Fórum vídeoaula 6

Dialética nas ciências sociais

Imagem de Lourenço Kawakami Tristão (202000796)
Dialética nas ciências sociais
por Lourenço Kawakami Tristão (202000796) - Thursday, 26 Mar 2020, 23:54

Os textos sobre a dialética são muito interessantes. Gostei especialmente do texto de Pedro Demo, destaco a consideração que faz sobre a dialética que apesar de não ser exclusividade das ciências sociais, torna-se particularmente importante para elas. A relação com a transformação dos sistemas também é muito interessante, diferenciando a transformação interna (da lógica sistêmica) de uma superação de um sistema (da dialética). Ademais, a dialética parece ser um princípio lógico inerente a qualquer pensamento, seja das ciências exatas ou das sociais, entretanto, como a epistemologia nas ciências sociais é uma espécie de metaciência (pois tem o ser humano simultaneamente como sujeito e objeto do exame científico), a sua importância parece tornar-se mais evidente nas últimas.

As reflexões sobre como estas percepções influenciam nas ciências da administração especificamente, que o professor traz nas videoaulas, também são muito esclarecedoras, especialmente sobre a perspectiva funcionalista que predomina, e as possibilidades de superação que traz a dialética, colocando as contradições como um ponto importante de observação.

Imagem de Mauricio Roque Serva de Oliveira
Re: Dialética nas ciências sociais
por Mauricio Roque Serva de Oliveira - Friday, 27 Mar 2020, 14:36

Lourenço,

Para quem lida com o pensamento dialético, as contradições representam em seu conjunto um aspecto incontornável na análise social. Vemos como os diversos autores chamam a atenção para esse aspecto.

Na análise organizacional, considero as contradições como uma dimensão da realidade de suma importância para a compreensão (e ação) do fenômeno. A questão do funcionalismo referente a esse aspecto é que ele evita ao máximo discuti-lo, preferindo usar a lógica formal, a racionalidade instrumental e suas opções políticas correspondentes para tratar do fenômeno organizacional.

Imagem de Sabrina Borges Ramos de Carvalho (202000640)
por Sabrina Borges Ramos de Carvalho (202000640) - Thursday, 9 Apr 2020, 16:53

Agradeço à Lourenço e ao professor pelas contribuições, aproveito também para dizer obrigada Lourenço pela ajuda com as videoaulas.

Como disse Lourenço, sobre a contribuição da dialética não só nas ciências sociais, pergunto em qual(s) ciências é maior a contribuição da dialética? Visto que a lógica formal se inspira na matemática, conforme mencionada pelo sr. 

Aproveito para mencionar que estou aprendendo muito, e que este tema da dialética e formação lógica são imprescindíveis, me fizeram ver os conceitos de uma forma que contribui para o modo de estruturação das ciências.

Grata, Sabrina.

Imagem de Mauricio Roque Serva de Oliveira
por Mauricio Roque Serva de Oliveira - Friday, 10 Apr 2020, 19:46

Sabrina, me sinto muito recompensado em saber que você está aprendendo muito, este é o meu objetivo.

A contribuição do pensamento dialético se manifesta em praticamente todos os campos do conhecimento, fica muito difícil para mim indicar quais deles tiveram maior contribuição. Nas ciências humanas/sociais, constato que a sociologia e a antropologia se beneficiam bastante, dado que cientistas desses campos desenvolvem muitos estudos em base dialética; apesar de não arriscar dizer que aí estão as maiores contribuições, reconheço que os avanços obtidos com o emprego do pensamento dialético são grandes.