Fórum Vídeoaula 11

Dúvida

Eu estudando
Dúvida
por Silvio de Freitas Barboza (202000641) - Saturday, 25 Apr 2020, 12:22

Bom dia professor e demais colegas.

Na aula 10 tinha postado minha percepção sobre o objeto de estudo da administração, indicado pela perspectiva construtivista: "o ser humano e sua ação produtiva e comercial", sendo a organização, desse modo, objeto de estudo de outras (sub)disciplinas, como: sociologia da organização, economia da organização e por aí vai...

Então, fiz o seguinte comentário: "Apesar de me identificar com o pensamento construtivista, sobretudo por uma abordagem que busca compreender a diversidade e complexidade dos fenômenos sociais e organizacionais, penso que o sujeito e suas ações não são as únicas coisas em cena no universo organizacional, embora acredite que tenha papel fundamental. O próprio autor, refletindo sobre a racionalidade instrumental (em Moran e Kern), fala do homem escravizado pela lógica que ele mesmo criou. Então, penso que existem certas “estruturas”, existem “instituições” e, agora, estou conhecendo a agência de “não humanos” dentro do universo organizacional".

Os textos da aula 11 trabalharam mais aspectos do objeto de estudo da administração: Ação coletiva organizada, regular e instrumental (aclarado pelo professor na vídeo aula), forças organizantes e desorganizantes, relação entre atores, produção de artefatos etc. 

Depois da leitura da aula 11 tive a impressão que estava equivocado em meu comentário. O senhor pode me ajudar? em que sentido a organização não é objeto de estudo? como essa abordagem (construtivista e pragmatista) veem a "antinomia" agência/estrutura? 

Abraço e obrigado pela vídeo aula.

Imagem de Mauricio Roque Serva de Oliveira
Re: Dúvida
por Mauricio Roque Serva de Oliveira - Sunday, 26 Apr 2020, 15:15

Silvio,

Eu não diria que você estaria "errado" no seu pensamento, pois você expressa dimensões (instituições, estruturas) do fenômeno que são muito importantes.

A resposta sobre o objeto da ciência da administração está sempre em jogo, em debate, e ela veicula o foco que o pesquisador se esforça em estabelecer. Não desejo estabelecer de uma vez por todas o que seria tal objeto, e sim declaro com transparência que faço parte dos pesquisadores que privilegiam a ação, no caso, a ação coletiva organizada, aquela performa organizações e, recursivamente é performada por essas mesmas organizações. Ao adotar esta visão, sem nenhuma dúvida ao longo das análises eu vou me deparar com as dimensões institucionais e estruturais que você chamou a atenção, assim sendo, as levarei em conta; contudo, minha lente principal é a ação, o que as pessoas fazem, como elas agem, e os efeitos que isso provoca, mesmo os indesejados e não previstos. O meu foco é constituído pelas pessoas no mundo, suas trajetórias na vida, no espaço/tempo que a experiência do viver vai desenhando, transformando e/ou mantendo.

Este é o desafio que o pragmatismo assume, numa espécie de realismo e construtivismo ricos, nos quais as análises das situações (espaço/tempo) que enfrentamos no nosso cotidiano real tem grande importância. Assim, a antinomia agência/estrutura perde o sentido de ser considerada antinomia como tal, uma vez que não se trabalha a lógica formal da causalidade simplista; o determinismo é abandonado em definitivo, em proveito de uma lógica recursiva e abdutiva..

Eu estudando
por Silvio de Freitas Barboza (202000641) - Sunday, 26 Apr 2020, 18:25

Caro Professor,

Fico muito satisfeito com sua resposta, ampliou bastante minha compreensão e olhar (as vezes presos aos esquemas de pensamentos que nós mesmos questionamos). Obrigado pelo aprendizado! Abraço.  

Imagem de Mauricio Roque Serva de Oliveira
por Mauricio Roque Serva de Oliveira - Sunday, 26 Apr 2020, 18:39

Silvio,

Se estou conseguindo ajudar, me motivo, mas sei que, pela novidade do tema traduzir o pragmatismo em poucas palavras nem sempre é satisfatório. Daí, transcrevo, apenas a título de informação, parte de uma resposta dada há pouco à Marcia: "Desde 2014, venho oferecendo no PPGA a disciplina eletiva "Análise Pragmática de Organizações", única no Brasil, na qual discutimos as origens, o desenvolvimento do pragmatismo filosófico e também o sociológico, destacando na área da administração as pesquisas e teses já finalizadas no nosso Núcleo de Pesquisa desde 2010". Fica a informação, quem sabe você participa da próxima edição dessa disciplina?

Imagem de Sabrina Borges Ramos de Carvalho (202000640)
por Sabrina Borges Ramos de Carvalho (202000640) - Tuesday, 5 May 2020, 16:46

Caro professor Serva,

Sobre o informado acima e também sobre as dimensões do estado da arte apresentado na aula 11. Mediante isso, eu pergunto: a definição dos temas do atual Colóquio de Epistemologia são baseados nesta mesma metodologia?

Desde já agradeço, Sabrina.