Avaliação 2

Questionário sobre o texto: 

SAVIANI, Dermeval. Sistema Nacional de Educação articulado ao Plano Nacional de Educação. Rev. Bras. Educ.,  Rio de Janeiro ,  v. 15, n. 44, p. 380-392,  Aug.  2010.

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782010000200013

Com base no texto, você deve responder às seguintes perguntas:

1. De que maneira o autor define o conceito de “Sistema” e de “Sistema Nacional de Educação”? Quais usos da palavra “sistema” são descartados ou considerados insuficientes por essa definição? Por que é possível dizer que um Sistema Nacional de Educação não é incompatível com o regime federativo?

2. Qual é o arcabouço jurídico que dá sustentação ao Sistema Nacional de Educação? Nesse âmbito, como se especificam as diferentes atribuições da União, dos estados e dos municípios?

3. De que maneira o autor interpreta a municipalização do ensino fundamental?

4. No âmbito do Sistema Nacional de Educação, como o autor concebe o papel das instituições privadas?

5. Após apresentar as diferentes finalidades da educação, tal como estabelecidas pela Constituição Federal de 1988 e pela LDB de 1996, o autor do texto propõe uma dada estratégia curricular para atingi-las. Segundo o autor, que tipo de currículo permitirá atingir os objetivos referidos no texto das leis?

6. Historicamente, no caso do Brasil, qual foi a origem da ideia de um plano nacional de educação e como o conceito de plano foi inicialmente entendido?