Fórum Vídeoaula 10

Aula 10

Imagem de Alice Hübner Franz (202000626)
Aula 10
por Alice Hübner Franz (202000626) - Friday, 17 Apr 2020, 14:55

Boa Tarde professor e colegas

Primeiramente gostaria de manifestar que sou favorável a proposta lançada pelo professor com relação a última aula, a partir da realização de uma discussão via chat.

Outrossim, o comentário que gostaria de fazer é com relação ao texto da professora Ana Paula. Há algumas aulas atrás questionei sobre a possibilidade de complementariedade entre teorias/paradigmas. Acredito a proposta da Ana Paula vem ao encontro dessa tese da complementariedade a partir da visão das matrizes construídas pela autora que visam quebrar essas barreiras da falta de comunicação entre os diferentes paradigmas. Acredito também que a visão da autora se dá a partir do reconhecimento da complexidade dos fenômenos sociais, que exigem um olhar mais abrangente para sua compreensão.

Imagem de Mauricio Roque Serva de Oliveira
Re: Aula 10
por Mauricio Roque Serva de Oliveira - Friday, 17 Apr 2020, 16:21

Alice,

Fico satisfeito em saber que o trabalho de Ana Paula está fazendo vocês avançarem no crescimento intelectual. De fato, as ciências sociais têm suas particularidades muito significativas com relação às ciências naturais.

Eu estudando
por Silvio de Freitas Barboza (202000641) - Saturday, 18 Apr 2020, 10:29

Realmente, muito interessante o trabalho da professora Ana Paula. Minha maior dificuldade estava na Matriz empírico analítica, mas a autora fez-me perceber que tenho algumas convicções de orientação dessa matriz.

Por exemplo, minha dissertação possuía interesses emancipatórios e práticos, mas também continha elementos técnicos (no sentido em que buscava compreender os aspectos formais de uma relação de trabalho específica). Ademais, sua observação sobre a neutralidade axiológica em Weber me pegou de cheio, pois acredito que temos a tendência de internalizar valores e agir de forma pre-consciente (o que pode explicar o racismo, o machismo e outros). E esse pensamento é de orientação positivista, implicando em certa neutralidade axiológica. Estou equivocado?

Eu estudando
por Silvio de Freitas Barboza (202000641) - Thursday, 23 Apr 2020, 21:08

Não tinha compreendido bem a referência da autora sobre a neutralidade axiológica em Weber. O texto da aula 11 indicou que é um conceito trabalhado por Weber (que desconheço) e a autora não especifica bem em que sentido a orientação é positivista. O fato é que não se relaciona com o que mencionei na mensagem acima.

Abraço