Perguntas e Respostas a partir da reflexão sobre infância

Ler os textos e elaborar uma pergunta pelo menos.

Responder a pelo menos uma pergunta compartilhada por colega.

Valor 2,0 pontos + presença e participação

Imagem de Bianca Rodrigues Conceição Viana (14201528)
Questionamento
por Bianca Rodrigues Conceição Viana (14201528) - Sunday, 18 Oct 2020, 13:31

Talvez a parte do texto de Sonia Kramer que mais tenha me chamado a atenção seja a frase "os discursos oficiais têm a hipocrisia de sugerir que a mudança geraria o caos, quando o caos está já instalado." Com isso, fiquei pensando nas diversas vezes em que fui confrontada com uma ideia de ...

Leia o resto deste tópico
(249 palavras)

Imagem de Lais Magalhães Apolinario (13204377)
Pergunta e Resposta
por Lais Magalhães Apolinario (13204377) - Wednesday, 14 Oct 2020, 18:16

Fica claro como as produções sobre a infância, o sujeito, as normas e a vida em geral,  é moldada pelos ideais e princípios de cada momento da história. Este texto, assim como a produção de Maria Helena Souza Pato em suas considerações iniciais sobre a história do fracasso escolar me fizeram ...

(730 palavras)

Imagem de Pedro Aché Sales (16101483)
Pergunta
por Pedro Aché Sales (16101483) - Wednesday, 14 Oct 2020, 14:49

Impor um modelo pedagógico desde o início da vida é visto como uma forma de violência com as crianças.  Dito isso, fiquei me perguntando: qual seria a alternativa a impor um modelo pedagógico às crianças, sendo que a ausência completa de um modelo pedagógico é ontologicamente impossível, pois não ter um modelo já é ter um modelo? Existiriam então modelos "superiores" pedagógicos, e impô-los é a alternativa mais atraente? Ou talvez oferecer diversos modelos e deixar a criança inclinar-se sobre o que tiver mais apreço?

Imagem de Emanuel Aparecido Peixoto (16201224)
Atividade
por Emanuel Aparecido Peixoto (16201224) - Thursday, 8 Oct 2020, 23:20

Com base nesse trecho do texto da Ana Smolka "Em Emílio, Rousseau admite que as boas instituições sociais são as que melhor sabem desnaturalizar o homem. Inescapavelmente, também, admite que a educação começa com a vida, no nascimento da criança, e que uma prática civilizadora e pedagógica sempre...

(153 palavras)

Imagem de Amanda Christine Albuquerque Tavares (16101452)
Por uma educação contra a barbárie
por Amanda Christine Albuquerque Tavares (16101452) - Thursday, 1 Oct 2020, 18:19

A partir dos textos de Ana Luiza Smolka e Sonia Kammer, cheguei à uma reflexão que vivemos em uma enorme falha estrutural. O direito à educação é de TODOS. Não adianta querer “educar” só as crianças, precisamos de políticas públicas que assegurem uma formação e educação cidadã para todos os ...

(264 palavras)