T1: Contribuição para o Banco de Dados
T1: Contribuição para o Banco de Dados
Contribuição para complementar/adaptar/corrigir um banco de dados em construção online de Características de Espécies Agroflorestais (CEA) para facilitar a escolha, introdução e manejo bem-sucedidos de espécies num contexto edafo-climático e socio-econômico dado [tarefa individual ou em grupo]: 20% da nota final
Objetivos:
- Desenvolver entendimento das necessidades de construir bancos de dados, tanto para o manejo e a pesquisa agroflorestal.
- Ganhar experiência prática na construção colaborativa do banco de dados de Características de Espécies Agroflorestais (CEA).
Opções:
Cada (grupo de) estudante(s) pode escolher qual aspecto do banco de dados em construção de Características de Espécies Agroflorestais quiser ajudar a refinar/complementar, desde que tenha uma utilidade chave para algum ou vários dos seguintes objetivos:
- ensinar e difundir a multifuncionalidade de SAFs (ensino); e/ou
- habilitar setores da sociedade fora da academia para ampliarem e refinarem a conservação pela utilização de SAFs (extensão); e/ou
- gerar conhecimento novo sobre o funcionamento de SAFs e seus efeitos ambientais, sociais, econômicos, culturais etc (pesquisa).
Procedimento para a construção do banco de dados:
- Achar novas espécies relevantes: Acrescentar na tabela geral do googledocs outras espécies potencialmente adaptadas às condições do lugar de implantação (cf. slides no moodle) dentro da planilha apropriada (árvores+arbustos; trepadeiras; herbáceas): P.f. priorizar aquelas que cumprem com as limitações ecológicas do lugar de implantação e com as necessidades/prioridades do projeto (detalhes veja nos slides).
- Compilar as características mais importantes das espécies (colunas com titulos em azul): Pesquisar e acrescentar nas mesmas planilhas googledocs aquelas características ecofisiológicas e de manejo necessárias para decisão final do delineamento experimental. Porém, algumas são de fontes não confiáveis ou desconhecidas – essas precisam ser verificadas e as fontes confiáveis citadas.
- P.f. priorizar o preenchimento e a correção das células mais importantes para a fase atual do projeto (conforme indicado pelas cores definidas na "LEGENDA").
- Preencher nas células adequadas um resumo (que seja muito útil para usuários futuros do banco de dados) das questões praticas. Se não achares info satisfatória em pt, pode ser necessário procurar em inglês, mas não precisam ser fontes cientificas na grande maioria dos casos (depende da questão!), porque são quase todas questões práticas de práticas de manejo - com a exceção das questões polêmicas, ou em contextos onde podem existir mitos populares.
- É fundamental que todas as informações não-óbvias tenham citações das fontes no texto - idealmente um hyperlink (URL) para um endereço estável na internet (p.ex. doi, rotas em sites institucionais permanentes). No caso que não tiveres certeza de que o link será estável, p.f. adicionalmente registrar o(s) primeiro(s) autor(es), ano) e os dados bibliográficos pertinentes (p.ex. título, revista/editora, páginas e/ou cidade etc) para que o leitor possa achar inquivocamente a fonte citada. Porém, não precisa seguir as normas da ABNT, nem de revistas científicas nesse banco de dados.
Divisão de responsabilidades entre participantes:
Qualquer participante está bem-vindo/a para acrescentar/editar qualquer parte dos bancos de dados, desde que as fontes sejam confiáveis e citadas. Porém, a qualidade e pontualidade dos bancos de dados (tanto das planilhas de googledocs como dos wikis) e apresentações orais para a turma serão avaliadas conforme as seguintes responsabilidades decididas por consenso. Ou seja, a tabela wiki define a abrangência temática do trabalho sob responsabilidade de cada indivíduo/grupo.
Formato:
As contribuições para o banco de dados serão entregues via moodle/email em formato XLS/XLSX/ODS (apenas as colunas que foram atualizadas e as colunas dos nomes de espécies. O nome do arquivo precisa conter o nome+sobrenome (podem ser abreviados) de todos os autores que efetivamente contribuíram para o banco de dados. Quem não contribuiu substancialmente para a pesquisa bibliográfica e compilação dos dados, não deve entrar como co-autor!