Fórum vídeoaula 6

Contradições dos "dialéticos"

 
Eu estudando
Contradições dos "dialéticos"
por Silvio de Freitas Barboza (202000641) - Tuesday, 24 Mar 2020, 16:23
 

Professor e demais colegas,

Saudações!

Chanlat (1992) começa o seu texto afirmando que “todo paradigma repousa, por definição, sobre uma certa concepção de mundo...”. Nesse sentido, confesso que nutro muita afinidade pelo paradigma crítico, justamente por sua de visão de mundo, e consequentemente, por sua percepção da realidade, não como algo acabado, como verdade absoluta, mas como um processo de construção, um conhecimento sempre provisório e parcial da realidade social, que é ambígua e complexa por natureza.

Demo (1985) faz uma reflexão muito pertinente sobre perspectivas dialéticas, comumente adotada pelo paradigma crítico. Ela fala de uma dialética aberta em contraposição à uma postura de “negação” da dialética, referindo-se a alguns “dialéticos” ou “críticos” que assumem uma posição “conservadora” e “autoritária” (minhas palavras), e, portanto desprovida de autocrítica. Nesse sentido, afirma o autor, podem ser tão sectários quanto um positivista. É uma contradição!

Abraço!

Imagem de Giovani Bonfim (202000631)
Re: Contradições dos "dialéticos"
por Giovani Bonfim (202000631) - Wednesday, 25 Mar 2020, 15:12
 

Boa tarde Professor! Boa tarde Colegas!

Percebi, durante a leitura do texto do Foulquié (1978) um paralelo entre os pensamentos de Eckhart, Hegel e da filosofia oriental. O que impulsiona o pensamento de Eckhart para adiante é a forma virtuosa com que maneja os contrários. "Só se pode ver pela cegueira, conhecer pelo não conhecimento, compreender pela desrazão"; Hegel, ao explorar a fundo a tríade tese-antítese-síntese, e adaptá-la como explicação única do real, veio a fazer a fusão dos contrários. 

No pensamento oriental, postula-se que a consciência se dá pelo contraste, ou seja, só se conhece o branco por que há o preto (...) Não se trata apenas de perceber a realidade de pontos de vistas diferentes, e sim criar uma consciência a partir de duas percepções distintas.

É possível que haja alguma influência além do neoplatonismo que seja oriental no pensamento de Hegel? 

 

Imagem de Mauricio Roque Serva de Oliveira
Re: Contradições dos "dialéticos"
por Mauricio Roque Serva de Oliveira - Thursday, 26 Mar 2020, 19:26
 

Giovani, não tenho informação para te responder positivamente sobre a influência do pensamento oriental na criação de Hegel, por isso, responsavelmente, não afirmo. Contudo, essa análise comparativa que você faz entre as visões ocidental e oriental é muito importante para o crescimento intelectual, parabéns!

Como temos limitações de tempo (carga horária), em nossa disciplina tratamos apenas da ciência ocidental. Pelo menos eu esclareço a vocês sobre isso desde o início do curso.

Imagem de Alice Hübner Franz (202000626)
Re: Contradições dos "dialéticos"
por Alice Hübner Franz (202000626) - Wednesday, 25 Mar 2020, 17:28
 

Caro professor e demais colegas!

 

Eu, particularmente, compartilho a mesma ideia que Silvio com relação a uma maior aproximação com o paradigma crítico, e sobretudo com relação a essa percepção da realizada como algo em constante construção.

A percepção que fica, depois das leituras dos textos e da aula, é que a abordagem dialética proporciona uma  visão muito mais ampla dos fenômenos sociais, o que se opõe a ideia estática no que tange a relação sujeito e objeto do positivismo e do funcionalismo. Sujeito e objeto estão inseridos num mesmo contexto, num mesmo movimento da realidade.

Imagem de Mauricio Roque Serva de Oliveira
Re: Contradições dos "dialéticos"
por Mauricio Roque Serva de Oliveira - Thursday, 26 Mar 2020, 19:30
 

Exatamente, Alice! Uma visão muito mais ampla e corajosa que aquela proporcionada pelo positivismo e funcionalismo. Não são dimensões fáceis de conceber e aceitar, pois ressaltam a incerteza da vida e do mundo, mas nos abrem imensas perspectivas de crescimento pessoal e intelectual.

Imagem de Mauricio Roque Serva de Oliveira
Re: Contradições dos "dialéticos"
por Mauricio Roque Serva de Oliveira - Thursday, 26 Mar 2020, 19:19
 

Sim, Silvio, é uma contradição de base, mas as "igrejinhas" (para lembrar de Pedro Demo) continuam a se retroalimentar, principalmente nas universidades latinoamericanas.