Bom dia professor e demais colegas.
Na aula 10 tinha postado minha percepção sobre o objeto de estudo da administração, indicado pela perspectiva construtivista: "o ser humano e sua ação produtiva e comercial", sendo a organização, desse modo, objeto de estudo de outras (sub)disciplinas, como: sociologia da organização, economia da organização e por aí vai...
Então, fiz o seguinte comentário: "Apesar de me identificar com o pensamento construtivista, sobretudo por uma abordagem que busca compreender a diversidade e complexidade dos fenômenos sociais e organizacionais, penso que o sujeito e suas ações não são as únicas coisas em cena no universo organizacional, embora acredite que tenha papel fundamental. O próprio autor, refletindo sobre a racionalidade instrumental (em Moran e Kern), fala do homem escravizado pela lógica que ele mesmo criou. Então, penso que existem certas “estruturas”, existem “instituições” e, agora, estou conhecendo a agência de “não humanos” dentro do universo organizacional".
Os textos da aula 11 trabalharam mais aspectos do objeto de estudo da administração: Ação coletiva organizada, regular e instrumental (aclarado pelo professor na vídeo aula), forças organizantes e desorganizantes, relação entre atores, produção de artefatos etc.
Depois da leitura da aula 11 tive a impressão que estava equivocado em meu comentário. O senhor pode me ajudar? em que sentido a organização não é objeto de estudo? como essa abordagem (construtivista e pragmatista) veem a "antinomia" agência/estrutura?
Abraço e obrigado pela vídeo aula.