T3: Indicadores

Dinâmica participativa para construção de indicadores de sustentabilidade agrícola

Antes do prazo: Cada equipe deve definir na tabela wiki correspondente os seus participantes, tema, os públicos alvo e a abrangência de amostragem que seria necessária se fosse executada a avaliação de sustentabilidade. Todas essas informações contextuais tem que ser coerentes entre si. Cada equipe marca reuniões informais ou se comunique via internet para definir um rascunho de 6 (ou mais) indicadores de sustentabilidade coerentes com o tema escolhido. Cada indicador deve ser acompanhado de unidades de quantificação e métodos de medição. Cada equipe define:
1) um(a) Facilitador(a) ("F") que estruture as contribuições ; e
2) um(a) Secretário/a ("S") que anota e estrutura as ideias, os ajustes, e prioridades discutidas e acordadas na equipe; e
3) um(a) Relator(a) ("R") para reportar uma síntese dos indicadores da equipe para a plenária (turma inteira); e
4) um(a) Editor(a) ("E") para coordenar a integração dos componentes num texto final a ser entregue para avaliação.
P.f. identifiquem na tabela wiki quem assume essas responsabilidades dentro da equipe com a letra entre parênteses (F, S, R ou E) depois do nome do/a responsável. Os outros participantes da equipe terão que assumir tarefas maiores de pesquisa e elaboração dos indicadores e seus métodos de quantificação.

No dia do prazo (em baixo) se juntarão os participantes de cada equipe em sala de aula para tirar dúvidas com o professor, adaptar/refinar/priorizar os 6 indicadores e detalhar os métodos de quantificação para bater o martelo sobre a seleção e definição dos métodos de quantificação dos indicadores do seu tema.

Depois do prazo cada equipe ainda terá seis dias (até 20h da seguinte quinta-feira) para organizar e entregar um documento que apresente as informações contextuais e os indicadores e seus respectivos métodos de quantificação e unidades de medição/apresentação final dos indicadores.

 

Entrega

Um(a) estudante responsável de cada equipe ("primeiro/a  autor(a)") envia o arquivo eletrônico do trabalho por email (DOC/PPT ou ODT/ODP; max 10MB) até 20:00h da quinta-feira posterior ao prazo indicado embaixo. Não deve ser enviado pelo moodle, uma vez que não dá a opção de enviar cópia para todos os coautores!

Em todo caso é fundamental que o nome do arquivo (e na capa dentro do arquivo) contenha os nomes de TODOS os coautores na ordem decrescente de contribuições para o trabalho. Ou seja, o nome do arquivo deve ter o seguinte padrão geral: 

NumeroDaEquipe_Nome1-Nome2-Nome3-etc.doc

Exemplo:
4_BrunaPereira-JoaoSilva-AntoniaCosta.doc

Quem não contribuiu significativamente para a elaboração do trabalho, NÃO deve constar entre autores, mesmo se tenha registrado seu nome na tabela wiki da equipe! No ato do envio ao professor o arquivo precisa obrigatoriamente ser enviado com cópia (Cc: ) a TODOS OS COAUTORES. Desta maneira qualquer coautor(a) que não recebeu até o prazo uma cópia dessa entrega oficial do trabalho para o professor, tem a responsabilidade de agilizar o envio do trabalho final com os nomes de todos os coautores que contribuíram substancialmente para a elaboração do trabalho.

 

Itens avaliados:

  1. Participação construtiva da discussão, mostra de entendimento do assunto (qualidade e frequência da participação individual).
  2. Apresentação oral sucinta (4 min/equipe) na data indicada em baixo + Os slides da apresentação (uma semana depois da data de apresentação).
  3. Documento que apresenta os indicadores, com definições, unidades e metodologias de medição.

[Critérios conforme orientação em aula]