Fórum vídeoaula 5

Sistemismo X Estruturalismo

Imagem de Mauricio Roque Serva de Oliveira
Re: Sistemismo X Estruturalismo
por Mauricio Roque Serva de Oliveira - Friday, 20 Mar 2020, 22:38

Muito obrigado pelo feedback, Silvio, ele me motiva a me manter nessa "trilha" e aperfeiçoa-la sem cessar.

Quanto ao estruturalismo, também achei muito interessante a comparação que Demo faz com o sistemismo, mesmo que rapidamente. Nas ciências sociais, foram movimentos  concomitantes, ainda que diferentes: ambos floresceram entre os anos 1940 e 1970, deixando marcas significativas nessas ciências até o presente. Contudo, o estruturalismo foi mais forte na Europa e, principalmente na França, enquanto o sistemismo teve sua origem e epicentro nos EUA, embora ambos tenham se expandido por todo o mundo.

Malgrado a importância do estruturalismo, ele não foi tão influente na administração como o foi e ainda é o sistemismo. Por ex., toda a elaboração da Teoria da Contigência, como também do Planejamento Estratégico nasceram do sistemismo, sua base comum. Pela grande diferença no impacto na administração enquanto fundamento epistemológico, é que eu não detalharei o estruturalismo em nosso curso. Preferi deixar espaço para abordar a Sociologia da Ciência e sua aplicação na administração, mais adiante no decorrer das aulas.

Contudo, tenho um belo livro em dois volumes sobre a historia do estruturalismo, mas é em francês, caso você deseje conhecê-lo, poderei emprestar no retorno às aulas.

Por fim, um alerta: seria bom não confundir o que alguns poucos autores chamam de "estruturalismo como uma corrente da teria geral da administração", com o estruturalismo como denso movimento nas ciências sociais (que é a referência de Demo). Melhor se referir ao primeiro como "sociologia das organizações".