A2 opção A2b: Cartilha de Divulgação/Guia Técnico

T3: Cartilha de Divulgação/Guia Técnico

Abordagem

Tem várias opções que podem ser escolhidos para a elaboração da tarefa. Qualquer uma das opções deve diretamente apoiar a divulgação popular do projeto escolhido e/ou dar orientações técnicas de como adaptar o SAF a outras condições socio-ecológicas. Podem escolher a mesma equipe e o mesmo tema escolhidos nas tarefas 1+2. Se houver um desequilíbrio forte, terei que ajustar um pouco os tamanhos dos grupos de acordo com as suas preferências indicadas (opções temáticas iguais às T1 e T2).

Seria insuficiente apenas apresentar uma cartilha ou um guia técnico projeto que nos interessa pessoalmente, ou que propõe ensinar o que já temos preparado de atividades passadas de extensão. É fundamental que a proposta mostre clara e sucintamente porque tal problemática é atualmente limitante na multiplicação de SAFs que conseguem conciliar múltiplas demandas econômicas e ecológicas. É indispensável que título, públicos alvos, contexto da problemática, corpo principal de orientações técnicas, e conclusões fiquem diretamente coerentes. É importante que os públicos alvos estejam especificados para os beneficiários intencionais diretos do projeto.

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Cartilha ou cartaz didático que sistematiza o aprendizado numa das Aulas Teórico-Práticas e o integra com materiais didáticos do mesmo tema (trabalho em grupo)

Cada grupo deverá:

  1. escolher algum aspecto dos aprendizados das Aulas Práticas Produtivas conforme temas sugeridos na tabela wiki ou levemente modificados; 
  2. delinear claramente a abrangência e profundidade do tema a ser abordado priorizando temas úteis para estudantes, agricultores e outros interessados em agroecologia, e correspondentemente corregir o título na tabela wiki para evitar sobreposição excessiva com outros temas abordados por outros grupos; 
  3. sistematizar apenas aqueles aspectos do aprendizado da Aula Prática Produtiva diretamente relevantes para o tema escolhido (não relatar tudo que aprenderam nas práticas, nem de contar uma história cronológica de todas suas experiências e observações em campo! !); 
  4. pesquisar em publicações práticas (como manuais práticos, outras cartilhas didáticas, material de extensão/divulgação ampla etc) e citar experiências e recomendações complementares às suas/do Pedro, onde diretamente relevantes, na sua cartilha/no seu cartaz;
  5. organizar (estruturar logica e didaticamente) o conjunto dessas fontes de conhecimento de uma forma facilmente entendível por um público amplo e útil para aplicação prática desses conhecimentos em outros lugares/momentos; 
  6. a cartilha/o cartaz didático entregue em formato eletrônico será avaliado como tarefa da disciplina, conforme Plano de Ensino.

Concisão

Total máx. 500 palavras (incluindo legendas de figuras, referências e notas de rodapé). 

Estrutura

  1. Título: Deve gerar interesse num público amplo; capturar a mensagem central da cartilha/do cartaz; ser conciso (breve mas informativo); e fácil de entender.
  2. Autores: Todas as pessoas que contribuiram ativamente na escrita precisam ser reconhecidas como (co-) autores, mesmo que não sejam estudantes
  3. Introdução: Justificar muito sucintamente porque tal prática ou forma de cultivo é importante para uma produção sustentável de alimentos. Tem a função de convencer o público alvo (p.ex. estudantes de agronomia que não tem noção de agroecologia) da importância da atividade ou da forma de cultivo. Lendo essa seção, o público alvo deveria sentir uma curiosidade tremenda de ler o resto!
  4. Experiências e recomendações práticas (corpo principal): A maior parte do conteúdo deve ser transmitido claramente por imagens, diagramas, tabelas, etc, substituindo texto no máximo possível. As recomendações devem permitir que um leitor desconhecido saiba como aplicar/adaptar a mesma prática de manejo em condições parecidas em outro lugar/momento. Não contar uma história anedótica ou cronológica das suas experiências e observações do dia! Nesse tipo de trabalho e na grande maioria de outros trabalhos em agronomia, ecologia e áreas afins não é necessário, nem apropriado fazer citações diretas. Ou seja, é mais apropriado vocês usarem as suas próprias palavras, apenas daqueles aspectos imediatamente relevantes para o assunto que vocês querem respaldar ou colocar em questão, usando citações indiretas. Citações diretas quase sempre são prolixas (ocupam espaço excessivo em relação a sua utilidade para o assunto discutido). Qualquer informação que não seja da sua criação ou de amplo conhecimento, precisa ser devidamente referenciada (cf. tutorial da BU-UFSC; caso contrário constituiria plágio). 
  1. Referências bibliográficas e/ou outras fontes: Só incluir referências citadas na cartilha/no cartaz. Para economizar palavras as citas no texto devem ser enumerados na ordem de aparência no texto e as referências no final muito abreviadas, p.ex. “1. May...(2008) Manual agroflorestal para a Mata Atlântica. MDA” ou "2. Kamke...Abelhas da Ilha de Santa Catarina. UFSC", idealmente legando um link direto para o texto completo da fonte como esses dois exemplos.

Avaliação

Entrega por email em formato DOC ou ODT (PDF ou outros formatos de imagem não aceitos!) com cópia a todos os coautores. Nome do arquivo precisa conter os nomes abreviados de todos os autores.

Pesos dos Critérios de Avaliação dentro desse item de avaliação:

#1

40%

Pertinência, coerência e estrutura lógica e útil das experiências e recomendações (se faltam pontos pertinentes em relação à abrangência do título, perde pontos aqui)..

#2

30%

Concisão e clareza no conteúdo (se tiver blabla ou conteúdo vago ou ilustrações de relevância pouco clara, perde pontos aqui).

#3

30%

Clareza na forma de apresentação e impacto didático. Aqui importa o que facilita a leitura e o entendimento, ou seja, se só ficar bonitinho, não ganha nada de pontos.

Desqualificação de itens de avaliação (nota zero): Casos de plágio (falta de citação direta ou indireta de dados, texto ou ideias não-óbvias de outros autores, inclusive de trabalhos de outros estudantes, ou de outra fonte não citada) resultarão em nota zero sem arguição! Orientações detalhadas de como utilizar fontes que não sejam da sua própria autoria ou criação: http://www.bu.ufsc.br/design/Citacao.html