Grupo A

Atenção plena no que te deixa feliz!

 
Imagem de Douglas Mateus Machado (19150660)
Atenção plena no que te deixa feliz!
por Douglas Mateus Machado (19150660) - Tuesday, 20 Oct 2020, 23:27
 

Uma proposta para enxergarmos a vida por uma perspectiva mais presente e atenciosa conosco.

Fica claro que em nossa sociedade atual os problemas causados por ansiedade e tristeza se acumularam tanto que viver uma vida saudável e feliz fica cada vez mais difícil.
A necessidade de produzirmos cada vez mais, expandindo os limites da capacidade humana e aumentando exponencialmente a integração da tecnologia em nossas vida exige-nos muitas vezes posturas e entregas que vão além da nossa disponibilidade, e como vivemos em um mundo onde a disputa e a concorrência estão presente em todos os setores, cada vez mais nos vemos obrigados e direcionados a acelerar o ritmo e ter maior e melhor desempenho.

A vida humana é significativamente muito curta comparada ao tempo universal e imensidões de mundos e galáxias que existem, uma boa parte dessa vida passamos dormindo, outra boa parte realizando rotinas básicas como nos alimentarmos, tomarmos banho, fazermos exercícios, nos deslocarmos, nos relacionarmos entre outras coisas.
Com o ritmo cada vez mais rápido, escolhemos quase que inconscientemente destinarmos maior tempo aos pensamentos e tarefas que nos aproximarão de metas e objetivos imediatos, como produzir mais no trabalho, produzir mais na faculdade, produzir mais nos grupos e redes sociais, perdemos o foco e a atenção das coisas que consideramos básicas.
Como tudo na vida é construído aos poucos, nos livrarmos de hábitos não saudáveis e substituí-los por novos hábitos leva tempo e exige trabalho progressivo e constante, para que a mudança seja real e significativa, respeitando nosso tempo e limite.

O conteúdo do vídeo

No vídeo desenvolvido pelos integrantes do grupo A, será apresentado uma prática progressiva de atenção plena, mostrando os resultados de pequenas conquistas diárias e como elas contribuem para o nosso bem estar e felicidade a longo prazo. Mostrando o que nos deixa feliz de verdade e como é prazeroso estarmos presentes nos momentos de felicidade. Testar e relatar como que práticas de atenção plena durante refeições e outras tarefas podem abrir nossos horizontes para novas dimensões dos sentidos e também novas experiências. Terá de 5 à 8 minutos com textos e imagens explicativas do conteúdo apresentado como também relato dos componentes do grupo. Levando a mensagem de que ao mudarmos a perspectiva de nossas vidas, podemos contribuir de maneira significativa para a redução das causas de ansiedade e depressão. Este texto explicativo é preliminar e poderá sofrer alterações e contribuições dos integrantes.