Fórum vídeoaula 12

Consagração de cientistas, diagrama contemporâneo da ciência

Imagem de Marcia Casarin Strapazzon (202000639)
Consagração de cientistas, diagrama contemporâneo da ciência
por Marcia Casarin Strapazzon (202000639) - Wednesday, 29 Apr 2020, 16:42

Professor e demais,

a leitura dos textos dessa aula foi um enorme prazer. Claro que ler Boudier nunca é fácil, sempre fugi, mas após a a vídeo aula assentei um pouco mais minhas interpretações e agradeço muito por isso.

Lembram que perguntei se havia um diagrama para auxiliar no entendimento das produções científicas mais contemporâneas na última aula? Pois fui satisfatoriamente atendida na vídeo aula quando o Professor apresentou o quadro sobre as fronteiras da Sociologia da Ciência... Foi de grande ajuda, parece que organiza meus pensamentos ainda um tanto (grande) cartesianos - mal ou bem-dita (con) formação. Enfim, uma ilustração é sempre um método feliz de aprendizagem.

Por último, gostaria de compartilhar que ao ler sobre a busca pela visibilidade dos cientistas nos dias de hoje me veio imediatamente a imagem de Átila Lamarino, que está fazendo um tremendo sucesso (e neste caso, ainda bem, tem background) assim se apresenta:

"Biólogo bacharelado (2006), doutor em microbiologia (2012) pela Universidade de São Paulo e divulgador científico na internet. Fez pós-doutorado pela Universidade de São Paulo e pela Yale University. Fundador da maior rede de blogs de ciência em língua portuguesa, o ScienceBlogs Brasil. Atualmente faz comunicação de ciência no Nerdologia e no próprio canal no YouTube para mais de 2 milhões e meio de pessoas."

Muito interessante.

Ainda neste mote, tenho uma grande amiga que adotou uma estratégia de subversão de certa forma, tem dois doutorados e saiu da academia. Um conhecimento impressionante, pode-se considerar que seja uma pesquisadora empreendedora, mas passa dificuldades com essa escolha. O sistema é bruto... Vale a pena conhecê-la: chama-se Ligia Moreiras Sena, a Cientista Que Virou Mãe.

Adorando as aulas e ficando animada para escrever a fundamentação teórica que era o produto final da disciplina!

Imagem de Lourenço Kawakami Tristão (202000796)
Re: Consagração de cientistas, diagrama contemporâneo da ciência
por Lourenço Kawakami Tristão (202000796) - Sunday, 3 May 2020, 10:28

Olá professor, Márcia e demais colegas

Minhas reflexões sobre os textos da aula 12 também vão no mesmo sentido. Sobre a forma como a ciência e os "tipos" de pesquisadores evoluem. Acredito que para além dos pesquisadores empreendedores atualmente surgem pesquisadores publicizadores, como é o caso do Átila, e de muitos outros. Existem até o caso dos que recusam a Academia, como é o caso de sua colega, e, de cabeça, lembro também de Augusto de Franco, que faz estudos sobre redes sem vínculo com nenhuma universidade. 

Vejo pontos positivos e negativos que poderiam derivar dessas novas realidades. A questão de quem legitima o conhecimento, caso não sejam os pares, poderia gerar que consequências? Ainda, ao popularizar a ciência quais as consequências?

Aproveito para agradecer ao professor por incluir esta temática da sociologia da ciência da administração que é tão interessante e importante, especialmente para nós que ainda estamos em formação aqui na pós-graduação.

Imagem de Mauricio Roque Serva de Oliveira
por Mauricio Roque Serva de Oliveira - Sunday, 3 May 2020, 20:55

Lourenço,

Fico também a pensar sobre os "pesquisadores publicizadores", um fenômeno recente, típico da era digital. Talvez ainda venha a me debruçar seriamente sobre tal fenômeno e adotá-lo como um tema, discutindo, inclusive, algumas questões que você levanta.

Imagem de Mauricio Roque Serva de Oliveira
por Mauricio Roque Serva de Oliveira - Sunday, 3 May 2020, 20:51

Marcia,

A sociologia da ciência nos permite refletir e nos posicionarmos com clareza sobre nossa ação e possibilidades dentro da profissão. Podemos também analisar o posicionamento de outros intelectuais na esfera do campo na atualidade; isso nos torna mais alertas, não? Daí, lamento que a sociologia da ciência seja tão pouco explorada pela grande maioria dos próprios profs na universidade.

Fico feliz em saber da sua motivação para elaborar o trabalho final.