Mural de Avisos

Orientações para elaboração do trabalho Introdução a Pedagogia

 
Imagem de Marcia Buss Simão
Orientações para elaboração do trabalho Introdução a Pedagogia
por Marcia Buss Simão - Tuesday, 27 Oct 2020, 20:03
 

Trabalho avaliativo referente as “Cartas a quem ousa ensinar” do livro Professora sim, tia não! de Paulo Freire.

Hoje 27/10/2020 no encontro síncrono definimos os grupos e as cartas que serão apresentadas. Todas essas informações que seguem aqui no e-mail estão disponíveis no Moodle: ver no tópico das cartas e no tópico organizado para décima primeira aula 03/11/2020 (dia que não teremos encontro síncrono).

A forma de apresentação e discussão pode ser: Podcast (máximo 15 minutos)/Vídeo (máximo 15 minutos)/Apresentação em Power Point.

Quem não estava no encontro síncrono tem duas opções: 1) fazer grupos e analisar a Carta 9 (que ainda não foi escolhida) ou repetir outra carta; 2) entrar em contato e se reunir com alguém que fará o trabalho individualmente (ver quadro abaixo). Tendo definido o grupo e a carta DEVEM COMUNICAR A PROFESSORA por e-mail.  

Data de entrega e discussão no encontro síncrono: 10/11/2020 e 17/10/2020

Orientações para elaboração do trabalho:

Para a elaboração do trabalho seguem algumas orientações gerais:

1)      Considerando que o objetivo do trabalho é socializar com o grande grupo, ou seja, que todes os estudantes da turma tenham conhecimento da carta escolhida por vocês, a primeira orientação é que iniciem apresentando um panorama da geral da carta: quantas páginas tem? do que ela trata? quais assuntos são tratados nessa carta?

2)      Qual/is conceito/s (ou assunto/s) central/is são apresentados na carta? Como vocês entenderam esses assuntos ou conceitos?

3)      Qual a importância desse/s conceitos (assuntos) para a formação de professoras/es? E para a formação de vocês? (posição do grupo ou de quem faz o trabalho se for individual).

4)      Observações, destaques e comentários que emergem da leitura e análise da Carta que gostariam de compartilhar com todes.

Critérios de avaliação que a professora vai seguir:

Consistência da análise; Criatividade; Utilização das referências da disciplina; Organização do material a ser apresentado; Participação individual e coletiva  na apresentação/organização do trabalho; Participar da avaliação e comentários dos trabalhos dos demais grupos (talvez criarei um Fórum se o grupo não participar no encontro síncrono).

Cartas e Grupos

CARTAS

GRUPOS

Carta 1: Ensinar- Aprender- Leitura do mundo- Leitura da palavra

Gabrielle G. Pinheiro

Carta 2: Não deixe que o medo do difícil paralise você

Roger Alexandre de Souza

Carta 4: Das qualidades indispensáveis ao melhor desempenho de professoras e professores progressistas

André Luiz U. Machado

Carta 5: Primeiro dia de aula

Maria Joana Vasques, Yasmin P. Roese, Larissa Matos, Helena Mariah O. Canto

Carta 6: Das relações entre a educadora e os educandos

Brenda C. Amaral, Fabiana Koch, Alice Carrion

Carta 7: De falar ao educando a falar a ele e com ele; de ouvir o educando a ser ouvido por ele

Bianka da Silva, Julia Eulália, Beatriz M. Sandi, Letícia Arêas S. Domingos.

Carta 8: Identidade Cultural e educação

Giselli Elaine Tonera

Carta 9: Contexto concreto- Contexto teórico

 

Carta 10: Mais uma vez a questão da disciplina

Ana Beatriz S. Florentino, Larissa Pereira, Ana Clara S. Provenci