Fórum vídeoaula 7

Aula 7

 
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Aula 7
por Alice Hübner Franz (202000626) - Friday, 27 Mar 2020, 19:12
 

Professores e Colegas,

Primeiramente gostaria de agradecer as palavras de incentivo do professor que, com certeza, serviram muito. 

Ao ler os textos e também com a video aula, me lembrei da tese de Ibarra Colado em um de seus textos em que ele fala da complementariedade teórica, ou seja, que não há um rompimento entre uma nova teoria organizacional e suas antecessoras, mas há um acoplamento, se toma aquelas ideias e se reforça certos pontos que as outras teorias não deram conta. Poderia se transpor essa tese também para os paradigmas científicos?

Outra reflexão que surgiu, sobretudo a partir do texto da professora Ana Campos quando ela critica a especialização advinda da disciplinarização do conhecimento, é do desafio de lograr realizar um trabalho interdisciplinar em um espaço amplamente perpassado pela cultura disciplinar.

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Re: Aula 7
por Mauricio Roque Serva de Oliveira - Friday, 27 Mar 2020, 20:30
 

Alice,

Sobre os paradigmas e sua utilização mista, há um debate intenso e muito interessante. Como tal debate já tem muitos discursos divulgados, notadamente no exterior, trago ao nosso curso nessa Seção 2 uma proposta de superação do próprio emprego de paradigmas, feita por uma cientista brasileira. Penso que valerá à pena conhecer e discutir; chegaremos lá em breve!

Eu estudando
Re: Aula 7
por Silvio de Freitas Barboza (202000641) - Saturday, 28 Mar 2020, 00:25
 

Olá Alice, professor e demais colegas. Boa noite!

Fiquei refletindo sobre isso também, especialmente, depois de conhecer a releitura que Chavalier realiza dos conceitos de função, sistema e estrutura, modificando-os substancialmente. Então, me veio à mente, novamente, a fala de Chanlat de que por trás de cada paradigma existe uma visão de mundo (ontologia) subjacente, e visões de mundo, muitas vezes, antagônicas, e, consequentemente, epistemologias, na minha visão, irreconciliáveis. Penso que o caminho possível seja a coexistência, mesmo que conflitante. Olha o tempo em que vivemos (político, econômico, social etc), como tem sido difícil o diálogo sobre bases tão distintas. 

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Re: Aula 7
por Mauricio Roque Serva de Oliveira - Sunday, 29 Mar 2020, 20:19
 

Silvio,

De fato, ao ponto que a ciência chegou, temos na atualidade diversas abordagens dos fenômenos sociais, com bases epistemológicas distintas. A coexistência nas diferenças é uma habilidade e uma abertura que precisamos exercitar, embora tendo os devidos cuidados. Neste sentido, o que pretendo num curso de epistemologia é que o pesquisador primeiramente tenha condições de identificar as bases epistemológicas de um estudo científico, em seguida, nos seus próprios estudos ele tenha plena consciência dos fundamentos que usa, faça boas escolhas tendo em vista seus objetivos, e não cometa inconsistência epistemológica ao empregar/combinar abordagens irreconciliáveis (com ontologias opostas) num mesmo estudo.

Quanto à utilização do conceito e da referência à paradigmas, é uma opção do pesquisador se orientar por eles ou não; no decorrer do nosso curso faremos uma boa discussão sobre isso.

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Re: Aula 7
por Luiz Fernando Nieuwenhoff Schefer (202000637) - Sunday, 29 Mar 2020, 21:16
 

Bom noite professor e colegas,

 

Gostei muito dos vídeos e da discussão do Fórum.

 

Pensando um pouco no estudo do Moss (Serva, 2001) e na pandemia que vivemos, tomara que essas diversas abordagens dos fenômenos sociais, com bases epistemológicas distintas nos permitam nos aproximar cada vez mais dos pilares fundamentais da vida social moral de reciprocidade e solidariedade.

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Re: Aula 7
por Mauricio Roque Serva de Oliveira - Sunday, 29 Mar 2020, 22:29
 

Luiz Fernando,

O estudo de Mauss é muito profundo e bonito, principalmente as conclusões sobre solidariedade. A sua intenção era compreender a nossa sociedade via comparação com as outras, um antropólogo de primeira linha. Hoje vivemos este drama que exige intensa solidariedade em todos os sentidos e níveis.

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Re: Aula 7
por Marcia Casarin Strapazzon (202000639) - Monday, 30 Mar 2020, 16:30
 

Agradeço muito a disposição e o ânimo providos pelas palavras do Professor! As aulas estão ótimas.

 

Pegando a deixa da pandemia e pedindo desculpas por retornar no tema da seção 1 do curso, surgiu uma questão (mais filosófica) sobre a afirmação da Ciência, a secularização e a entrada no "Renascimento"... Há um meme (ops!) que coloca a importância da peste negra para essa ruptura na sociedade e passagem do "credo" na religião para a ciência. Faz sentido? Uma pandemia poderia ter papel tão preponderante no desenvolvimento da sociedade como um todo?

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Re: Aula 7
por Mauricio Roque Serva de Oliveira - Tuesday, 31 Mar 2020, 18:34
 

Marcia,

Não tenho base para afirmar que a peste negra foi um fator preponderante para a secularização, porém podemos inferir que tenha influenciado, pois ela durou quase 400 anos, dizimou aproximadamente 2/3 da população europeia, e a sua erradicação exigiu um crédito mais elevado na medicina, consequentemente na ciência.