T4: Banco de dados

Conforme ressaltado em campo, é indispensável que vcs anotem as suas próprias observações enquanto trabalhando em campo, com o objetivo de treinar a sua capacidade de perceber o que está acontecendo de importante no agroecossistema, especialmente (mas não somente!) relacionado ao que vimos discutindo nas aulas práticas e teóricas. Conforme orientado durante as aulas práticas, sugiro que formem (se possível) a mesma equipe para T4 e T5. Não precisam ser as mesmas equipes que trabalharam juntos em campo, pois até pode ajudar vocês na interpretação para T5, se sistematizarem observações de indivíduos que trabalharam em equipes diferentes em campo!

Cada equipe deve entregar as observações de campo para cada parcela:

  1. No meu escaninho na FIT: as anotações originais em papel que vcs fizeram em campo (não tem problema se estejam sujas ou com letra de rascunho).
    E
  2. Por email com cópia a toda sua equipe: digitalizadas no arquivo XLSX (no moodle: bloco de Tarefas Avaliadas para baixar e preencher a planilha XLSX correta para digitalização dos dados). Não importa que já tem os dados na planilha, pois tem uma coluna já rotulada para "Observações" e possibilidade de vcs acrescentarem o número de colunas que quiserem! 
    1. células com dados quantitativos ou semi-quantitativos devem conter apenas valores numéricos!
    2. Dados qualitativos, inclusive as suas observações indispensáveis em campo, devem ser registrados nas celulas adequadas de observações. 

Entrega

Um(a) estudante responsável de cada equipe ("primeiro/a  autor(a)") envia o arquivo eletrônico do trabalho por email (XLS/XLSX; max 20MB) até o prazo indicado embaixo. Em todo caso é fundamental que o nome do arquivo (e na capa dentro do arquivo) contenha os nomes de TODOS os coautores na ordem decrescente de contribuições para o trabalho. Ou seja, o nome do arquivo deve ter o seguinte padrão geral: 

NumeroDaEquipe_Nome1-Nome2-Nome3-etc.doc

Exemplo:
4_JSilva-MAntunes-ACosta.doc

Quem não contribuiu significativamente para a elaboração do trabalho, NÃO deve constar entre autores, mesmo se tenha registrado seu nome na tabela wiki da equipe! No ato do envio ao professor o arquivo do trabalho precisa obrigatoriamente ser enviado com cópia (Cc: ) a TODOS OS COAUTORES. Desta maneira qualquer coautor(a) que não recebeu até o prazo uma cópia dessa entrega oficial do trabalho para o professor, tem a responsabilidade de agilizar o envio do trabalho final com os nomes de todos os coautores que contribuíram substancialmente para a elaboração do trabalho.

Pesos dos Critérios de Avaliação:

40%

Coerência entre os dados entregues e a metodologia concordada em campo.

40%

Coerência entre os dados digitados e as fichas de campo (dados crus em papel)

20%

Clareza e ausência de erros de digitação; formatação útil para análise posterior; transparência nas autorias