Pré-Projeto 1
Escreva os elementos básicos do pré-projeto da disciplina História do Oriente Antigo conforme os itens abaixo:
1. Fonte(s) primária(s): qual é ou quais são os documentos textuais e/ou materiais que você utilizará na sua pesquisa? Indique o(s) nome(s) da(s) fonte, a proveniência (local em que foi produzida), época (ano, século ou período) e onde ela(s) está(ão) disponível(is) para consulta (link, livro etc).
Exemplo a: epopéia de Gilgamesh, Babilônia, séc. XIII a.C.; tradução de J. L. Brandão, ed. Autêntica.
Exemplo b: Cilindro de Ciro, Babilônia, séc. VI a.C.; lista de seminários do curso.
Exemplo c: Relevo de Shapur I, Fars (Irã), séc. III d.C.; site Livius (http://www.livius.org/articles/place/naqs-e-rustam/naqs-e-rustam-photos/naqs-e-rustam-relief-of-shapur-i/?)
2. Objeto/tema: o que você quer analisar a partir da(s) fonte(s) acima?
Exemplo a: os sonhos e suas interpretações na Mesopotâmia do final da Idade do Bronze, a partir da epopéia de Gilgámesh
Exemplo b: a construção do império persa do ponto de vista dos sacerdotes babilônicos no século VI a.C., a partir do cilindro de Ciro
Exemplo c: os imperadores romanos do ponto de vista persa no século III d.C., a partir do relevo de Shappur
3. Bibliografia: mínimo de 30 itens, entre livros e artigos, sobre a fonte, sobre o método de análise da fonte, o período e os conceitos envolvidos no objeto
Exemplo a: textos sobre a epopéia; textos sobre a Mesopotâmia no final da Idade do Bronze; textos sobre como analisar poemas e literatura como fontes históricas; a história e o conceito de sonho, mentalidade, advinhação etc).
Exemplo b: textos sobre o cilindro de Ciro; sobre a Babilônia no século VI a.C.; sobre como analisar textos historiográficos como fonte histórica; o conceito de império, de monarquia, de cultura política, de trocas culturais etc)
Exemplo c: textos sobre o relevo de Shapur I; sobre o Irã no séc. III d.C.; sobre análise de imagens como fonte histórica (iconografia, iconologia, história visual), sobre identidade/alteridade, sobre império etc.