Imprimir este capítuloImprimir este capítulo

Laboratório Virtual: Experimento de Frank-Hertz

Atividade

Com base no que foi estudado em sala de aula e na simulação realizada responda:

  1. Descreva o modelo proposto por Niels Bohr para explicar as séries espectrais emitidas pelo átomo de hidrogênio. Como a partir de tal modelo pode-se determinar o valor da constante de Rydberg ?
  2. Explique a partir do modelo de Bohr para o átomo as características observadas nas curvas corrente versus tensão aceleradora para os átomos de Hg e Ne no experimento de Franck-Hertz. 
  3. Faça um esboço da curva corrente versus tensão aceleradora em uma ampola de Franck-Hertz contendo Hidrogênio. Considere que a tensão tenha sido variada de 0 a 13,0 V. Explique a partir do modelo de Bohr as principais características da curva obtida. 
  4. Descreva um arranjo experimental que possibilite analisar simultaneamente os processos de excitação e desexcitação do átomo de hidrogênio por impacto eletrônico. 
  5. Quais foram as principais dificuldades encontradas  na realização do experimento virtual de Franck-Hertz ? 
  6. Quais as vantagens e desvantagens de se utilizar uma simulação de um experimento real no processo de aprendizagem do aluno? 
  7. Quais as principais conclusões que podem ser externadas a partir da realização do experimento e da análise dos resultados obtidos?

Insira suas respostas clicando aqui