Fórum vídeoaula 5

aula 5 - Teoria dos Sistemas

Imagem de Gustavo Lima Soares (202000633)
aula 5 - Teoria dos Sistemas
por Gustavo Lima Soares (202000633) - Friday, 20 Mar 2020, 17:48

Prezado Professor, primeiramente queria começar lhe congratulando pela desenvoltura da sua aula online, muito legal mesmo Professo, parabéns!

Com relação aos textos, me chamou bastante atenção o texto do Parsons principalmente com relação aos fatores de produção. Como economista sempre ouvimos falar deles (terra, capital, trabalho e tecnologia) e achei incrível e muito bem colocada a  adaptação para terra, capital, trabalho e organizações. Todos os textos são muito bons!

Imagem de Mauricio Roque Serva de Oliveira
Re: aula 5 - Teoria dos Sistemas
por Mauricio Roque Serva de Oliveira - Friday, 20 Mar 2020, 23:15

Gustavo, agradeço o seu feedback, vamos em frente!

Parsons foi um autor que "fez escola" nas ciências sociais de sua época, angariando muitos seguidores não só nos EUA. Ainda que não se seja partidário de suas posições políticas e de sua opção epistemológica, penso que não podemos deixar de reconhecer a sua capacidade intelectual, a engenhosidade (por ex., a inserção da organização como um fator extra de produção, como você ressaltou) de sua argumentação e o alcance/peso de sua obra. Por isso foi tão influente em toda a segunda metade do Séc. XX, constituindo um fundamento de ampla extensão da teoria administrativa, embora muitos administradores e até mesmo pesquisadores empreguem esse fundamento sem ter a consciência disso. 

Parsons tinha uma ambição enorme, pois desejava estabelecer uma teoria geral da sociedade. É claro que não conseguiu o seu intento, mas o esforço feito para tanto acabou por gerar uma obra que se debate até hoje, e alimentou por muito tempo uma parte deveras importante das denominadas Teorias da Ação nas ciências sociais.

Imagem de Magela Duarte Just (202000638)
por Magela Duarte Just (202000638) - Monday, 23 Mar 2020, 16:19

Prof.,

Hj esse 4 fator - as organizações, é amplamente aceito? Perdoem meu desconhecimento.

Imagem de Mauricio Roque Serva de Oliveira
por Mauricio Roque Serva de Oliveira - Monday, 23 Mar 2020, 19:49

Cara Magela,

Não tenho condições de responder sobre a aceitação no campo da economia, o qual é bem mais fechado que o da administração. Na sociologia das organizações é aceito sim, embora os demais autores não tenham dado grande destaque a este ponto.

Imagem de Sabrina Borges Ramos de Carvalho (202000640)
por Sabrina Borges Ramos de Carvalho (202000640) - Monday, 6 Apr 2020, 13:48

Agradeço as contribuições do professor e dos colegas, peço desculpas desde já pela demora.

Dada a discussão ainda fiquei com dúvida em relação ao quarto recurso por Parsons, o Sr. sabe me dizer qual a origem da introdução da organização como recurso? Visto que o restante são bens "mais tangíveis" por assim dizer (terra, mão de obra e capital).

Saudações, Sabrina.