T2: Cartilha

Cartilha ou cartaz didático que sistematiza o aprendizado das Aulas Práticas Produtivas e o integra com materiais didáticos do mesmo tema (trabalho em grupo)

Cada grupo deverá:

  1. escolher algum aspecto dos aprendizados das Aulas Práticas Produtivas conforme temas sugeridos na tabela wiki ou levemente modificados; 
  2. delinear claramente a abrangência e profundidade do tema a ser abordado priorizando temas úteis para estudantes, agricultores e outros interessados em agroecologia, e correspondentemente corrigir o título na tabela wiki para evitar sobreposição excessiva com outros temas abordados por outros grupos; 
  3. sistematizar apenas aqueles aspectos do aprendizado da Aula Prática Produtiva diretamente relevantes para o tema escolhido (não relatar tudo que aprenderam nas práticas!); 
  4. pesquisar em publicações práticas (como manuais práticos, outras cartilhas didáticas, material de extensão/divulgação ampla etc) e citar experiências e recomendações complementares às suas/do Pedro, onde diretamente relevantes, na sua cartilha/no seu cartaz;
  5. organizar (estruturar logica e didaticamente) o conjunto dessas fontes de conhecimento de uma forma facilmente entendível por um público amplo e útil para aplicação prática desses conhecimentos em outros lugares/momentos; 
  6. a cartilha/o cartaz didático entregue em formato eletrônico será avaliado como tarefa da disciplina, conforme Plano de Ensino.

 

Concisão

Total máx. 500 palavras (incluindo legendas de figuras, referências e notas de rodapé). 

Estrutura

  1. Título: Deve gerar interesse num público amplo; capturar a mensagem central da cartilha/do cartaz; ser conciso (breve mas informativo); e fácil de entender.
  2. Introdução: Justificar muito sucintamente porque tal prática ou forma de cultivo é importante para uma produção sustentável de alimentos. Tem a função de convencer o público alvo (p.ex. estudantes de agronomia que não tem noção de agroecologia) da importância da atividade ou da forma de cultivo. Lendo essa seção, o público alvo deveria sentir uma curiosidade tremenda de ler o resto!
  3. Experiências e recomendações práticas (corpo principal): A maior parte do conteúdo deve ser transmitido claramente por imagens, diagramas, tabelas, etc, substituindo texto no máximo possível. As recomendações devem permitir que um leitor desconhecido saiba como aplicar/adaptar a mesma prática de manejo em condições parecidas em outro lugar/momento. Não contar uma história anedótica ou cronológica das suas experiências e observações do dia! Nesse tipo de trabalho e na grande maioria de outros trabalhos em agronomia, ecologia e áreas afins não é necessário, nem apropriado fazer citações diretas. Ou seja, é mais apropriado vocês usarem as suas próprias palavras, apenas daqueles aspectos imediatamente relevantes para o assunto que vocês querem respaldar ou colocar em questão, usando citações indiretas. Citações diretas quase sempre são prolixas (ocupam espaço excessivo em relação a sua utilidade para o assunto discutido). Qualquer informação que não seja da sua criação ou de amplo conhecimento, precisa ser devidamente referenciada (cf. tutorial da BU-UFSC; caso contrário constituiria plágio). 
  1. Referências bibliográficas e/ou outras fontes: Só incluir referências citadas na cartilha/no cartaz. Para economizar palavras as citas no texto devem ser enumerados na ordem de aparência no texto e as referências no final muito abreviadas, p.ex. “1. May...(2008) Manual agroflorestal para a Mata Atlântica. MDA” ou "2. Kamke...Abelhas da Ilha de Santa Catarina. UFSC", idealmente legando um link direto para o texto completo da fonte como esses dois exemplos.
  2. Autores: Todas as pessoas que contribuiram ativamente na escrita precisam ser reconhecidas como (co-) autores, mesmo que não sejam estudantes (pode ser em fonte pequena para não ocupar muito espaço com info pouco interessante para o público alvo)

Entrega

Um(a) estudante responsável de cada equipe ("primeiro/a  autor(a)") envia o arquivo eletrônico do trabalho por email (DOC/PPT ou ODT/ODP; max 20MB) até o prazo indicado embaixo. Em todo caso é fundamental que o nome do arquivo (e na capa dentro do arquivo) contenha os nomes de TODOS os coautores na ordem decrescente de contribuições para o trabalho. Ou seja, o nome do arquivo deve ter o seguinte padrão geral: 

NumeroDaEquipe_Nome1-Nome2-Nome3-etc.doc

Exemplo:
4_JSilva-MAntunes-ACosta.doc

Quem não contribuiu significativamente para a elaboração do trabalho, NÃO deve constar entre autores, mesmo se tenha registrado seu nome na tabela wiki da equipe! No ato do envio ao professor o arquivo dos slides precisa obrigatoriamente ser enviado com cópia (Cc: ) a TODOS OS COAUTORES. Desta maneira qualquer coautor(a) que não recebeu até o prazo uma cópia dessa entrega oficial do trabalho para o professor, tem a responsabilidade de agilizar o envio do trabalho final com os nomes de todos os coautores que contribuíram substancialmente para a elaboração do trabalho.

Pesos dos Critérios de Avaliação:

#1

40%

Pertinência, coerência e estrutura lógica e útil das experiências e recomendações (se faltam pontos pertinentes em relação à abrangência do título, perde pontos aqui)..

#2

30%

Concisão e clareza no conteúdo (se tiver blabla ou conteúdo vago ou ilustrações de relevância pouco clara, perde pontos aqui).

#3

30%

Clareza na forma de apresentação e impacto didático. Aqui importa o que facilita a leitura e o entendimento, ou seja, se só ficar bonitinho, não ganha nada de pontos. Inclui transparência no reconhecimento das autorias.

Porém, se houver algum plágio (copiado de texto de outro estudante, da internet, ou de outra fonte não citada): reprovação sem arguição!