem-vind@s!!

    Car@s  estudantes,

    Sejam bem-vind@s à Disciplina Organização dos Processos Coletivos do Trabalho Escolar (EED 7133) 

    Registrarei no Moodle os encaminhamentos das aulas, disponibilizarei alguns links para textos na intenção de ajudar em nossa organização e em nosso aprendizado.

    Espero que a disciplina possa contribuir e aprofundar conhecimentos relacionados à temática em questão!

    A seguir estão anexos o programa, o plano de ensino com cronograma da disciplina e os textos a serem estudados. 

    Att.

    Profa. Cida Aguiar 

  • Aulas do dia 09/05/2016

    - Apresentação da professora e discussão do  plano de ensino (trazer para a sala: impresso ou no computador ou em outro equipamento) 

    - Conversa sobre a organização do semestre no diálogo com as outras disciplinas da fase. 

    Obs.: Na 4a feira 11/05 todas as professoras da fase vão se reunir com todos os estudantes para discutir cronograma e campo de estágio. (local a definir). 

    Obs2: Iniciamos a leitura compartilhada do texto de Veiga (2002) e discussão. Terminaremos na próxima aula. Lemos até o o subtítulo 2. 

  • TEXTOS PARA A DISCIPLINA

  • AULAS DO DIA 16-05-2016

    - Organização das equipes para apresentação de slides sobre os textos do livro: Orientações para o ensino fundamental de 9 anos (BRASIL, 2009) 

    - Continuação da discussão do texto de Veiga (2002) já iniciado na aula anterior. Continuaremos a partir do subtítulo 3. (Fazer leitura prévia). 

    - Discussão do texto de Dayrell (1996). (leitura prévia). 

    DAYRELL, Juarez. A escola como espaço sócio-cultural. In: DAYRELL, Juarez (org). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996,  136-161.

    • AULAS DO DIA 23-05-2016

      1o. momento: término da discussão do texto de Dayrell (1996)

      2o. momento: Discussão do texto: 

      VEIGA, I. P. A. Projeto Político-Pedagógico, conselho escolar e conselho de classe: instrumentos da organização do trabalho. XXIII Simpósio da ANPAE. UFRGS: Porto Alegre/RS. Nov. 2007.  http://www.anpae.org.br/congressos_antigos/simposio2007/176.pdf

      Segue anexo o cronograma de trabalho para esta disciplina, as orientações para o trabalho integrado a ser postado no dia 21/06 e também o cronograma integrado das disciplinas da 8a fase. 

    • AULAS DO DIA 30-05-2016

      - Terminaremos a discussão do texto: 

      VEIGA, I. P. A. Projeto Político-Pedagógico, conselho escolar e conselho de classe: instrumentos da organização do trabalho. XXIII Simpósio da ANPAE. UFRGS: Porto Alegre/RS. Nov. 2007.  http://www.anpae.org.br/congressos_antigos/simposio2007/176.pdf

      - Iniciaremos o texto: 

      DANTAS, Jéferson. Projeto histórico e construção curricular: a experiência social do Fórum do Maciço do Morro da Cruz. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos- RBEP. Brasília. v. 88, n 218. P. 122-139, jan. abr. 2007. http://www.emaberto.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/viewFile/11/11

      Obs.: Não esqueçam do trabalho de apresentação dos slides  (Orientações para o ensino fundamental de 9 anos) para o dia 13-06 conforme cronograma e organização das equipes. 

      • ROTEIRO SOBRE A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA

        Prezados,

        Segue anexo roteiro sobre a organização geral da escola.

        Esse roteiro tem como objetivo orientá-los a pensar mais amplamente sobre a organização da escola em que farão o exercício da docência. Essas perguntas não precisam ser respondidas na íntegra, elas podem ajudá-los na conversa com algum representante da escola e podem ser incorporadas no momento em que fizerem o trabalho final. A intenção é contextualizar essa instituição e perceber suas várias facetas e possibilidades de organização. 

      • OFICINA DE ALFABETIZAÇÃO: 02/06/2016

        Na tarde de 5a feira 02-06 faremos uma Oficina de Alfabetização. Sala 109 Bloco D

        Desenvolveremos proposições teórico-metodológicas em torno de possibilidades para os processos de alfabetização de crianças. 

        Essa atividade será inserida em nosso cronograma (alterando-o um pouco) no sentido de contribuir para a formação docente neste momento do exercício da docência e se constitui como articulação/integração entre as disciplinas da 8a fase. 

        • Sobre o trabalho final integrado...

          *ETAPA 1- BASES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA EM ANOS 
          INICIAIS- Prazo final de entrega 31/07. Quem entregar até 21/06 terá seu trabalho corrigido para poder ainda aperfeiçoá-lo. Quem entregar no prazo final, será considerado versão final. Em dupla

          *ETAPA 2- QUESTIONÁRIO PARA SISTEMATIZAÇÃO DO ESTÁGIO NA ESCOLA- Prazo final de entrega 24/08. Individual

          Montagem do trabalho final: reunir as duas partes em um só arquivo.

        • 06/06/2016

          OBSERVAÇÃO 1

          Os/as estudantes estarão nas escolas em processo de observação participante. (somente os que estão sob responsabilidade da professora Ilana) 

          OBSERVAÇÃO 2: 

          - As/os estudantes sob orientação da professora Luciane estarão em aula. 

          - Reorganizaremos o cronograma para esse fim.

          - Assim, trabalharemos neste dia 06  o texto a seguir com o grupo de Luciane e no dia 13 com o grupo de Ilana.   

          - FAREMOS A LEITURA E DISCUSSÃO EM SALA (EM PEQUENOS GRUPOS): 

          PLACCO, Vera Maria Nigro De Souza; SOUZA, Vera Lucia Trevisan De  and  ALMEIDA, Laurinda Ramalho De.O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas. Cad. Pesqui.[online]. 2012, vol.42, n.147, pp. 754-771. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742012000300006

          OBSERVAÇÃO 3: 

          A apresentação do trabalho sobre as Orientações do Ensino Fundamental ficará para o dia 20/06. 

        • AULAS DO DIA 13-06-2016

          -  Aulas para o grupo de Ilana: 

          - FAREMOS A LEITURA E DISCUSSÃO EM SALA (EM PEQUENOS GRUPOS): 

          PLACCO, Vera Maria Nigro De Souza; SOUZA, Vera Lucia Trevisan De  and  ALMEIDA, Laurinda Ramalho De.O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas. Cad. Pesqui.[online]. 2012, vol.42, n.147, pp. 754-771. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742012000300006

           

          • AULAS DO DIA 20-06-2016

            Apresentação dos textos do documento:

            BRASIL. Secretaria da Educação Básica. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Organização de J. Beauchamp, S. D. Pagel, A. R. do Nascimento. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. Disponível em: http://www.mec.gov.br/>. Acesso em: jan.2011.

            TODAS AS EQUIPES DEVERÃO VIR PREPARADAS PARA A APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO

            Orientações para o ensino fundamental de nove anos. (9 equipes). (slides e discussão no grande grupo)

            Capítulo 1: Gustavo, Edir e Cláudia  OK RECEBIDO

            Capítulo 2: Ana Karolina Botelho e Ariane  OK RECEBIDO

            Capítulo 3: Noé   OK RECEBIDO

            Capítulo 4: Renata e Anna Carolina

            Capítulo 5: Mariana e Rafaela OK RECEBIDO 

            Capítulo 6: Naiara, Lucas

            Capítulo 7: Aldo, Patrica  e Hellen OK RECEBIDO 

            Capítulo 8: Marino

            Capítulo 9: Kamila OK RECEBIDO 

          • AULAS DO DIA 27/06/2016

            Observação: 

            Recombinamos a entrega do trabalho integrado (1a versão): 
            12/07 - 1a versão 
            31/07 - última versão (conforme anteriormente combinado). 
             
            Outras informações sobre o andamento das aulas até o final do semestre:  
            27/06-  1a parte: término da discussão do Caderno do Ensino Fundamental de nove anos/ Noé; Marino; Aldo; Patrica e Hellen. 
            2a parte: abrirei  para que as duplas coloquem algumas questões sobre o planejamento com a intenção de contribuir com algumas ideias. 
            04/07 - Texto:  O que são os conselhos escolares? (2004, p. 34-41) 

            BRASIL. O que são os conselhos escolares? In: Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília/DF. Novembro de 2004. p. 34-41.  

            11/07 - estarei em Balneário Camboriú - Seminário de lançamento dos livros de artigos e relatos do PNAIC - não haverá aula presencial e os estudantes poderão encerrar seu trabalho para o dia 12/07
             
            16 a 24/07 - recesso (segundo aviso retificado da coordenação da Pedagogia)
            25/07 - em aberto
            01/08 -  SOUSA, Ana Maria Borges de; MIGUEL, Denise Soares; LIMA; Patrícia de Moraes. A escola, as infâncias e os contextos de violência In: Módulo 1 : Gestão do cuidado e educação biocêntrica. Curso de Especialização em A Gestão do Cuidado para uma Escola que Protege na modalidade a distancia. Florianópolis: UFSC-CED-Nuvic, 2010. p. 53-72.
            08/08 a 12/08 - EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA 
            15/08 a 19/08 - EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA 
            22/08 - sem aula - fechamento das notas
            OBSERVAÇÃO: SEGUEM DOIS TEXTOS DIGITALIZADOS A PARTIR DOS LIVROS ORIGINAIS PARA AS CITAÇÕES E REFERÊNCIAS DO TRABALHO (AMBOS ESTÃO NA BIBLIOTECA)
          • AULAS DO DIA 04/07/2016

            1o. momento: 
            - Apresentação do texto de Noé (capítulo 3 - Orient. para o Ens. Fund. de 9 anos) 
            2o. momento: 
             Texto:  O que são os conselhos escolares? (2004, p. 34-41) 

            BRASIL. O que são os conselhos escolares? In: Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília/DF. Novembro de 2004. p. 34-41.  

            (O anexo encontra-se no alto da página do Moodle com todos os outros textos) 

          • AULAS DO DIA 11/07/2016

            11/07 - Não haverá aula presencial. 
            Estarei em Balneário Camboriú - Seminário de lançamento dos livros de artigos e relatos do PNAIC - não haverá aula presencial e os estudantes poderão encerrar seu trabalho para o dia 12/07
             
            • RECESSO

              De 16/07 a 24/07 - dias de recesso no curso de Pedagogia. 

              • 25/07/2016

                Observação: antecipamos o texto previsto para 01/08.

                SOUSA, Ana Maria Borges de; MIGUEL, Denise Soares; LIMA; Patrícia de Moraes. A escola, as infâncias e os contextos de violência In: Módulo 1 : Gestão do cuidado e educação biocêntrica. Curso de Especialização em A Gestão do Cuidado para uma Escola que Protege na modalidade a distancia. Florianópolis: UFSC-CED-Nuvic, 2010. p. 53-72.

                Observação: trabalharemos o texto em sala de aula a partir do estudo dirigido que segue abaixo: 

              • AULAS DO DIA 01/08/2016

                Observação: 

                A aula de hoje será a última do semestre desta disciplina, visto que no dia 08 e 15 de agosto vocês estarão nas escolas no exercício da docência e o dia 22 faz parte da última semana do semestre em que reservamos para as correções finais e fechamentos das notas. 

                Assim, faremos apenas uma retomada síntese do semestre. 

              • SLIDES RECEBIDOS - Orientações para o ENS. FUND. de 9 anos

              • Tópico atual

                EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA

                08 a 12/08 - exercício da docência (todos os estudantes nas escolas).

                15 a 19/08 - exercício da docência (todos os estudantes nas escolas).