Pré-Projeto 1

Escreva as informações básicas do pré-projeto da disciplina de História da Antiguidade Ocidental, conforme lista abaixo:

1. Fonte(s) primária(s): qual é ou quais são os documentos textuais e/ou materiais que você utilizará na sua pesquisa? Indique o(s) nome(s) da(s) fonte, a proveniência (local em que foi produzida), época (ano, século ou período) e onde ela(s) está(ão) disponível(is) para consulta (link, livro etc).

Exemplo a: Odisséia, Grécia, séc. VIII (?); tradução de Christian Werner, ed. Cosac&Naify.

Exemplo b: Apologia de Sócrates, escrita por Platão, Atenas, séc. IV a.C.; col. Os Pensadores.

Exemplo c: estátua de Augusto de Prima Porta, Roma, séc. I a.C.site Wikipedia (https://pt.wikipedia.org/wiki/Augusto_de_Prima_Porta)

2. Objeto/tema: o que você quer analisar a partir da(s) fonte(s) acima?

Exemplo a: os monstros na poesia grega, a partir da Odisséia

Exemplo b: a relação entre filosofia, direito e democracia, a partir da Apologia de Sócrates, de Platão

Exemplo c: o uso de imagens religiosas na propaganda de Otávio Augusto, a partir da estátua de Augusto de Prima Porta

3. Bibliografia: lista com no mínimo de 30 itens, entre livros e artigos, sobre a fonte, sobre o método de análise da fonte, o período e os conceitos envolvidos no objeto.

Exemplo a: textos sobre a Odisséia; sobre sobre a "Grécia Homérica" (e a questão homérica); textos sobre como analisar poemas e literatura como fontes históricas; a história e o conceito de monstros .

Exemplo b: textos sobre a Apologia de Sócrates; textos Atenas no século IV a.C.; sobre como analisar discursos filosóficos e jurídicos como fontes históricas; sobre os conceitos de democracia, direito, filosofia etc

Exemplo c: textos sobre o Augusto de Prima Porta; sobre Roma no séc. I a.C.; sobre como analisar estátuas como fontes históricas; sobre os conceitos de propaganda, religião, cultura política etc.