Avisos

Sobre vídeoaulas e fóruns

Imagem de Mauricio Roque Serva de Oliveira
Sobre vídeoaulas e fóruns
por Mauricio Roque Serva de Oliveira - Friday, 20 Mar 2020, 13:03

Caros alunos,

Já está disponível a "Vídeoaula 5" que corresponde à aula 5 (Teoria dos Sistemas). Ainda nesta semana, pretendo disponibilizar a correspondente à aula 6. Doravante, cada vídeoaula terá o número de série da aula respectiva.

No Moodle, na pasta da aula 5, vocês já podem encontrar o arquivo Word "Link da Vídeoaula 5". Nele há dois links indicados como "parte 1" e "parte 2". Dividi a vídeoaula em 2 partes para que os arquivos não ficassem imensos; uma parte tem 31 m. de duração, e a outra tem 37 m. Os vídeos estão no formato MP4 e hospedados no Youtube. Somente quem tem os links podem acessar as vídeoaulas. Recomendo que vocês assistam com os textos da aula em mãos , assim poderão acompanhar melhor.

Eu havia inserido na proposta a realização de chats, porém mudei de ideia: ao invés de chats, trabalharei com Fóruns do Moodle; tal mudança se justifica em razão da melhor adequação dos Fóruns à situação atual, pois os chats exigem a participação em tempo real, e nem todos teriam condições de participar nos dias e horários marcados. O Fórum tem também a vantagem de ficarem registradas todas as intervenções nossas (perguntas de vocês, respostas minhas, observações, etc.), as quais poderão ser consultadas por todo o grupo em qualquer momento.

Com o recurso do Fórum, elimino também da proposta o item 4 ("abertura de links no Moodle para postagem de perguntas por escrito"), isto é, não abrirei mais este tipo de link, e sim Fóruns.

Assim, haverá um Fórum específico para cada vídeoaula, visando agrupar ali as respectivas perguntas e respostas. O primeiro Fórum já está aberto no Moodle, intitulado "Fórum vídeoaula 5".

Espero que as vídeoaulas sejam proveitosas para manter o processo de aprendizagem, mesmo reconhecendo plenamente que elas nunca substituem a aula presencial, tanto em termos de qualidade pedagógica, como da experiência vivida.

Por fim, deixo registrada aqui a minha solicitação para que ninguém poste as vídeoaulas na Internet, nem tampouco as divulgue/disponibilize para outras pessoas (fora do nosso grupo) em qualquer canal de comunicação. Não desejo, em absoluto, nenhuma espécie de publicidade, não faz parte do meu estilo profissional agir em função de criar imagens e propagandas do meu trabalho. Tais vídeoaulas pertencem ao nosso esforço conjunto de promover a aprendizagem e crescimento intelectual de vocês, enquanto doutorandos em formação de cientistas sociais.

Atenciosamente,

Maurício Serva