Fórum Vídeoaula 11

Pragmatismo

Imagem de Marcia Casarin Strapazzon (202000639)
Pragmatismo
por Marcia Casarin Strapazzon (202000639) - Thursday, 23 Apr 2020, 15:18

Prezado Professor e colegas,

agradeço muito as narrações do texto. A experiência de ouvir seguindo a leitura dos textos em francês foi fantástica. Deu até ânimo de começar aulas da língua (o que vinha protelando). 

De fato, a vídeoaula 11 foi essencial para eu captar a mensagem dos autores de forma mais profunda. Começam a clarear os princípios do pragmatismo, bem como a apropriada definição da administração como ciência da ação coletiva, organizada e regulada... Estou lendo o livro de John Dewey para outra disciplina, assim sigo estabelecendo paralelos e me esforçando para compreender essa abordagem.

Aproveito para fazer um questionamento: será que existe algum diagrama que demonstre a "filogenia" das abordagens científicas mais contemporâneas? Às vezes considero difícil me situar sem algo para ilustrar... Isso posto, cabe colocar que entendo que os limites e origens não são cartesianamente expostos, porém, uma árvore genealógica ajudaria bastante hehe

Imagem de Mauricio Roque Serva de Oliveira
Re: Pragmatismo
por Mauricio Roque Serva de Oliveira - Sunday, 26 Apr 2020, 14:50

Marcia,

Que bom saber do seu início de leitura do pragmatismo de John Dewey, o maior autor dessa abordagem. Desde 2014, venho oferecendo no PPGA a disciplina eletiva "Análise Pragmática de Organizações", única no Brasil, na qual discutimos as origens, o desenvolvimento do pragmatismo filosófico e também o sociológico, destacando na área da administração as pesquisas e teses já finalizadas no nosso Núcleo de Pesquisa desde 2010.

Quanto ao diagrama que você se refere, infelizmente não o possuo. Hoje temos muitas abordagens gerando diversas teorias em todas as áreas das ciências sociais, e eu não conheço um diagrama completo.