Fórum de notícias

CONSULTA À COMUNIDADE

 
Vanessa Lima
CONSULTA À COMUNIDADE
por Vanessa Aparecida Alves de Lima - Wednesday, 29 Jun 2016, 11:28
 
 
 
Para proteger sua privacidade, as imagens remotas desta mensagem foram bloqueadas. Exibir imagens

Prezada Comunidade Universitária de Joinville,

O Conselho da Unidade do nosso Centro decidiu, por maioria, fazer uma nova consulta para a escolha do nome do Centro, que atualmente chama-se Centro de Joinville.

A consulta inicia amanhã (29/06) e encerra na sexta feira (01/07) e está disponível em:

 https://collecta.sistemas.ufsc.br/restrito/responderQuestionario?idQuestionario=848

 Esta consulta deve-se ao fato que o Conselho Universitário, em reunião realizada em 10 de julho de 2015, aprovou, por maioria, o parecer da relatora Profa. Sônia Carobrez criando as Unidades Acadêmicas (Centro/Deptos) nos campi fora da sede. Com a aprovação do parecer foi emitida a Resolução nº 55/2015/CUn, que foi publicada no Boletim Oficial da UFSC em 20 de julho de 2015, na qual em seu art.1º altera os Anexos A e B do Regimento Geral da UFSC, incluindo, primeiramente, os campi fora de sede como Centros de Ensino. Estes passaram a se chamar: Centro de Joinville, Centro de Blumenau, Centro de Araranguá e Centro de Curitibanos.

Ato contínuo foi criado um Grupo de Trabalho, instituído pela Portaria nº 1399/2015/GR, para elaboração de propostas de ajustes no regimento geral, estatuto e resoluções cujos dispositivos estejam diretamente vinculados à Institucionalização dos campi fora de sede.  O grupo de trabalho composto pelos Diretores dos Centros de Joinville, Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Chefe de Gabinete e um representante da Procuradoria Jurídica/UFSC realizou diversas reuniões, aonde através de discussões e estudo de estruturas chegou à configuração de uma proposta de Institucionalização dos novos campi como Campus fora de Sede da UFSC. Esta proposta foi encaminhada ao Conselho Universitário e será apreciada no dia 19 de Julho de 2016.

Diante deste cenário, os Diretores dos Centros dos campi fora da sede, foram questionados se tinham interesse de incluir, na seção do dia 19/07, a mudança dos Nomes dos Centros de Ensino, ora criados.

Face ao acima exposto e diante da relevância do Nome do Centro que adotaremos após a Institucionalização do nosso Campus, será realizada esta consulta à Comunidade Universitária de Joinville (Docentes, Técnicos Administrativos e Discentes). O nome escolhido será apreciado e homologado pelo Conselho da Unidade.

Regras para a realização da consulta homologada pelo Conselho da Unidade para mudança do Nome do Centro:

A consulta será realizada entre os professores, os técnicos administrativos e os estudantes. Os votos terão peso igualitário (1/3 por categoria).

Os nomes para escolha serão: Centro de Engenharias da Mobilidade

                                         Centro Tecnológico de Joinville

                                         Centro Politécnico

A votação terá segundo turno, caso o primeiro colocado não alcance 50% dos votos.  Havendo segundo turno, será considerada a maioria dos votos válidos.     

As consultas (1° e 2° turno) ficarão disponíveis por 3 dias consecutivos.

Em defesa de cada um dos nomes acima relacionados, seguem textos elaborados pelos conselheiros: Jamile Fantin – Centro Engenharias da Mobilidade, Alexandro Garro Brito - Centro Tecnológico de Joinville e Diego Greff – Centro Politécnico.

Centro de Engenharias da Mobilidade (Conselheira Jamile Fantin):  assim foi nomeado este Centro, quando de sua criação em 2009. Buscava-se abarcar num só lugar o estudo dos diferentes modais utilizados para a mobilidade de pessoas e coisas, problemas atuais e relevantes que são abordados nos cursos aqui ofertados. O nome sintetiza este objetivo ao mesmo tempo em que quebra um paradigma e estende o conceito de “mobilidade”, cristalizado na solução das dificuldades de pessoas com necessidades especiais e na mobilidade urbana, para todas as áreas e possibilidades de mobilidade humana. Transformou-se em marca registrada deste Centro, porque é genuíno, inovador, instigante e chama a atenção do Brasil para a urgência de se tratar este assunto com transversalidade.

Centro Politécnico (Conselheiro Diego Greff):  No século XVIII, precisamente em 1794, concomitante com Revolução Francesa, fora fundada e a célebre e tradicional École Polytechnique de Paris, primeira do gênero no mundo. Os propósitos, à época, ciências exatas e engenharias fomentariam a formação de excelência para o serviço à pátria. A Politécnica de Paris veio a inspirar outras instituições com excelência no ensino das engenharias, na Europa a exemplo de Zurique, Lousanne e Porto; e na América do Norte a exemplo de Montreal. No Brasil, quase um século depois, em 1893, era fundada a Escola Politécnica da USP, primeira no Brasil, também inspirada nas instituições europeias, e com excelência reconhecida internacionalmente. Na atualidade, a UFSC de Joinville têm a oportunidade de aderir a esta proposta das escolas politécnicas, que deram origem a algumas das principais instituições de ensino e pesquisa em engenharia no mundo, e assim nos apoiarmos sobre o nome de gigantes, para vermos mais longe, com um nome de sucesso que represente a multidisciplinaridade dos que formam este campus

Centro Tecnológico de Joinville (Conselheiro Alexandro Garro Brito): Hoje somos o Centro de Joinville da UFSC, localizado no terceiro polo industrial e tecnológico da região Sul do Brasil. Temos sete cursos em diferentes áreas de engenharia, um bacharelado e duas pós-graduações - todos com foco predominante em Ciência e Tecnologia - além de diversas atividades de pesquisa e extensão nesse contexto. É necessário que o nome do Centro transpareça o perfil dos seus cursos, refletindo as suas atividades, vocações e perspectivas futuras. Atuamos hoje em um espectro muito mais amplo e multidisciplinar daquele que nos deu origem. Crescemos e nos diversificamos. Se objetivamos nos tornar de fato em um centro de referência na região, é fundamental que demarquemos essa identidade, abrindo caminho para novos desafios. Precisamos de uma marca que nos identifique claramente junto à nossa sociedade, sem ambiguidades. Pois será essa marca que fortalecerá a absorção de mais recursos, uma maior visibilidade dos nossos cursos e projetos de pesquisa e extensão, e uma maior diversidade de oportunidades para nossos estudantes. Considerando que, regimentalmente, não pode haver dois Centros na UFSC com a mesma denominação (Centro Tecnológico), propomos o nome Centro Tecnológico de Joinville (CTJ) - uma identidade clara, objetiva e muito mais inclusiva. Uma marca forte visando nossas ambições futuras.

At.,

Profa. Cátia