Fórum vídeoaula 5

Aula 5

 
Imagem de Fernanda Silva Teodoro (202000628)
Aula 5
por Fernanda Silva Teodoro (202000628) - Saturday, 21 Mar 2020, 10:20
 

Prezado Professor, 

Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pela iniciativa que é muito bem vinda em tempos de isolamento, a vídeo-aula foi muito esclarecedora.

Fiquei com uma dúvida especificamente no Texto de Pedro Demo. Na página 238 logo antes do item 9.5 o autor cita "Certamente todo conflito será por definição solucionável, porque não se considera a possibilidade de superação do sistemas. Com efeito, o limite só sistema é o próprio sistema; por isso, conflito é apenas interno.".

Seria exatamente esse ponto que é criticado por Buckley em seu texto "A sociologia e a moderna teoria dos Sistemas"?

Hoje sabemos que temos conflitos de origem externa e que não existem sistemas fechados na prática, e que todos os sistemas tem influencia externa por mais que tentem ser fechados. Logo questiono, seria possível hoje a existência de um sistema fechado?

Imagem de Mauricio Roque Serva de Oliveira
Re: Aula 5
por Mauricio Roque Serva de Oliveira - Sunday, 22 Mar 2020, 12:05
 

Prezada Fernanda,

Grato pelo seu feedback, estou muito feliz com a adesão de vocês à minha proposta, isso me anima muito.

Naquele trecho do texto de Demo (p. 238), ele emprega um estilo muito frequente para relatar/reproduzir as ideias de outros autores que não o próprio: ele fala como se fosse ele, mas em verdade ele está apenas demonstrando a ideia e o argumento de outrem. Assim, ao escrever "com efeito, o limite só sistema é o próprio sistema; por isso, conflito é apenas interno", ele está expondo e também criticando (como o faz em diversos outros trechos) o ponto de vista político e epistemológico dos sistemistas.

Sobre a sua pergunta posterior, não creio em sistemas fechados, salvo aqueles construídos experimentalmente em laboratórios bem específicos.