Fórum vídeoaula 12

Os poder na ciência

Imagem de Luciano Emilio Hack (202000636)
Os poder na ciência
por Luciano Emilio Hack (202000636) - Monday, 4 May 2020, 11:24

A reflexão que Pierre Bordier nos traz especialmente com relação a constatação de que também na ciência os dominantes desejam impor a ciência que eles mesmos fazem é um grande desafio. Quem diz o que é uma boa pesquisa é quem está no poder e é claro que fará isso de acordo com os seus princípios e de forma a valorizar o que fez e a limitar para que atenda aos seus interesses. Essa constatação por um lado nos desafia a procurarmos alternativas a essa estrutura de poder, mas também nos intimida, pois nos mostra que temos barreiras duras a ultrapassar. 

Acredito que a situação que vivemos hoje de isolamento social vai balançar essas estruturas vigentes e nos levar a novas reflexões.

Imagem de Mauricio Roque Serva de Oliveira
Re: Os poder na ciência
por Mauricio Roque Serva de Oliveira - Monday, 4 May 2020, 14:02

Luciano,

Sim, o trabalho de Bourdieu torna transparente o campo científico como qualquer outra esfera pública, ou mesmo "arena pública" (numa perspectiva pragmatista, com suas controvérsias e disputas), com seus embates, poderes e interesses. Como disse na vídeoaula, ele também estudou o campo das artes plásticas e o da alta costura na França.

Contudo, Bourdieu defende, com muita propriedade, que no campo científico não é somente poder e interesses, mas também conhecimentos científicos em si: "uma análise que tentasse isolar uma dimensão puramente 'política' nos conflitos pela dominação do campo científico seria tão falsa quanto o parti pris [tomar partido] inverso, mais frequente, de somente considerar as determinações 'puras' e puramente intelectuais dos conflitos científicos" (p. 124). Sua visão é complexa e mista, assim como, creio, a própria realidade do campo se apresenta.

Quanto às alternativas que você se refere, Luciano, eu creio muito nelas, tenho pautado toda a a minha vida na ciência na busca e, principalmente, na concretização de alternativas. Todavia, justamente por me dedicar a isso, reconheço que não é nada fácil, nem simples, pois como você mesmo diz há "barreiras duras a ultrapassar". Porém, vou em frente, vamos em frente, as opções somos nós mesmo que fazemos, tenho ouvido e concordo que "somos as nossas próprias escolhas".