terça, 26 Set 2017, 17:01
Site: Moodle UFSC - Apoio aos Cursos Presenciais
Curso: Moodle UFSC - Apoio aos Cursos Presenciais (Moodle UFSC)
Glossário: Perguntas Frequentes
PERGUNTAS FREQUENTES GERAIS

Geral: onde posso tirar dúvidas sobre o Moodle

Veja seção de "Suporte a usuários" da tela inicial do Moodle UFSC.

Geral: com que frequência os dados do Moodle UFSC são sincronizados com o sistema acadêmico

As sincronizações de dados do Moodle UFSC com o CAGR/CAPG/CAPL são realizadas todos os dias de hora em hora. Isto significa que qualquer alteração de dados que tenha sido feita no CAGR/CAPG/CAPL (criação de turma, matrícula de estudante numa turma, etc.) pode demorar cerca de 1 hora para ser refletida no Moodle UFSC.

Geral: como altero meu nome ou email no Moodle UFSC

O Moodle UFSC está integrado ao Cadastro de Pessoas da UFSC (SCCP), de onde são obtidos automaticamente dados do usuário como nome e email. Sendo assim, a atualização desses dados deve ser feita diretamente no SCCP, as quais serão automaticamente refletidas no Moodle.

Você pode alterar seu email no SCCP em: "Alterar e-mail".

Havendo alguma dúvida ou problema, por favor veja a seção de "Suporte a usuários".

Geral: como obtenho/altero minha senha de acesso ao Moodle UFSC

O Moodle UFSC está integrado ao Cadastro de Pessoas da UFSC (SCCP). A alteração de senha deve, portanto, ser feita nesse cadastro, tendo reflexo em todos os sistemas integrados a ele. Veja referências abaixo:

Havendo alguma dúvida ou problema, por favor veja a seção de "Suporte a usuários".

Geral: como personalizar minha página inicial

 

A página inicial do usuário do Moodle pode ser personalizada, ou seja, o usuário pode incluir ou excluir blocos, além de alterar a posição deles. Exemplo desta personalização poder ser vista no tutorial:

Configurando tela inicial do usuário (Disciplinas/turmas por período)

Geral: como posso trocar/alterar minha identidade ao acessar o Moodle UFSC?

Há casos de professores, estudantes e STAs que possuem mais de um vínculo ativo com a UFSC. Alguns casos são:

  • Estudante de graduação que está cursando disciplina isolada na pós-graduação;
  • Estudante de pós-graduação que possui contrato de professor substituto;
  • STA que está regularmente matriculado com aluno de graduação ou de pós-graduação;
  • etc

Em qualquer destes casos, a pessoa possuirá duas ou mais identidades distintas no Moodle UFSC, de forma que ao acessar o Moodle aparecerá uma tela na qual o usuário poderá selecionar a identidade com a qual deseja acessar (ver destaque em vermelho na imagem abaixo):

 

Se o usuário preferencialmente acessa o Moodle com uma destas identidades, ele poderá selecioná-la e clicar em "Sempre acessar com a identidade selecionada" (destaque em azul na imagem acima). Feito isto esta tela deixará de ser apresentada, sendo que ao autenticar-se será automaticamente utilizada a identidade previamente selecionada.

 

Em qualquer dos casos, o usuário sempre poderá alterar sua identidade, bastando clicar no item "Trocar de identidade" que está disponível no bloco abaixo do "Painel" inicial do usuário.

 

Geral: será que estou cadastrado no Moodle UFSC

Todos os professores e STAs do quadro permanente da UFSC são automaticamente registrados no Moodle UFSC. Fato similar ocorre com estudantes (de graduação, de pós-graduação e do Colégio de Aplicação) que estejam regularmente matriculados em curso ou turma presencial, incluindo alunos de matrícula isolada e ouvintes. O único pré-requisito adicional é que seus dados estejam corretamente registrados no Cadastro de Pessoas da UFSC (SCCP), em particular o endereço de email.

Tente acesso ao Moodle UFSC conforme indicação na tela inicial. Havendo alguma dúvida ou problema, por favor veja a seção de "Suporte a usuários".

PERGUNTAS FREQUENTES DOS ESTUDANTES

Estudante: como enviar mensagem para o professor via Moodle

Basta localizar o perfil do professor e clicar no botão "Enviar mensagem".

Uma das formas de localizar o perfil do professor é entrar numa turma ministrada por ele e procurar a caixa intitulada "Participantes". Nela selecione a função de professor no item "Função atual" e clique no nome do professor.

Estudante: estou regularmente matriculado em uma turma, mas ela não aparece no Moodle UFSC

Diariamente os dados das disciplinas/turmas no Moodle UFSC são sincronizados com os dados do sistema acadêmico. Assim, os estudantes regularmente matriculados numa turma/disciplina são automaticamente inscritos na turma/disciplina correspondente no Moodle UFSC. Há três razões principais para uma disciplina/turma não aparecer para você:

  • Há algum problema com sua matrícula na disciplina/turma: sugerimos consulta ao sistema acadêmico ou à coordenação de curso para confirmar sua situação;
  • O professor não utiliza o Moodle ou não disponibilizou a turma/disciplina (elas são disponibilizadas somente sob demanda do professor): procure o professor da turma/disciplina e veja se ele de fato a disponibilizou no Moodle UFSC.
  • O professor ocultou a disciplina/turma, de forma que os estudantes não tem mais acesso a ela: procure o professor da turma/disciplina e trate com ele sua demanda.
PERGUNTAS FREQUENTES DOS PROFESSORES

Professor: a turma/disciplina está disponível no Moodle mas os estudantes não tem acesso

 

Verifique se a turma está visível, conforme indicado na imagem abaixo.

Professor: como abrir uma disciplina/turma para acesso de visitantes (deixá-la pública)?

 

Para tornar o conteúdo de uma disciplina/turma acessível publicamente para qualquer visitante, estando na página da disciplina/turma, inicialmente localize a caixa de "Administração" => "Administração do curso" e clique no item "Métodos de Inscrição".

 

 

Na tela seguinte, no item de nome "Acesso como visitante", clique no ícone indicado abaixo para habilitar o acesso de visitantes.

Opcionalmente o professor pode definir uma senha de acesso, de forma que somente visitantes que conhecerem esta senha terão acesso ao conteúdo. Para tal, clique no ícone de configuração indicado abaixo.

Por último, defina a senha.

Professor: como agrupar duas ou mais turmas para evitar replicação de material

 

O agrupamento de turmas é possível. Após "entrar" no Moodle, veja orientações sobre isto na caixa rotulada: 'CAGR/CAPG/CAPL' (a mesma utilizada para seleção de turmas), no item "Agrupamentos de turmas".

Professor: como arredondar notas dos alunos conforme exposto na Resolução 017/CUN/97

 

Veja informações sobre este tema em: Agregações de notas específicadas para a UFSC.

Professor: como compartilhar um documento de "arquivos.ufsc.br" via Moodle?

Os documentos e pastas armazenados no Serviço de Arquivos da UFSC (acessível também na URL http://arquivos.ufsc.br) podem ser disponibilizados/compartilhados via Moodle via recurso de "URL", conforme passos indicados abaixo:

1. Acesse o endereço http://arquivos.ufsc.br e autentique-se utilizando seu "<idufsc>@ufsc.br" como identificador e sua senha de costume da autenticação centralizada.

OBS: é necessário incluir o domínio "@ufsc.br" no identificador de usuário

2. Localize o documento ou pasta que você deseja compartilhar e clique no ícone de compartilhamento:

3. Gere uma URL (endereço) para acesso ao documento ou pasta:

OBS: opcionalmente pode ser definida uma senha que deve ser informada pela pessoa no momento do acesso, assim como definir um "válidade" para a URL.

4. Copie a URL (endereço) gerada para posteriormente anexar ao Moodle (não é necessário clicar em nenhum dos botões; apenas copiar a URL):

 5. No Moodle, acrescente no conteúdo de sua turma/disciplina um recurso chamado de URL, ou seja, uma referência (a URL copiada anteriormente) para seu documento ou pasta armazenado em arquivos.ufsc.br:

Professor: como copiar material de outra instalação do Moodle para o Moodle UFSC

 

O Moodle oferece ferramenta para realizar cópia de segurança (backup) e restauração desta cópia (ver opções "Backup" e "Restaurar" na caixa de Administração do curso Moodle). Sendo assim, sugere-se realizar backup do curso original e restaurá-lo no Moodle UFSC.

Professor: como copiar o conteúdo de uma disciplina/turma do semestre passado

Para copiar o material de uma disciplina/turma para outra, acesse o curso Moodle correspondente à disciplina/turma para onde você deseja copiar o material (a turma de destino), clique no item "Importar" da caixa de "Administração" do curso Moodle e siga as instruções. Nos passos seguintes é possível selecionar tanto a disciplina/turma de origem da importação, como os conteúdos que devem ser copiados.

Professor: como disponibilizar uma disciplina/turma no Moodle UFSC

Para disponibilizar uma disciplina/turma de graduação, pós-gradução ou do Colégio de Aplicação de curso presencial, localize em sua página inicial (após autenticar-se) uma caixa rotulada: 'CAGR/CAPG/CAPL'. Clique em 'Disponibilizar Turmas' e siga as instruções.



Note que uma disciplina de pós-graduação que é ministrada em dois níveis distintos (mestrado e doutorado, por exemplo) no mesmo período, é tratada em separado no Moodle UFSC uma vez que o professor pode querer trabalhar diferentemente com os estudantes de cada nível. Assim, é necessário disponibilizar as disciplinas dos diferentes níveis no Moodle UFSC. Caso se queira trabalhar conjuntamente os estudantes de ambos os níveis, pode-se utilizar o mecanismo de "Agrupamento de turmas" disponível na mesma caixa mencionada acima.

Caso sua disciplina/turma não apareça na relação ali apresentada, sugerimos que dirija-se à coordenação de seu curso (caso da pós-graduação), à secretaria de seu departamento (caso da graduação) ou à secretaria do Colégio de Aplicação e verifique se a disciplina/turma está corretamente cadastrada no sistema acadêmico e associada a você.

Professor: como enviar notícia/email para todos os estudantes de uma turma?

A forma mais simples de enviar uma mensagem/notícia/aviso para todos os estudantes de uma turma é utilizar o "Fórum de notícias", no qual por padrão todos os participantes (estudantes e etc) do curso são assinantes, sendo de uso exclusivo dos professores, ou seja, os estudantes não tem permissão para postar notícias.

Este fórum é automaticamente inserido quando se disponibiliza uma nova turma no Moodle UFSC:

 Acessando o fórum o professor pode visualizar as notícias (tópicos) anteriores, assim como acrescentar um novo tópico:

 

As notícias e avisos postadas neste fórum são encaminhadas por email para os participantes em cerca de 30 minutos contados a partir da postagem. É um tempo de "arrependimento" no qual o professor pode remover a postagem ou alterar seu conteúdo. Para desconsiderar este retardo no envio de email basta selecionar a opção de "Enviar email em seguida" que aparece no final do formulário:

 Neste caso a mensagem será encaminhada em poucos minutos.

 

Professor: como gerar automaticamente sessões pare registro de frequência para turmas de graduação?

Para gerar automaticamente sessões pare registro de frequência para turmas de graduação, localize em sua página inicial (após autenticar-se) uma caixa rotulada: 'CAGR/CAPG/CAPL'. Clique em 'Disponibilizar Turmas', conforme indicado na imagem abaixo:

Na tela de disponibilização de turmas (ver imagem abaixo), observe a última coluna na qual aparece duas opções:

  • Instala
  • Remover existentes e instalar novo

A semântica destas duas opções esta descrita no final da imagem.

 

Professor: como inscrever pessoas como monitor, editor, avaliador, etc em disciplina/turma

 Há vários papéis que podem ser atribuídos a pessoas no contexto de uma disciplina/turma, dentre os quais:

  • Moderador
  • Monitor
  • Editor
  • Convidado na Turma
  • Leitor
  • Avaliador
  • Assistente Técnico/Pedagógico (tem praticamente as mesmas permissões de um professor)

sendo que cada papel concede permissões específicas a seu dententor.

A atribuição de um destes papéis a uma pessoa pode ser feita de forma similar ao descrito no item "como inscrever um estudante extra na turma".

Professor: como inscrever um aluno-ouvinte

No caso de estudantes de graduação, a Resolução nº 017/CUN/97 regulamenta a matrícula em disciplinas isoladas e na qualidade de aluno-ouvinte em seus artigos 49 a 56. O próprio departamento de ensino pode cadastrar os alunos ouvintes e relacioná-los à turma no CAGR. Após cadastramento no CAGR eles são automaticamente inscritos no Moodle UFSC e relacionados à turma correspondente, a exemplo do que ocorre com os demais estudantes.

Fato similar ocorre no caso de estudantes de Pós-Graduação. Neste caso, a coordenação do curso pode matricular o estudante diretamente no CAPG na qualidade de aluno ouvinte.

Professor: como inscrever um estagiário de docência

A figura do estágio de docência é regulada pela Resolução 10/CUn/97 de 29 de julho de 1997. Para atender esta demanda, no Moodle UFSC está disponível um papel denominado "Estagiário de Docência", o qual oferece ao seu detentor um conjunto mínimo de funções. O professor pode, contudo, atribuir ao estagiário outros papéis (ex: Avaliador, Moderador, Editor ou Assistente Técnico/Pedagógico) de forma a ele ter outras prerrogativas. A atribuição destes papéis adicionais é feita de forma similar à de atribuição de papel de Estudante.


A atribuição do papel de "Estagiário de Docência" a um estudante de pós-graduação no Moodle UFSC é realizada automaticamente, sendo necessário que o estudante esteja matriculado numa disciplina de "Estágio de Docência" (disciplina do tipo 11 - Est. Docência) no CAPG e relacionado às disciplinas de graduação na qual ele atuará. Esta ação é realizada pela secretaria do curso de pós-graduação ao qual o estudante está vinculado. Quando da próxima sincronização de dados entre o CAPG e o Moodle, os estagiários de docência serão automaticamente inscritos nas turmas de graduação correlatas no Moodle UFSC.

Note que a disciplina no CAPG deve necessariamente ser do tipo 11 - "Est. Docência". Caso ela seja de outro tipo, os estudantes não serão reconhecidos como sendo estagiários de docência.

Professor: como inscrever um estudante extra na turma

 Os estudantes regularmente matriculados numa disciplina/turma do sistema acadêmico são automaticamente inscritos no curso Moodle correspondente, desde que os dados dos estudantes estejam corretamente registrados no Cadastro de Pessoas da UFSC (SCCP). Contudo, o professor pode manualmente inscrever estudantes extras em sua disciplina/turma no Moodle UFSC.

Na página da disciplina/turma do Moodle:

  • No bloco "Administração", selecione a opção "Administração do curso" =>"Usuários" => "Usuários inscritos";
  • Clique no botão "Inscrever usuários";
  • Selecione um papel no topo da tela;
  • Inscreva um ou mais usuários buscando-os na relação de usuários e clicando no botão "Inscrição";
  • Clique no botão  "Concluir a inscrição de usuários".

Professor: como ocultar uma disciplina/turma de forma a que os estudantes não tenham mais acesso?

Professor: como passar (transpor) as notas do Moodle para o CAGR

Ao término do período letivo, as notas finais dos estudantes registradas no Moodle UFSC podem (dependendo de iniciativa do professor) ser transpostas para o CAGR. Para isto, as notas finais devem atender ao exposto na Resolução 017/CUN/97, ou seja, "graduadas de 0 (zero) a 10 (dez), não podendo ser fracionadas aquém ou além de 0,5 (zero vírgula cinco)". Há um tutorial "Agregando notas de provas e trabalhos" que mostra como atender esta resolução ao atribuir notas aos estudantes no Moodle UFSC.

Após transpor as notas finais para o CAGR, o próprio professor (caso tenha senha de acesso) ou o secretário do departamento correspondente pode imprimir a lista de aproveitamento diretamente no CAGR já com as notas impressas e pronta para ser assinada pelo professor. Busque orientações sobre isto na secretaria de seu departamento.

Para transpor as notas do Moodle UFSC para o CAGR, clique no item "Notas" da caixa de administração da turma. Na tela de "Relatório de Notas", selecione o item "Transposição de notas Moodle-CAGR/CAPG" dentre as opções de relatórios disponíveis no menu de opções à esquerda, logo abaixo do código de sua disciplina. Neste relatório é possível marcar as ocorrências de frequência insuficiente, assim como os conceitos incompletos "I". Em seguida, basta clicar no botão "Transpor notas para o CAGR/CAPG" para transpor as notas finais para o CAGR. Esta operação pode ser realizada mais de uma vez durante o período no qual a digitação de notas é permitida no CAGR.

No caso da turma ter sido agrupada junto com outras turmas, o procedimento é similar, devendo ser feito na turma afiliada propriamente dita, e não no agrupamento. Não é necessário desagrupar nem executar qualquer outra ação adicional. Basta acessar a turma e seguir os mesmos passos indicados acima. Não estranhe, contudo, se não houver conteúdo nem notas registradas na turma afiliada. Ao selecionar o relatório de transposição de notas, as notas são automaticamente buscadas no agrupamento.

Procure em seguida a secretaria de seu departamento para emitir a lista de aproveitamento e assiná-la.

Professor: como passar (transpor) as notas do Moodle para o CAPG

Ao término do período letivo, os conceitos finais dos estudantes registrados no Moodle UFSC podem (dependendo de iniciativa do professor) ser transpostos para o CAPG. Para isto, os conceitos finais devem atender ao exposto na Resolução 010/CUN/97. Há um tutorial "Configurando conceitos para a pós-graduação" que mostra como atender esta resolução ao atribuir conceitos aos estudantes de pós-graduação no Moodle UFSC.

Para transpor os conceitos do Moodle UFSC para o CAPG, clique no item "Notas" da caixa de administração da disciplina. Na tela de "Relatório de Notas", selecione o item "Transposição de notas Moodle-CAGR/CAPG" dentre as opções de relatórios disponíveis no menu de opções à esquerda, logo abaixo do código de sua disciplina. Neste relatório é possível marcar as ocorrências de frequência insuficiente, assim como os conceitos incompletos "I". Quando as informações estiverem completas, basta clicar no botão "Transpor notas para o CAGR/CAPG" para transpor as notas finais para o CAPG. Esta operação pode ser realizada mais de uma vez.

No caso da disciplina ter sido agrupada junto com outras, o procedimento é similar, devendo ser feito na disciplina propriamente dita, e não no agrupamento. Não é necessário desagrupar nem executar qualquer outra ação adicional. Basta acessar a disciplina e seguir os mesmos passos indicados acima. Não estranhe, contudo, se não houver conteúdo nem notas registradas na disciplina. Ao selecionar o relatório de transposição de notas, elas são automaticamente buscadas no agrupamento.

Professor: como posso enviar comunicado aos estudantes

Em cada disciplina/turma o Moodle disponibiliza automaticamente um "Fórum de Notícias" (http://docs.moodle.org/en/News_forum) especialmente dedicado a anúncios e notícias. 

  • Por padrão o fórum de notícias vem configurado com a opção de "Assinatura forçada", fato que força o envio de mensagem via email para os participantes. Pode acontecer, contudo, do participante optar (em seu perfil) por não receber mensagens via email. Mesmo assim, a notícia sempre estará disponível no fórum de notícias para consulta;
  • É possível configurar a modalidade de grupos visíveis ou separados no fórum de notícias, fato que possibilita o encaminhamento de notícias a grupos específicos;
  • Ao postar uma notícia há a opção para "Enviar email em seguida". Se não for indicada tal opção, a mensagem demorará cerca de 30 minutos (tempo de desistência) para ser distribuída por email.

Professor: Como posso realizar provas utilizando o Moodle Provas?

A realização de provas utilizando o Moodle pode ser feita via Moodle Provas. Informações sobre o processo de elaboração e realização de provas pode ser vista na sessão de "Perguntas frequentes" da página inicial do Moodle Provas.