Fórum tira-dúvidas

Resumo do debate "Estudantes de Pedagogia e lutas sociais: o que temos a ver com isso?"

Imagem de Dulce Marcia Cruz
Resumo do debate "Estudantes de Pedagogia e lutas sociais: o que temos a ver com isso?"
por Dulce Marcia Cruz - Wednesday, 2 Apr 2014, 21:27

Façam aqui resumo de 20 linhas apresentando uma resposta bem fundamentada (prós e contras e a conclusão de voces) para a pergunta que gerou o evento Estudantes de Pedagogia e lutas sociais: o que temos a ver com isso? Vale presença na aula do dia 03/04/14.

Me.
Re: Fernanda Bernardino - Resumo do debate "Estudantes de Pedagogia e lutas sociais: o que temos a ver com isso?"
por Fernanda Bernardino Jeronimo (09187018) - Thursday, 3 Apr 2014, 17:07

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – CED

GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – 7ª FASE

PROFESSORA: DULCE MÁRCIA

ALUNA: FERNANDA BERNARDINO JERÔNIMO

Estudantes de Pedagogia e lutas sociais: o que temos a ver com isso? 

Prós:

Primeiro, tenho dúvidas: Pró- o quê? Pró-estudantes? Pró-UFSC? Pró-Delegado Cassiano? Pró-Polícia Federal no Campus? Pró-Ação do Batalhão de Choque da PM?

Bem, vou falar sobre o que penso sobre o que nós estudantes temos a ver com o evento intitulado “O Levante do Bosque”, do que me foi relatado por uma professora que foi testemunha ocular do ocorrido e sobre o que a RBS fez com a situação toda. Vou tentar...

Os estudantes e “O Levante Do Bosque” - O que temos a ver com isso? Oras aconteceu aqui. Na nossa cara. O mínimo que podemos fazer é pensar sobre o acontecido e tentar tirar alguma coisa de construtivo. O fato é que existe tráfico de drogas dentro da UFSC. Os alunos fazem uso de entorpecentes descaradamente em todo o campus. Acontecem também outros crimes: Arrombamentos e furtos de carros e de motos, seqüestros, estupro, etc. É quase um território sem lei. Pois estas pessoas, que se prestam a cometer crimes se aproveitam da falta de policiamento dentro da universidade para agir.

Os estudantes que fazem uso de drogas sustentam o tráfico. Matam aulas. Tiram a vaga de quem realmente gostaria de estar em uma universidade federal pública, gratuita e de qualidade, como diz o slogam. Como é a nossa universidade!

Por causa de meia dúzia de maconheiros, uma faculdade inteira se movimentou. O que isso me diz? Porque não deixaram levar o rapaz que estava com maconha na caixinha dentro da mochila? Porque foi necessário enfrentar o delegado da Polícia Federal? Porque se recusar a deixar a PF levar o rapaz e, desta maneira evitar um mal maior, um enfrentamento entre PM e estudantes? Porque não deixar a PF levar o maconheiro apreendido, contratar um advogado e acompanhar a ocorrência até a Delegacia da Polícia Federal? Ninguém pensou no NDI? No Flor do Campus? Porque tanta guerra?

Muitos porquês.

Nenhum pró.

Relato de testemunha - Uma professora, que não vou citar o nome, participou do evento. Disse que não foi nada daquilo que a RBS mostrou. Que o evento todo durou cerca de 6 horas. Que os estudantes só viraram o carro no final do dia. Que os policias entraram no bar do CFH e começaram a revirar mochilas, sem se identificar. Que na época da ditadura, era assim que as pessoas desapareciam, em carros sem identificação. Que o Delegado não estava disposto a negociar. Que a PM aguardou a ordem do delegado da PF. Enfim, a minha Professora relatou o mesmo que o Diretor do CFH falou na mesa do evento de hoje, Ìpsis líteris.

A mídia - A RBS se aproveitou do fato, escolheu as imagens que causariam mais espanto na população, fez um recorte sensacionalista e deve ter vendido um bocado de jornal!

Contras: Sou absolutamente contra a violência. De qualquer tipo: psicológica, simbólica, física, etc. Tenho medo daqueles que pensam que estão acima de todas as leis. Sou contra arrogância e prepotência. Detesto multidões. Acredito que uma sociedade sem leis seria impensável. As leis foram feitas pelas pessoas para manter um mínimo de organização da sociedade. Por quê? Para quem? Não importa. As leis existem. Elas precisam ser cumpridas. Um exemplo bem prático sobre leis: O trânsito. Basta imaginar um trânsito sem sinalização, sem multas, para saber que seria o CAOS. Os motoristas não se respeitam. Cada um pensa que tem precedência sobre o outro. Cada um pensa que pode passar por cima do outro. Taxistas, motoristas de ônibus e motoqueiros são donos das ruas. Ninguém respeita pedestre, nem ciclista. Se o bolso não doesse, os motoristas se matariam. Outro dia soube de uma história que houve um acidente entre carro comum e taxista e os taxistas se reuniram e deram uma surra no motorista do outro carro e na sua esposa. Quase mataram, foram parar no hospital. E logo ali, na Costeira do Pirajubaé.

Conclusão: Não defendo a ação violenta do Choque da PM contra os estudantes. Mas a Polícia representa o Estado e o Estado tem o poder. Quem se colocar contra, será aniquilado.Não defendo o uso liberado de entorpecentes dentro do campus.

Aí está a questão: eu pretendo criar meus filhos e aproveitar minha velhice com saúde.  

Fim. 

Imagem de Nathalia Aparecida Souza (11101604)
Re: Resumo do debate "Estudantes de Pedagogia e lutas sociais: o que temos a ver com isso?"
por Nathalia Aparecida Souza (11101604) - Thursday, 3 Apr 2014, 19:17

Olá aqui está meu resumo.

Boa Noite.

Fernanda Hartmann Ramos
Re: Resumo do debate "Estudantes de Pedagogia e lutas sociais: o que temos a ver com isso?"
por Fernanda Hartmann Ramos (11106536) - Thursday, 3 Apr 2014, 19:53

O que eu tenho a ver com isso, é que simplesmente aconteceu uma GUERRA Midiática sob um acontecimento absurdo, violento, ignorante, covarde e que foi praticamente um show pirotécnico colocando em risco a vida de aproximadamente 400 pessoas que estavam no Bosque e também das crianças e profissionais das 2 instituições de Educação Infantil ao lado.

A RBS entre outras, mostraram que os estudantes vândalos e maconheiros da Ufsc, viraram um carro da Polícia e então a Política teve que tomar providências... Nós sabemos que NÃO foi assim!!

O que eu penso sobre isso é seguinte, se o verdadeiro motivo da presença da PM, da PF e Tropa de Choque no dia 25/03 NÃO foi a investigação de tráfico de drogas, então foi o que?? Porque não nos explicam claramente para que todos entendam??

Uma pergunta, a maconha já foi legalizada? NÃO né! Então se todos sabem que é ``errado`` fumar maconha em locais públicos, porque não fumam dentro de suas casas? 

Se todos os jovens detidos naquela tarde, são realmente estudantes da Ufsc, poque não estavam dentro de suas salas de aula em vez de estarem lá no Bosque ``passeando``???  Ah, de certo não tinham aula, ou estudam de manha ou a noite, TUDO BEM, então volto a dizer, VÃO FUMAR DENTRO DE SUAS CASAS!

Sobre as 2 instituições de Educação Infantil (NDI e o Flor do Campus), foi unânime todos concordarem sobre o fato traumatizante das crianças terem que sair da Escola usando panos molhados no rosto, por causa dos ``artifícios`` da Polícia, muitos deles eram Bebês, com certeza isso foi uma irresponsabilidade ignorante da Policia!!  Mas ao mesmo tempo, eu conheço Professoras de ambas instituições, que não podem levar (esses mesmos Bebês que saíram com panos molhados) suas crianças no Bosque da Ufsc para aproveitar um Lindo dia de Sol, fazer atividades ao ar livre, porque simplesmente esse AR ESTÁ DIARIAMENTE FEDENDO A MACONHA! E aí, isso ta certo??

Além disso tem os índices de carros arrombados e roubados, as pessoas que são assaltadas, sequestradas e até estupradas, o tráfico que rola SIM dentro da Ufsc! Ahh, mas já pediram mais iluminação, hahaha FALA SÉRIU.... Se fosse por falta de Luz, algumas dessas coisas que citei à cima, não aconteceriam TAMBÉM NA LUZ DO DIA!!

O que isso, uma terra de ninguém??  Ninguém viu, ninguém sabe, ninguém RESOLVE!!!

Imagem de Gabriela Botelho Pereira Korus (11101586)
por Gabriela Botelho Pereira Korus (11101586) - Thursday, 3 Apr 2014, 19:57

Segue em anexo minha reflexão. 

Imagem de Daniela Fonseca (11101581)
por Daniela Fonseca (11101581) - Friday, 4 Apr 2014, 07:00

Foram mais de 20 linhas.

Imagem de Lourdes Pereira Orestes Dias (11101597)
por Lourdes Pereira Orestes Dias (11101597) - Monday, 7 Apr 2014, 18:52

Como estudante de pedagogia acredito que lutas sociais, têm que estar presentes sim nas nossas discussões, e temos que participar e procurar entender.  Há necessidade de manter nosso senso critico bem aguçado, não se deixando levar por resentimentos, ou disse- me- disse. A falta de informação, as falsas ideologias, nos levam a acreditar em fatos distorcidos e mal contados. Os acontecimentos passados devem servir para refletir sobre o presente, sem deixar de levar em consideração que vivemos em outros tempos, com outra sociedade e que se os fatos hoje se parecem com os de ontem, é o momento de todas as partes envolvidas pararem para pensar sobre o desfecho final. Não estou dizendo aqui que não ocorram lutas, não; mas que devemos pensar sobre de que forma queremos lutar. Será que da mesma maneira que há 50 anos, qual foi o resultado?

Quanto ao ocorrido no dia 25 no bosque, houve exageros de todos os lados. As discussões,  depoimentos e imagens, nos levam a entender isso. Não consegui ver o que estava por de trás de tudo isso, muitas suspeitas ficou entre linhas, como diz o dito popular “cada qual puxando a brasa para sua sardinha”. O que pude concluir que o “poder”, usou as mesmas estratégias utilizadas há 50 anos. A sociedade tem que se unir cada vez mais, para discutir e pensar que atitudes ou decisões irão tomar a partir deste episódio. 

Na mesa redonda, gostei da participação do Gustavo. Concordo com muita coisa que ele falou e acredito que são necessárias mais atitudes como a dele para que a história do passado não seja igual.

Lourdes Orestes Dias

Imagem de Ili Isabel Costa (11103658)
por Ili Isabel Costa (11103658) - Monday, 7 Apr 2014, 20:18

Agora é possível o envio da análise. Que bom!!

Imagem de Kezia Terezinha dos Santos (11103663)
por Kezia Terezinha dos Santos (11103663) - Monday, 7 Apr 2014, 20:53

Segue em anexo meu resumo

PS: Só consegui enviar agora

Imagem de Kenya Gladys Paulo Campagnolo (11103660)
por Kenya Gladys Paulo Campagnolo (11103660) - Monday, 7 Apr 2014, 23:13

Olá meninas e menino, 

segue anexo o meu registro sobre o debate.

bjos

Kenya Campagnolo

Imagem de Ivanilde de Jesus dos Santos Ferreira (11101592)
por Ivanilde de Jesus dos Santos Ferreira (11101592) - Tuesday, 8 Apr 2014, 10:44

Boa dia Professora!!!

Estou enviando o resumo do debate.

Em anexos.

att.

Ivanilde.

Imagem de Cleonice Rosi Rauch Vieira (11101579)
por Cleonice Rosi Rauch Vieira (11101579) - Tuesday, 8 Apr 2014, 11:29

Olá! estou enviando anexo minha contribuição.

Imagem de Fernanda Andrade dos Santos (11103661)
por Fernanda Andrade dos Santos (11103661) - Tuesday, 8 Apr 2014, 20:38

Segue em anexo meu resumo do debate, junto com minha opinião.

Fernanda

Imagem de Daniela Rodrigues (11101582)
por Daniela Rodrigues (11101582) - Wednesday, 9 Apr 2014, 20:33

Aqui estão minhas reflexões sorriso

Imagem de Taís Lopes Ramos (11101615)
por Taís Lopes Ramos (11101615) - Wednesday, 9 Apr 2014, 20:40

Ooi 

Seguem em anexo minhas reflexões. 

Imagem de Lisiane Maia Ventura (11101595)
por Lisiane Maia Ventura (11101595) - Thursday, 10 Apr 2014, 05:59

segue anexo.

lisi

Imagem de Fabienne Neide da Cunha (11106526)
por Fabienne Neide da Cunha (11106526) - Thursday, 10 Apr 2014, 08:18

Bom dia professora Dulce!!!

Segue em anexo minha reflexão acerca da Mesa Redonda.

Att,

Faby

Imagem de Larissa Emanuela Costa (11101593)
por Larissa Emanuela Costa (11101593) - Thursday, 10 Apr 2014, 13:30

SEGUE EM ANEXO MINHA REFLEXÃO

..
por Patricia de Andrade (11101608) - Thursday, 10 Apr 2014, 13:50

Segue em anexo.

Imagem de Camila da Silva Santana (11101577)
por Camila da Silva Santana (11101577) - Thursday, 10 Apr 2014, 14:45

Olá,

Segue as minhas reflexões.

Att. Camila

Imagem de Carla Moreira Rosa (11101578)
por Carla Moreira Rosa (11101578) - Thursday, 10 Apr 2014, 15:55

Minha reflexão sobre esse assunto que esta sendo tão debatido ultimamente.

Imagem de Mayara Mafra Bondavalle (11101603)
por Mayara Mafra Bondavalle (11101603) - Thursday, 10 Apr 2014, 16:43

Acredito que nossa formação tem por objetivo nos tornar pessoas criticas, para que isso ocorra de vemos entender todos os lados, colher informações o suficientes para podermos tomar uma posição quanto a situação. Eu estava presente no ocorrido, porém não compreendi tudo que estava acontecendo naquele dia. Posteriormente procurei em fontes, textos dos professores, jornais, televisão e o relato de pessoas presentes desde o inicio do confronto. Depois desse levantamento conclui que as duas partes envolvidas estavam erradas. Para evitar o confronto direto uma das partes tinha que ceder, porém nem os estudantes, nem os policiais queriam dar o braço a torcer. A luta dos estudantes de justa e necessária, temos que lutar por uma segurança que prece pela segurança dos alunos em primeiro lugar e não do patrimônio. Porém os estudantes "aceitaram" o confronto direto, do mesmo modo que a polícia não evitou o lamentável incidente, a mesma nem se preocupou que tinham duas instituições de educação Infantil nas proximidades, colocando em perigo, além de aproximadamente 400 estudantes, as crianças das duas instituições, os pais e profissionais que trabalham no local. Depois desse lamentável incidente os alunos se dirigiram para ocupar a reitoria, o que por um lado eu concordo, porém as pessoas que fumaram e  que pixaram perderam a razão da causa.

Este acontecido também me fez refletir sobre a manipulação que as mídias teem sobre os acontecimentos, e o quanto saber disso é importante para sermos cidadão críticos.As mídias tem um poder enorme na nossa sociedade, cabe a nos PROFESSORES trabalhar de forma correta com elas, mostrando os pós e os contras das mídias, explicando que nem tudo que passa na televisão, esta escrito no jornal ou na revista é totalmente verídico e que tudo tem distintos pontos de vista, e que para defendermos uma tese ou um conceito temos que compreender a fundo  todos os lados desse conceito. 

outra ponto é que todos devem participar das lutas sociais, porém como o nosso curso é mais voltado para a compreensão da politica e das relações sociais acreditamos que somos parte importante desta mudança, que temos que acreditar que podemos sim mudar mudar a sociedade, basta lutarmos pelo que queremos.

Imagem de Paola Cristina Wentz (11101607)
por Paola Cristina Wentz (11101607) - Thursday, 10 Apr 2014, 23:36

Apesar de ter uma opinião formada sobre o que aparentemente está acontecendo, por enquanto, até entender (ou não) as reais intenções que existem por detrás de toda essa polêmica, ficarei apenas observando (no máximo, se valer a pena).

Não irei aqui me expor por algo que certamente envolve muito mais do que estamos sendo informados.

Se o ato de me abster desse “circo armado” me faz ter uma nota inferior a que mereço pelo que realmente estamos buscando aqui nesta conceituada Universidade, que assim o seja, mas não vou fazer deste episódio uma bandeira, nem participar  de nenhuma “luta” com razões escusas.

Lamentável, sem dúvidas, tudo o que envolve violência e selvageria num mundo de civilizados. É lamentável.

Entendo que esta disciplina se refere a comunicação, mas esta é a minha posição.

Sinceramente, neste momento tenho muitas outras preocupações relacionadas aos meus estudos (como inserir minha foto no moodle) e mais uma vez afirmo, não vou perder meu tempo com este episódio.

Bom, eis aqui as vinte linhas sobre minha opinião. Como estamos num ambiente, onde defendemos a liberdade de expressão, com certeza, esta tarefa será dada como realizada. Apesar de que somente agora estou de fato na vigésima linha. Ufa! Acabei.

Imagem de Paola Cristina Wentz (11101607)
por Paola Cristina Wentz (11101607) - Thursday, 10 Apr 2014, 23:36

Apesar de ter uma opinião formada sobre o que aparentemente está acontecendo, por enquanto, até entender (ou não) as reais intenções que existem por detrás de toda essa polêmica, ficarei apenas observando (no máximo, se valer a pena).

Não irei aqui me expor por algo que certamente envolve muito mais do que estamos sendo informados.

Se o ato de me abster desse “circo armado” me faz ter uma nota inferior a que mereço pelo que realmente estamos buscando aqui nesta conceituada Universidade, que assim o seja, mas não vou fazer deste episódio uma bandeira, nem participar  de nenhuma “luta” com razões escusas.

Lamentável, sem dúvidas, tudo o que envolve violência e selvageria num mundo de civilizados. É lamentável.

Entendo que esta disciplina se refere a comunicação, mas esta é a minha posição.

Sinceramente, neste momento tenho muitas outras preocupações relacionadas aos meus estudos (como inserir minha foto no moodle) e mais uma vez afirmo, não vou perder meu tempo com este episódio.

Bom, eis aqui as vinte linhas sobre minha opinião. Como estamos num ambiente, onde defendemos a liberdade de expressão, com certeza, esta tarefa será dada como realizada. Apesar de que somente agora estou de fato na vigésima linha. Ufa! Acabei.

Eu
por Karla Regina de Souza (11103657) - Monday, 21 Apr 2014, 19:12

"Estudantes de Pedagogia e Lutas Sociais: O que temos a ver com isso?"