Fórum de notícias

Apresentação do moodle

 
Imagem de Jefferson Virgílio (201403967)
Apresentação do moodle
por Jefferson Virgílio (201403967) - Monday, 17 Mar 2014, 23:05
 

Prezadas colegas, prezados colegas.
Boa noite.

Esta mensagem está sendo enviada pelo sistema virtual de apoio aos encontros presenciais da UFSC. Daqui pra frente chamado por moodle. Possivelmente está sendo visualizada após o recebimento de um e-mail. O moodle pode também ser acessado via http://moodle.ufsc.br com o seu CPF e senha. Se você ainda não cadastrou a sua senha, acesse http://idufsc.ufsc.br.

A intenção deste tópico é apresentar brevemente a plataforma e esclarecer aos colegas que não puderam comparecer à primeira aula, um resumo do encontro. Para os colegas que perderam parte da aula, também servirá como reforço. Este resumo e apresentação NÃO serão realizados para as próximas aulas.

Eventuais dúvidas sobre o funcionamento do moodle, ou sobre o cadastro e acesso no IDufsc podem ser esclarecidas neste espaço ou por e-mail: jv.ufsc@gmail.com, comigo.

O moodle NÃO substitui as aulas presenciais e será utilizado como repositório dos textos em aula, assim como é realizado em nosso diretório virtual: http://goo.gl/UWq4WZ. Os textos no moodle serão organizados por aula. Os textos na pasta virtual estão todos organizados em um único diretório. Na pasta virtual há larga quantidade de material complementar, que não está inserido no moodle. Não será mantida nenhuma pasta física com os textos impressos, em nenhum xerox.

Eventuais midias complementares (como videos, links de notícias ou anúncios de eventos/palestras) também podem e provavelmente serão divulgados neste espaço.

O moodle por fim também será o canal de envio das atividades (tarefas), sendo o único meio de envio válido dos materiais. Para todos os encontros é necessário o envio de perguntas referentes aos textos lidos, através do moodle, Sendo possível e provável a solicitação de leitura, em sala, destas perguntas. Todas as tarefas possuem prazo de abertura de envio apartir de uma semana antes da aula, fidando o prazo no dia da respectiva aula. Devido a potenciais falhas no sistema ou na recepção dos arquivos é recomendável não deixar o envio para o último dia.

As alunas e os alunos que estejam inscritos apenas como ouvintes, não devem encaminhar as atividades (tarefas), porém possuem total acesso aos materiais de leitura e é recomendada a leitura dos respectivos.

Alguns materiais podem ser substituídos ou adicionados durante o decorrer do curso. Desta forma é recomendável consultar atualizações da bibliografia no moodle e/ou na pasta virtual, onde será mantida, sempre, a versão mais atual do programa de curso.

Se identificarem qualquer falha nos arquivos, por favor, entrem em contato diretamente comigo.

Devido a uma série de falhas que ocorreram no moodle, onde várias alunas e vários alunos não foram incluídas no respectivo, eu fiz uma inserção manual de todos os alunos e todas as alunas. Peço que por favor, confirmem o recebimento deste e-mail realizando uma breve resposta neste tópico. Aqueles e aquelas que se sentirem confortáveis, podem nesta resposta publicar uma breve apresentação pessoal, de modo a conhecer as colegas e os colegas. Essa apresentação não é obrigatória, mas é incentivada.