Fórum Vídeoaula 11

Desenvolvimento dos estudos sobre a epistemologia da Administração

Imagem de Lourenço Kawakami Tristão (202000796)
Desenvolvimento dos estudos sobre a epistemologia da Administração
por Lourenço Kawakami Tristão (202000796) - Thursday, 23 Apr 2020, 21:54

Boa noite, professor e colegas

Gostaria de fazer um comentário geral sobre a evolução das aulas e sobre a evolução da epistemologia em Administração, parabenizando o prof. Serva pela meticulosa exposição destas teorias. Certamente posso dizer que acompanhando as aulas pude compreender muito melhor os aspectos da epistemologia da Administração. Em relação ao Pragmatismo, apesar de ter tido algum contato com as ideias de Peirce, devido a um interesse anterior pela semiótica, começo a compreender mais o sentido dessa perspectiva para a Administração. É efetivamente inovador! Embora seja um longo caminho o de adquirir uma compreensão mais profunda sobre sobre essa filosofia.

Lanço também uma pergunta, caso o professor precisasse indicar um único livro como ponto de partida para estudar o pragmatismo, qual seria? Abraços

Imagem de Gabriela Guichard de Lima Beck (202000630)
Re: Desenvolvimento dos estudos sobre a epistemologia da Administração
por Gabriela Guichard de Lima Beck (202000630) - Friday, 24 Apr 2020, 15:55

Boa tarde professor e colegas,

Concordo com o Lourenço no que diz respeito à importância das vídeo aulas para que possamos compreender melhor sobre a ciência da administração bem como seu processo de construção. É incrível como com o decorrer das leituras conseguimos relacionar a teoria com o nosso dia a dia como administradores.

Abs,

Gabriela. 

Imagem de Mauricio Roque Serva de Oliveira
por Mauricio Roque Serva de Oliveira - Sunday, 26 Apr 2020, 17:00

Gabriela,

Fico bastante satisfeito com o seu avanço no curso. Para isso trabalho firme, contudo, o avanço é o aluno quem promove com a sua dedicação.

Imagem de Mauricio Roque Serva de Oliveira
por Mauricio Roque Serva de Oliveira - Sunday, 26 Apr 2020, 17:32

Lourenço,

Bem, você fez a minha disciplina eletiva "Análise Pragmática de Organizações" no ano passado; julgo que aquela sequência de leituras das aulas iniciais é ideal para ponto de partida. Por outro lado, há alguns livros do tipo que oferece noções gerais para iniciantes, bons livros, mas os que conheço e tenho são em francês. O melhor, em minha opinião, é "Qu'est-ce que le pragmatisme?", de Jean-Pierre Cometti.

Em termos da base filosófica mais empregada atualmente pelos pragmatistas das ciências sociais, inegavelmente a obra de John Dewey é evidente. Então, te sugiro (re)iniciar por aqueles textos de Dewey constantes da aula 3 da nossa disciplina: "Experiência e natureza", "O desenvolvimento do pragmatismo americano", nesta ordem. Na sequência, posso te passar o que eu tiver em português e inglês.

Imagem de Lourenço Kawakami Tristão (202000796)
por Lourenço Kawakami Tristão (202000796) - Sunday, 26 Apr 2020, 19:47

Obrigado, professor!