Avisos

Leitura textos em francês

Imagem de Mauricio Roque Serva de Oliveira
Leitura textos em francês
por Mauricio Roque Serva de Oliveira - Monday, 6 Apr 2020, 13:34

Caros alunos,

Espero que todos estejam muito bem e sempre tomando os devidos cuidados.

Antes de dar informações sobre a leitura de textos da aula 9, manifesto a minha enorme preocupação com a situação que se avizinha em nosso estado. Enquanto alguns estados, como a Bahia, lideram nacionalmente em termos de medidas governamentais mantendo o rigor do isolamento social, ao lado da população que toma seriamente os cuidados recomendados e assim apresentam os menores números de casos no país, aqui em SC o governo (o qual montou um dito "Comitê Gestor de Crise" sem nenhum membro da área científica!) aponta novamente para a tal "flexibilização" das medidas cautelares, bem como muitas pessoas parecem estar vivendo em um planeta que não a Terra... Ontem, ao ir com meu filho tomar banho de sol e caminhar, vi um grupo de jovens "alegremente" (para não dizer outra palavra...) jogando futebol em praça pública! Uma moça, inclusive, estava no memorável grupo. Espero que vocês tenham outra atitude e, como cientistas sociais, informem e orientem seus parentes, amigos e a comunidade possível sobre a gravidade da situação que nos cerca.

Bem, voltando ao nosso curso, informo que estou preparando a Vídeoaula 9, a qual conta com 2 textos em francês. Sabendo da dificuldade dos estudantes com o esse idioma, eu elaborei uma tradução (não literal) desses textos e disponibilizei os links para os respectivos arquivos na pasta da aula 9 no Moodle. A minha recomendação é que vocês ouçam a tradução com o texto correspondente em mãos, acompanhando as frases, pois o francês é uma língua latina e, consequentemente tem um estrutura parecida com o português e diversas palavras com boa semelhança. Várias turmas anteriores à de vocês experimentaram esse procedimento com muito êxito, portanto, não tenho dúvidas de que vocês também o terão.

Em muito breve estarei disponibilizando a Vídeoaula 9.

Até lá, cuidem de si e dos outros!

Maurício