Professor e demais,
a leitura dos textos dessa aula foi um enorme prazer. Claro que ler Boudier nunca é fácil, sempre fugi, mas após a a vídeo aula assentei um pouco mais minhas interpretações e agradeço muito por isso.
Lembram que perguntei se havia um diagrama para auxiliar no entendimento das produções científicas mais contemporâneas na última aula? Pois fui satisfatoriamente atendida na vídeo aula quando o Professor apresentou o quadro sobre as fronteiras da Sociologia da Ciência... Foi de grande ajuda, parece que organiza meus pensamentos ainda um tanto (grande) cartesianos - mal ou bem-dita (con) formação. Enfim, uma ilustração é sempre um método feliz de aprendizagem.
Por último, gostaria de compartilhar que ao ler sobre a busca pela visibilidade dos cientistas nos dias de hoje me veio imediatamente a imagem de Átila Lamarino, que está fazendo um tremendo sucesso (e neste caso, ainda bem, tem background) assim se apresenta:
"Biólogo bacharelado (2006), doutor em microbiologia (2012) pela Universidade de São Paulo e divulgador científico na internet. Fez pós-doutorado pela Universidade de São Paulo e pela Yale University. Fundador da maior rede de blogs de ciência em língua portuguesa, o ScienceBlogs Brasil. Atualmente faz comunicação de ciência no Nerdologia e no próprio canal no YouTube para mais de 2 milhões e meio de pessoas."
Muito interessante.
Ainda neste mote, tenho uma grande amiga que adotou uma estratégia de subversão de certa forma, tem dois doutorados e saiu da academia. Um conhecimento impressionante, pode-se considerar que seja uma pesquisadora empreendedora, mas passa dificuldades com essa escolha. O sistema é bruto... Vale a pena conhecê-la: chama-se Ligia Moreiras Sena, a Cientista Que Virou Mãe.
Adorando as aulas e ficando animada para escrever a fundamentação teórica que era o produto final da disciplina!