Fórum Vídeoaula 10

Aula 10

 
Imagem de Mauricio Roque Serva de Oliveira
Re: Aula 10
por Mauricio Roque Serva de Oliveira - Tuesday, 28 Apr 2020, 12:34
 

Marcia,

O autor Grisales sinaliza várias vezes ao longo do livro sobre a proposição de uma "base filosófica para além da epistemologia" para a adm.

Infelizmente, o autor deixa para apenas um pequeno capítulo final a proposição de tal base. Digo infelizmente porque o capítulo é totalmente insuficiente para uma apresentação detalhada e bem argumentada que seja suficientemente convincente para gerar uma discussão densa e, sobretudo, o avanço efetivo da proposta. Por essas razões, eu preferi disponibilizar no curso os capítulos da descrição do movimento construtivista francês e a boa discussão dos "tópicos-chave para repensar a adm".

No referido capítulo final, o autor se posiciona em favor da prioridade de estabelecimento de uma "base filosófica para além da epistemologia", indicando a filosofia hermenêutica (filosofia do sentido) para esta base. Ao fazê-lo, sintetiza em breves linhas alguns trabalhos e posições de determinados filósofos hermeneutas tais como Heidegger, Gadamer e Ricoeur; daí, defende que alguns temas básicos da hermenêutica deveriam ser guias da formação dos administradores (isso explica porque o título do livro é "Formar em Administração"), mas não detalha como isso poderia ser empreendido, salvo apenas a indicação de três dimensões bem gerais: "A relação consigo mesmo", "A relação com os outros", "A relação com a natureza" e a "Relação com a transcendência". Ao mesmo tempo, reafirma que é mais urgente e importante para administração não a busca epistemológica para o avanço da área, e sim a refundação ontológica, esta com base na filosofia hermenêutica.

Assim, o autor defende a adoção de um tipo específico de "humanismo", aquele baseado na hermenêutica, para a formação de administradores. Considero ideias muito interessantes, contudo também considero essencial empreender um esforço de adequação/adaptação/debate ao campo da administração quando se propõe a adoção de conhecimentos oriundos da filosofia, bem como de qualquer outra área, mas em sendo da filosofia esse esforço se apresenta mais complexo e altamente necessário devido às próprias questões em que a filosofia se concentra. Infelizmente, tal esforço não é expresso com os detalhes necessários no livro. Em geral, quando um autor assim age, enseja uma continuidade para um livro posterior, mas até o momento o autor também não o fez e também não o prometeu nas conclusões.

Em particular, eu não desprezo a qualidade total do livro em razão dessa lacuna, pois ele nos traz outras discussões importantes e muito bem feitas, tais como aquelas que são expressas nos capítulos que eu insiro no curso. Porém fica o registro dessa lacuna justamente na apresentação e argumentação da proposta prometida, mas não suficientemente cumprida.